Quem é a "Mulher Americana" retratada na letra da clássica "American Woman"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de junho de 2024
A clássica "American Woman" é o maior hit da banda canadense The Guess Who. Lançada em 1970, como faixa do álbum homônimo, "American Woman" foi regravada anos depois pela banda suíça Krokus e pelo cantor e compositor estadunidense Lenny Kravitz. Pois bem, se mesmo assim você não sabe de qual música estou falando, aperte o play e refresque a sua memória.
Em português, o título da música que é o tema desta nota significa "Mulher Americana". Afinal de contas, quem é a protagonista da canção? Uma mulher estadunidense que mexeu com o coração do seu autor? Na verdade, não.
De acordo com seu autor, "American Woman" é uma canção de protesto contra a Guerra do Vietnã, conflito que se arrastou por quase 20 anos e dizimou a vida de milhões de civis e combatentes [National Geographic]. Como você deve ter imaginado, os Estados Unidos da América se envolveram de forma direta na guerra.
"‘American Woman" não é a mulher da rua. É a Estátua da Liberdade e aquele pôster do Tio Sam com a cartola de estrelas e listras onde ele tem um dedo apontando para você [e dizendo] ‘Tio Sam quer você’. Esse basicamente foi o nosso pensamento no momento em que a música foi escrita", relatou o guitarrista Randy Bachman, autor da música, em entrevista concedida ao site Songfacts.
Na mesma entrevista, Randy explicou que a música surgiu durante uma apresentação do The Guess Who. Depois que uma das cordas de sua guitarra arrebentou, ele levou um tempo para trocar de corda, e depois que resolveu o perrengue, ele e seus parceiros começaram a fazer uma jam improvisada no palco. Então, Randy pediu para o vocalista/tecladista Burton Cummings cantar algo.
"Eu gritei: ‘Cante alguma coisa!’. Ele perguntou: ‘O quê?’. Eu respondi: ‘Cante qualquer coisa!’. E as primeiras palavras que saíram de sua boca foram: ‘American woman, stay away from me’ [‘Mulher americana, fique longe de mim’]. Estávamos viajando pelos Estados Unidos. Isto foi no final dos anos 60, eles tentaram nos recrutar e nos mandar para o Vietnam. Estávamos de volta ao Canadá (...), onde o baile estava cheio de fugitivos do recrutamento que deixaram os Estados Unidos. Isso foi em Kitchener-Waterloo, uma cidade nos arredores de Toronto, e escrevemos a música ali mesmo no palco.
É basicamente uma canção de protesto contra a guerra que diz: ‘Não queremos suas máquinas de guerra, não queremos suas cenas de gueto, fiquem longe de mim’ [‘We don't want your war machines, we don't want your ghetto scenes, stay away from me’]", acrescentou o guitarrista.
"American Woman" fez muito sucesso e atingiu o número 1 das paradas estadunidenses. Porém, a música saiu do topo quando as autoridades se ligaram no teor da letra.
"[A música] Alcançou o primeiro lugar na Billboard antes que eles percebessem que era uma música de protesto contra a guerra, porque não tinham permissão para tocar músicas de protesto no rádio. O governo proibiu."
Resumo da ópera: a "Mulher Americana" não é nenhuma mulher real.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps