Roland Grapow: "Comecei a brincar com a guitarra com 12 anos!"
Por Rodrigo Vinhas
Postado em 16 de agosto de 2003
O guitarrista do Helloween e Masterplan comenta sobre a sua formação, influências, os novos trabalhos, e, claro, suas guitarras e equipamentos.
1. Como você se tornou um musicista? Qual é a sua formação acadêmica?
R: Comecei a brincar com a guitarra com 12 anos, com 13 meu pai decidiu que precisava de aula, mas meu professor depois de 6 meses de aula falou para o meu pai que não era talentoso o suficiente.
Então poderíamos dizer que sou autodidata, aprendi tudo sozinho. Ainda não sou talentoso mas sou bom o suficiente eu espero (risos).
2.Quem te influenciou na guitarra?
R: Mark Farner, Michael Schenker,Uli Roth, Brian May, Ritchie Blackmore, agora eu amo mais guitarristas da Gibson como John Sykes e Zakk Wylde.
3. Quando vamos conseguir ouvir outro trabalho solo?
R: Eu já fiz 2 álbuns solo, agora não planejo nada, estou com meus olhos só no Masterplan! Quem sabe daqui a dois anos faço de novo!?!?!
4.Quanto tempo demorou em você fazer esse álbum?
R: Escrevendo, mais de um ano e gravando quase 6 meses com pequenos intervalos no meio.
5. Que guitarras você usou?
R: Gibson Les Paul custom para ritmo e flying v para solos e overdubbs. Fender stratocaster para alguns solos. Também um G+L para algumas partes solo.
6.Que tipos de efeito?
R: Só um Tube Screamer TS 808, muito velho. Algumas vezes um wha wha ou um Eq. Paramétrico para solos.
7.Como você gravou as guitarras no primeiro álbum?
R: Eu gravei no Masterplan, 2 esquerdas e 2 direitas, para o som mais encorpado.
Também usei amplificadores mesa boogie e meu Marshall de 50 watts velho para mixagem de som também.
8.Você atua como músico "Masterplan"?
R: Não muito, só algumas pessoas me pediram para fazer um solo aqui outro lá ou como produtor para pequenas produções em Hamburgo. Mas eu tenho meu próprio rock club em Hamburgo, chamado "Headbangers Ballroom."
9. Como você começou a se interessar por guitarras?
R: Eu queria ser como o Mark Farner quando eu tinha 12 anos, ele me trouxe para a guitarra e para o vocal ao mesmo tempo. (Ele era o guitarrista e vocalista da banda Grand Funk Railroad)
10. Qual foi a sua primeira guitarra/ violão?
R: Meu primeiro violão foi uma Wander guitar do leste da Alemanha, era bem pequeno mas bom para um principiante.
A minha primeira guitarra era ruim, não tinha marca era de um supermercado, essa foi minha primeira guitarra elétrica, quando tinha 13 anos.
Com 15 anos ganhei minha primeira Les Paul da Ibanez, ainda a tenho. Modelo 1975.
11. Como efeitos ajudam? Quanto pode influenciar a qualidade do guitarrista?
R: Os efeitos ajudam para fazer seu som único, como um treble booster ou um pedal de distorção podem ajudar a você achar seu próprio estilo, a que você se expresse melhor. Michael Schenker usa um pedal wha wha para ter aquele som meio termo ou o Brian May e seu treble booster com seu jeito único na guitarra cria um som muito especial. Eu usei distorção e pedais treble booster para tocar com maior velocidade e mais fluente. Torna-se mais fácil tocar com esse equipamento. Mas mesmo assim você precisa aprender a tocar e controlar as técnicas e som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Os dois motivos pelos quais James Hetfield odeia o Guns N' Roses
As três bandas listadas por Gene Simmons como maiores influências do Kiss
A música que resume o que é o metal, na opinião do vocalista do Avenged Sevenfold


Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



