Matérias Mais Lidas

Limp Bizkit: Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon JoviLimp Bizkit
Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon Jovi

Iron Maiden: Eles detonaram muitas bandas, diz Garry Pepperd, guitarrista do JaguarIron Maiden
"Eles detonaram muitas bandas", diz Garry Pepperd, guitarrista do Jaguar

ZZ Top: baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta GibbonsZZ Top
Baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta Gibbons

Slipknot: vídeo de 2005 previu a morte de Paul Gray e Joey Jordison?Slipknot
Vídeo de 2005 "previu" a morte de Paul Gray e Joey Jordison?

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona

Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?Paulo Sergio
Alguém explica o nome desta banda polonesa?

ZZ Top: quais eram os problemas de saúde de Dusty Hill, segundo Billy GibbonsZZ Top
Quais eram os problemas de saúde de Dusty Hill, segundo Billy Gibbons

Joey Jordison: esposa de Corey Taylor se pronuncia sobre morte do bateristaJoey Jordison
Esposa de Corey Taylor se pronuncia sobre morte do baterista

Guns N' Roses: veja vídeos e setlist do 1º show pós-pandemia, com vacina no telãoGuns N' Roses
Veja vídeos e setlist do 1º show pós-pandemia, com vacina no telão

ZZ Top: TV alemã libera show que tornou os texanos famosos na EuropaZZ Top
TV alemã libera show que tornou os texanos famosos na Europa

Doutrinador: Bruce usa camiseta de anti-herói brasileiro para falar sobre novo álbumDoutrinador
Bruce usa camiseta de anti-herói brasileiro para falar sobre novo álbum

Slipknot: campeã do BBB diz que Corey Taylor já pediu nudes dela; saiba reaçãoSlipknot
Campeã do BBB diz que Corey Taylor já pediu nudes dela; saiba reação

Dio: o Sabbath era um navio fantasma quando entrei, disse em autobiografia póstumaDio
"o Sabbath era um navio fantasma quando entrei", disse em autobiografia póstuma

Iron Maiden: em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se Belshazzar's FeastIron Maiden
Em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se "Belshazzar's Feast"

Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor, segundo o Ruthless MetalMetallica
Todos os álbuns da banda, do pior para o melhor, segundo o Ruthless Metal


Stamp

Krisiun: Entrevista exclusiva com o guitarrista Moyses Kolesne

Por Rafael Carnovale
Em 15/03/05

Alex Camargo (Baixo/Vocais), Moyses Kolesne (Guitarras) e Max Kolesne (Bateria) formam um dos trios mais pesados do heavy metal nacional. Desde o início dos anos 90 na ativa, o Krisiun passou de uma banda pesada para um dos nomes mais conceituados mundialmente em se tratando de metal extremo. Turnês por todo o mundo, participação em festivais e fortes CDs consolidaram a banda, que recentemente lançou o MCD "Bloodshed", com novos temas mesclados às músicas da demo "Ummerciful Order" de 1993. Aproveitando que a banda tocará dia 19/03 com Kreator, Tristania e Torture Squad em São Paulo, conversamos com Moyses, que falou sobre o passado e presente do Krisiun, e ainda emitiu opiniões sobre o metal em geral.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - "Bloodshed" foi inicialmente apontado como um MCD, mas ao ouví-lo percebemos que é um grande presente aos fãs, já que a banda gravou novos temas mesclados as músicas da demo "Ummerciful Order". Como se deu a idéia de re-gravar essas músicas e como a banda vê a presença das mesmas, registradas em 1993, para o Krisiun de 2004, 11 anos depois?

MOYSES / As músicas do "Unmerciful Order" não foram re-gravadas. São as versões originais gravadas originalmente em 1993. A idéia de lançar este mini-cd já vem de muito tempo. Como chegamos a um determinado momento que precisávamos lançar algo diferente de um álbum normal, decidimos junto à gravadora lançar o EP junto a cinco novas músicas. O Krisiun sempre foi o mesmo, talvez tenha evoluido musicalmente e nas produções, mas o espírito da banda está intacto e a prova disto é o que você falou: onze após o "Ummerciful Order" a gente continua trilhando o caminho do mais extremo metal. Poderiamos já ter nos vendido mas isto não é parte de nossa personalidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - Vocês acabaram de retornar da "Clash of Demigods Tour", aonde eram os "headliners". Como foram os shows da turnê, e existe algum momento que vocês gostariam de destacar dessa turnê?

