Dunkirk: discurso de Churchill de "Aces High" também está no filme
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Wikipedia
Postado em 15 de agosto de 2017
Agora que o filme "Dunkirk", de Christopher Nolan, já está há duas semanas em cartaz nos cinemas brasileiros, não seremos acusados de dar spoilers (até porque é muito difícil dar spoiler em filme baseado em eventos históricos, mas, vamos lá). O filme dramatiza a evacuação de Dunquerque, quando quase quatrocentos mil soldados aliados ficaram cercados por tropas alemãs nas praias de Dunquerque, na França. Até mesmo civis em barcos particulares participaram dos esforços para salvar os soldados ingleses na praia francesa.
Quem, assim como nós, é louco por IRON MAIDEN (e também fãs da banda de Rock Progressivo SUPERTRAMP), ao ver o filme deve reconhecer em um trecho um discurso muito conhecido. Em uma cena, dois personagens lêem em um jornal um dos mais famosos pronunciamentos de Winston Churchill, primeiro ministro inglês durante os piores anos da Segunda Guerra Mundial. O discurso, que ficou conhecido como "We Shall Fight on the Beaches", foi proferido para a Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido em 4 de junho de 1940, depois da Batalha de Dunquerque (cujos eventos são representados no filme de Nolan).
Embora muito maior, o trecho mais famoso do discurso é o trecho final, onde, embora reconhecendo o desastre militar que culminou em Dunquerque ("não se ganha guerras com retiradas", ele também tinha dito), exorta o povo britânico para a luta. Confira, em português, esse discurso. "Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos."
Você deve ter reconhecido estas palavras. E ao ouvir, mesmo que em nossa mente, as palavras "we should never surrender", quase dá para esperar pelos acordes iniciais de "Aces High", clássico do álbum "Powerslave", da "Donzela de Ferro". E é exatamente disso que estamos falando. Este famoso discurso de Churchill aparece na canção do MAIDEN e também em "Fool's Overture", outra belíssima canção do SUPERTRAMP.
Confira ambas abaixo:
Aces High - IRON MAIDEN
Fool's Overture - SUPERTRAMP (com Roger Hodgson e orquestra)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O padre surdo que, sem querer, descobriu a voz de Bruce Dickinson
Música do novo álbum de Erik Grönwall fala sobre sua saída do Skid Row
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)


Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


