Queensryche: Entrevista exclusiva com o vocalista Geoff Tate
Postado em 14 de novembro de 2001
O Queensryche é uma das bandas mais importantes do cenário metálico mundial sendo, inclusive, considerada uma das precursoras do chamado Prog-Metal. O maior sucesso comercial da banda foi o álbum "Empire", puxado pela emocionante balada "Silent Lucidity", que ganhou até prêmio da MTV. Mas para os fãs, a grande obra prima da banda é o conceitual "Operation: MindCrime" (veja review na seção Discografia Básica). Neste momento, 2 álbuns da banda estão saindo do forno, tanto em CD como em DVD: "Live Evolution", primeiro álbum ao vivo da banda contendo material de todos os álbuns, e "Operation: LiveCrime", relançamento da versão ao vivo do álbum "Operation: MindCrime". O vocalista Geoff Tate manteve contato telefônico com a gente e contou as novidades da banda e seus projetos solos.
Por Fábio Trovão
WHIPLASH - Geoff, quais foram suas primeiras impressões sobre o novo álbum ao vivo, "Live Evolution"? Você está satisfeito com o resultado?
GEOFF / Eu acho que ele acabou ficando bom. Foi nosso primeiro projeto com a Sanctuary e tudo correu muito bem, muito organizado. Ficou ótimo. Eu estou totalmente satisfeito com os resultados.
WHIPLASH! - Por que vocês levaram tanto tempo para lançar um álbum ao vivo com material de todos os álbuns e o que fez vocês acharem que esse era o momento certo?
GEOFF / Bem, a banda não esteve interessada em álbuns ao vivo. Isso foi uma idéia da gravadora... Eles acharam que seria uma boa idéia neste momento. Seria um bom tipo de projeto para iniciar nossa relação com a Sanctuary, eu acho.
WHIPLASH! - Junto com o Live Evolution, a EMI relançou o "Operation: LiveCrime" (em CD de DVD). Você aprovou e remasterização? Qual sua opinião sobre esses lançamentos?
GEOFF / Eu ainda não ouvi os lançamentos da EMI, mas eu acho que devem ter ficado bons.
WHIPLASH! - Já se passaram alguns anos que Kelly Gray entrou na banda...Que avaliação você tira dessa mudança? O que mudou na banda musicalmente e pessoalmente?
GEOFF / Bem, nós gravamos apenas um álbum com o Kelly, o Q2K, e estamos planejando começar a escrever um novo álbum em Janeiro, logo eu acho que eu não posso responder essa pergunta até então.
WHIPLASH! - Você disse que a banda começará a escrever o novo álbum em Janeiro e, falando nisso, uma vez eu participei de um chat com você e alguém perguntou se vocês pretendem gravar um novo álbum conceitual, como o "Operation: MindCrime", e você respondeu "Talvez mais cedo do que você imagina". É possível que isso aconteça já nesse próximo álbum?
GEOFF / Bem, eu realmente não sei até entrarmos no estúdio e vermos que idéias cada um tem.
WHIPLASH! - Como é o processo de composição da banda?
GEOFF / Bem, Kelly trás as idéias, como Chris (De Garmo) fazia no passado, Michael não gosta muito de escrever, e Scott algumas vezes trás coisas que ele gosta.
WHIPLASH! - Kelly trás as músicas prontas?
GEOFF / Bem, Kelly grava algumas fitas e eu trabalho nelas em minha casa, organizando as idéias, depois eu me reuno com ele, ajustamos as músicas, levamos aos outros e trabalhamos nos arranjos.
WHIPLASH! - Geoff, você está trabalhando em dois projetos, um álbum solo e um projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford, o Trinity. Quais as últimas novidades sobre esses projetos? Quanto tempo ainda teremos que aguardar para ouvir os "Três Tremores"?
GEOFF / Meu disco solo eu estou no estúdio neste exato momento terminando a gravação dele e eu não tenho certeza quando ele será lançado pela Sanctuary, mas eu espero que seja em algum momento da primavera. O álbum com Bruce e Rob foi colocado em espera eu acho que até ano que vem e nós estamos meio que esperando tempo suficiente para que possamos estar todos na mesma cidade por algumas semanas para que possamos compor.
WHIPLASH! - Como foi a tour junto com o Rob Halford e o Iron Maiden?
GEOFF / Ahh...bem...foi muito interessante...foi bem divertido fazer essa tour com aqueles caras. Eu realmente admiro os dois vocalistas. E eu acho que foi um show realmente bom para os fãs de metal que puderam assistir 3 bandas bem distintas.
WHIPLASH! - Quais bandas e vocalistas mais te influenciaram?
GEOFF / Bem, eu não sei realmente por que havia muitas pessoas que eu costumava ouvir. Eu tenho milhares de cantores, compositores e coisas que me inspiraram por todos esses anos.
WHIPLASH! - Vocês já tocaram no Brasil 2 vezes, e em ambas as vezes foram em festivais. Quando nós teremos a oportunidade de assistir o Queensryche como banda principal aqui no Brasil?
GEOFF / Bem, nós não estamos excursionando no momento então eu não posso dizer exatamente, mas eu adoraria tocar aí de novo. Brasil é um lugar muito bonito, as pessoas são muito legais e carinhosas nos proporcionando platéias maravilhosas.
WHIPLASH! - Eu sei que você já deve ter escutado essa pergunta 1 bilhão de vezes, e você sempre dá respostas subjetivas, mas como essa é a sua primeira entrevista para o Whiplash!, eu tentarei...por favor, responda objetivamente...Quem matou Mary? (N.R.: Esse é o maior mistério do álbum conceitual "Operation: MindCrime")
GEOFF / Fui eu! (Risos)
WHIPLASH! - Geoff, gostaria que você deixasse uma mensagem para todos os fãs brasileiros que irão ler essa entrevista no Whiplash!
GEOFF / Obrigado por ouvir e apoiar o Queensryche e espero vê-los em breve no Brasil!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde


31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Ex-Queensryche, vocalista Geoff Tate confirma show acústico no Rio de Janeiro
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