MOYSES / Todos os momentos foram bons, mas os shows de Londres, Madrid e Paris foram realmente muito bons pois ambos foram "sold-out".

WHIPLASH! - "Works of Carnage" foi um típico CD do Krisiun, que repercutiu muito bem entre os fãs, tanto no Brasil como no exterior. Foi um retorno da banda ao metal extremo e agressivo. Vocês acham que este trabalho e sua repercussão teve alguma influência na composição dos novos temas de "Bloodshed"?

MOYSES / Não entendi a sua pergunta. O Krisiun nunca abandonou o metal extremo. Talvez o "Ageless Venomous" seja a fonte dessa afirmação, pois teve uma produção limpa, mas as músicas são tão brutais quanto qualquer album que já lançamos. O "Bloodshed" foi feito como os outros albuns, muitas "jams" e "marijana".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - "Ageless Venomous" foi um álbum taxado por alguns como experimental, por usar sons mais cadenciados. O que vocês pretendiam com essa mudança, embora a sonoridade da banda fosse percebida em vários momentos?

MOYSES / "Ageless Venomous" é um álbum como qualquer outro. Só queriamos mudar a sonoridade um pouco pois tinha muita banda nos copiando nas produções, músicas, visual, etc... o mesmo é um album mais técnico e soou um pouco diferente aos ouvidos daqueles que só entendem as coisas mais óbvias.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - "Bloodshed" traz vários temas mais cadenciados, com mais "groove" e mais trabalho nas guitarras, como "Slain Fate" e "Visions Beyond". Esta é uma tendência que a banda pretende seguir?

MOYSES / Não existe nenhuma tendência. As músicas soam de uma forma natural. Nunca pensamos "vamos fazer algo cadenciado ou qualquer coisa", apenas seguimos a inspiração do momento. A expressão musical é muito grande para se limitar a clichês ou coisas óbvias.

WHIPLASH! - Nos primeiros álbuns, chegou-se a especular que o Krisiun usava bateria eletrônica, tal a velocidade da mesma. Como a banda reagiu a essas críticas.

MOYSES / O Max tem muita influência de bateristas brutais como Dave Lombardo, Pete Sandoval, Gene Hoglam, mas também muito rock na veia, pois ele sempre ouviu muito AC/DC, Black Sabbath, etc... e desenvolveu uma técnica muito apurada que realmente revolucionou o metal extremo em todo mundo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - A instrumental "Outro/MMIY" é no mínimo bem curiosa, lembrando um pouco os experimentalismos do Voivod em "Nothing Face". Eu a considero uma boa "intro" para os shows. Há planos para tal?

MOYSES / Sinceramente, não. Mas quem sabe pode vir a acontecer, é uma boa idéia.

WHIPLASH! - Agora eu gostaria que vocês falassem um pouco sobre o fato de muitos considerarem a banda como black metal ou death metal. É frequente que os dois sub-estilos do metal sejam atribuídos a uma mesma banda. Para vocês, o que é tocar black metal ou death metal? Envolve toda a crítica ao cristianismo ou é apenas um contexto musical? E como o Krisiun se encaixaria nisso. Pessoalmente considero o Krisiun uma banda de Death Metal, que fala de temas variados, ligados desde a histórias até mesmo a fatos reais.

MOYSES / Como falei antes não ligamos para rótulos, mas quando nos perguntam sei que nos situamos mais no terreno do death metal apesar de ter muita banda de merda que se diz death metal somente para ser parte de um movimento. O Krisiun é ele por ele próprio, nós sobrevivemos por sermos nós mesmos, nunca copiamos ninguém, temos nossas influencias de muitas bandas, respeitamos também muitas bandas pelo o que fizeram e não por ser death, black, heavy, thrash. O rótulo é somente um segmento e não uma expresão em si. Os mais limitados sempre se sentem fortes quando são partes de movimentos. O que importa é a música sincera, pois o rótulo pode virar moda também.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - Agora uma perguntinha sacana.... o que vocês acham de bandas que investem no lado mais melódico do metal, como Heloween, Rhapsody ou Stratovarius. Ao mesmo tempo, como é para vocês considerar que quem ouve tais bandas ouve também os nomes mais clássicos como Iron Maiden e Judas Priest?

