Dave Mattacks: Projetos e parcerias com McCartney, EL&P e outros
Por Tiago Lucas Garcia
Postado em 26 de abril de 2006
Muitos nunca ouviram falar de Dave Mattacks, porém dificilmente alguém nunca ouviu uma música a que esta verdadeira lenda da bateria tenha emprestado seu talento. Além de ter criado uma maneira única de tocar rock em conjunto com a música folclórica, no bastante ativo Fairport Convention e em inúmeras outras bandas do folk rock inglês, Mattacks participou de gravações e shows de nomes ilustres como Paul McCartney, Cat Stevens, Elton John, George Harrison, Jethro Tull, Nick Drake (grande cantor/compositor inglês, que como o baterista descreve em seu site oficial, era "tímido porém muito talentoso), Jimmy Page, XTC e muitos (realmente muitos) outros.
Dave respondeu por email, em meio a sua habitual enorme quantidade de trabalho com diversas bandas, algumas questões sobre sua carreira.
Whiplash! - Dave, ainda que você esteja tocando por mais de quarenta anos, você continua gravando e fazendo shows tanto quanto sempre. Você poderia nos dizer algo sobre as bandas e projetos que você participa atualmente?
Dave Mattacks - Eu continuo a tocar como "free lancer" freqüentemente e estou tocando com diversos artistas, alguns são envolvimentos a longo prazo, outros temporários. A melhor maneira de saber o que estou fazendo é visitar meu website: www.dmattacks.co.uk.
Whiplash! - Eu li no site oficial que uma das musicas do Super Genius [uma das bandas que Dave Mattacks participa] está tocando em um "reality show" da MTV, e que o álbum da banda está sendo licenciado para outro "reality show". Você acha que os garotos que assistem estes programas podem se interessar pela música que toca como trilha destes programas?
Dave Mattacks - Eu acho que hoje em dia, quase qualquer coisa que leve a música de alguém a um maior público é algo válido.
Whiplash! - Alguns consideram você e Dave Pegg (N. do E.: Baixista do Fairport Convention) os inventores da "cozinha" folk rock, já que, de fato, não encontramos nenhuma banda antes dos anos 70 que tocasse ‘sets’ de música celta ou de música tradicional inglesa utilizando baixo e bateria. Como vocês construíram esta maneira de tocar? Foi algo metódico ou apenas tomou forma nos ensaios?
Dave Mattacks - Não foi algo consciente...eu simplesmente reagi à música que me rodeava de uma maneira (assim espero) musical.
Whiplash! - Você tocou com inúmeras bandas, mas uma de suas participações mais inusitadas foi no álbum "Works" do Emerson, Lake & Palmer, nas músicas do Greg Lake. Como você veio a substituir Carl Palmer nestas faixas?
Dave Mattacks - Eu não substituiu Carl. Pelo que me informaram, "Works" foi concebido como um LP duplo; um lado todo de ELP, os outros três lados eram músicas "solo"... eu contribui com algumas das faixas do Greg Lake.
Whiplash! - Fora do meio folk rock você também tocou no álbum "NonSuch" do XTC, considerado por muitos um dos melhores álbuns da banda. O que você acha de sua participação no álbum?
Dave Mattacks - Me orgulho particularmente desta participação. As canções e as performances da banda como um todo são excelentes – É um CD que soa extraordinariamente bem.
Whiplash! - Os anos oitenta não foram bons tempos para os bateristas, com exceção talvez do Sr. Roland ou do Sr Korg. O que você pensa dos anos oitenta em termos de experimentações, programações e todos os equipamentos eletrônicos? Você acha que foi algo válido, algo criativo, ou foi apenas um erro?
Dave Mattacks - Certamente não foi somente ruim ou um erro... a música popular parece evoluir em ondas, toda era tem seu lado bom e seu lado ruim, as coisas boas e importantes permanecem. As baterias eletrônicas e os "samplings" não vão desaparecer – aprendemos a trabalhar com eles como precisa ser.
Whiplash! - Ainda nos anos oitenta você tocou com Paul McCartney em alguns álbuns, inclusive no clássico "Tug Of War". O que você acha de sua participação nestes álbuns? Você tocou o que tinha em mente ou apenas executou o que estava escrito?
Dave Mattacks - É sempre um prazer tocar com Paul. Ele dificilmente me dizia como tocar; geralmente apenas algumas palavras de guia/direção se fizesse alguma escolha errada!
Whiplash! - Existe algum artista com quem você gostaria de ter tocado mas nunca o fez?
Dave Mattacks - A lista seria enorme!
Whiplash! - Você já esteve no Brasil? Conhece algo de música brasileira?
Dave Mattacks - Infelizmente nunca estive. Temo que meu conhecimento sobre a musica brasileira seja um tanto limitado, mas eu tenho uma exceção que é Milton Nascimento.
Whiplash! - Estando tantos anos na estrada você deve ter presenciado, ouvido, muitas estórias engraçadas. Você poderia, por favor, nos contar uma delas?
Dave Mattacks - São MUITAS, mas uma das que vem a mente, dos anos oitenta, se trata de um pianista, cantor e compositor com quem gravei... depois que a gravação terminou ele planejou o "evento de lançamento do CD" e convidou todas as maiores gravadoras, empresários e muitas pessoas importantes da mídia. No último minuto antes da apresentação, ele aparece com uma roupa de mergulhador completa – o capacete em forma de globo com um visor de vidro, botas de mergulho com peso – a coisa toda... nós (a banda) olhamos para ele de queixo caído... nós tocamos o show... "Chamou a atenção deles", ele orgulhosamente proclamou mais tarde.
Whiplash! - Obrigado por responder as questões!
Dave Mattacks - Fico muito agradecido que você aprecie a música que toco... espero sinceramente que você continue a apreciá-la! Meus sinceros agradecimentos!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps