Dunkirk: discurso de Churchill de "Aces High" também está no filme

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Wikipedia
Enviar Correções  

Agora que o filme "Dunkirk", de Christopher Nolan, já está há duas semanas em cartaz nos cinemas brasileiros, não seremos acusados de dar spoilers (até porque é muito difícil dar spoiler em filme baseado em eventos históricos, mas, vamos lá). O filme dramatiza a evacuação de Dunquerque, quando quase quatrocentos mil soldados aliados ficaram cercados por tropas alemãs nas praias de Dunquerque, na França. Até mesmo civis em barcos particulares participaram dos esforços para salvar os soldados ingleses na praia francesa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quem, assim como nós, é louco por IRON MAIDEN (e também fãs da banda de Rock Progressivo SUPERTRAMP), ao ver o filme deve reconhecer em um trecho um discurso muito conhecido. Em uma cena, dois personagens lêem em um jornal um dos mais famosos pronunciamentos de Winston Churchill, primeiro ministro inglês durante os piores anos da Segunda Guerra Mundial. O discurso, que ficou conhecido como "We Shall Fight on the Beaches", foi proferido para a Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido em 4 de junho de 1940, depois da Batalha de Dunquerque (cujos eventos são representados no filme de Nolan).

Embora muito maior, o trecho mais famoso do discurso é o trecho final, onde, embora reconhecendo o desastre militar que culminou em Dunquerque ("não se ganha guerras com retiradas", ele também tinha dito), exorta o povo britânico para a luta. Confira, em português, esse discurso. "Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você deve ter reconhecido estas palavras. E ao ouvir, mesmo que em nossa mente, as palavras "we should never surrender", quase dá para esperar pelos acordes iniciais de "Aces High", clássico do álbum "Powerslave", da "Donzela de Ferro". E é exatamente disso que estamos falando. Este famoso discurso de Churchill aparece na canção do MAIDEN e também em "Fool's Overture", outra belíssima canção do SUPERTRAMP.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira ambas abaixo:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aces High - IRON MAIDEN

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fool's Overture - SUPERTRAMP (com Roger Hodgson e orquestra)




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicosMetallica
Ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicos

Dane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhorDane-se Bruce Dickinson
Simone Simons no metrô é muito melhor


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo336 GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336