MOYSES / Cada um faz o que quer. Nunca curti muito estes estilos melódicos, mas com certeza gosto muito do Judas e do trabalho antigo do Iron Maiden.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - O DVD ao vivo que vocês gravaram em SP acabou não sendo lançado por problemas com o selo Gun Records. Eu sei que a banda pretende lançar um DVD ao vivo em 2005. Já existe algo definido sobre o mesmo? Como seria o formato?

MOYSES / O DVD agora já esta pronto e deve sair em breve.

WHIPLASH! - Olhando desde o início dos anos 90, até os dias de hoje, o Krisiun cresceu muito. De banda de abertura para nomes consagrados hoje vocês são "headliners" em algumas turnês, e têm presenças garantidas em vários festivais de metal, como o Wacken. O que mudou no cenário, e o que você acha que a banda pode absorver de toda essa evolução?

MOYSES / Com certeza aprendemos muito nestes quase 15 anos. O que mudou mais foi a "infra", mas continuamos tendo a mesma visão que tínhamos no passado. O cenário no mundo do metal muda muito de ano para ano, as modas mudam, mas as bandas verdadeiras sobrevivem pois vivem pela e para a música não para as modas ou "hypes" falsos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - Vocês estarão tocando com o Kreator em SP, num mini-festival que contará com o Tristania e Torture Squad. Como se deu esse convite e quais são as expectativas para o show?

MOYSES / O convite foi da produtora que estava a fim de fazer um festival em sampa e queria bandas de estilos diferentes. Sendo assim nos sondaram e conseguimos chegar a um acordo. Esperamos que o show seja uma devastação total.

WHIPLASH! - Galera, obrigado pela entrevista e esse espaço é de vocês para deixarem uma mensagem para os visitantes do site WHIPLASH!.

MOYSES / Muito obrigado a todos que têm nos apoiado e levado adiante a bandeira do verdadeiro metal!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Utilidade pública: músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volumeUtilidade pública
Músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volume

Mauricio Weimar: os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacionalMauricio Weimar
Os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacional

Krisiun: veremos o trio no programa da Fátima Bernardes? Moyses diz que houve conviteKrisiun
Veremos o trio no programa da Fátima Bernardes? Moyses diz que houve convite

Krisiun: pessoal de SP tinha preconceito com a banda, mas Gastão Moreira comprou a brigaKrisiun
Pessoal de SP tinha preconceito com a banda, mas Gastão Moreira comprou a briga

Krisiun: A gente não tem vergonha, maior orgulho ter feito cover do Roberto CarlosKrisiun
"A gente não tem vergonha, maior orgulho ter feito cover do Roberto Carlos"

Entombed: guitarrista do Krisiun relembra quando LG cagou no camarim do SatyriconEntombed
Guitarrista do Krisiun relembra quando LG cagou no camarim do Satyricon

Lista: 20 bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalistaLista
20 bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista

Krisiun: Vocal do Satyricon é um cuzão, racista, me seguraram pra não bater neleKrisiun
"Vocal do Satyricon é um cuzão, racista, me seguraram pra não bater nele"

Lista: dez grandes bandas de heavy metal que surgiram no Brasil - Parte 1Lista
Dez grandes bandas de heavy metal que surgiram no Brasil - Parte 1


Heavy Metal: O homem tem que ser na vida o que prega no palco?Heavy Metal
O homem tem que ser na vida o que prega no palco?

Vírgula: o primeiro show da vida de alguns rockstars brasileirosVírgula
O primeiro show da vida de alguns rockstars brasileiros

Metal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o SepulturaMetal Brasileiro
10 bandas recomendáveis fora o Sepultura


Slayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanistaSlayer
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista

Guitarristas e vocalistas: os 10 melhores casamentosGuitarristas e vocalistas
Os 10 melhores "casamentos"


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale.