Algumas curiosidades sobre o álbum "Diver Down", do Van Halen
Por Carol Maiden
Postado em 13 de abril de 2017
14 de abril é o aniversário do álbum Diver Down da banda VAN HALEN (lançado em 1982) sendo esse o quinto álbum de estúdio da banda. Por trás de todo trabalho sempre existem alguns fatos curiosos. Confira alguns sobre esse disco.
O álbum é um dos menos favoritos de Eddie Van Halen , porque apresenta cinco covers. Ele disse uma vez: "Eu prefiro me ferrar com uma música que eu mesmo fiz do que fazer sucesso com algo que outra pessoa fez".
Diver Down abre com um cover da banda THE KINKS "Where Have All the Good Times Gone" (a segunda vez em que o VAN HALEN faz cover dessa banda, a primeira foi "You Really Got Me" em sua estréia em 1978). David Lee Roth disse que eles poderiam ter feito muitos covers dos KINKS já que eles costumavam tocar várias de suas músicas pelos pubs no início da carreira (pelo jeito é só o guitarrista que não curte a idéia de tocar música dos outros hein)
Eddie batizou a faixa "Cathedral" com esse nome porque em sua idéia de composição, a faixa soou como um órgão da igreja católica (ou algo do tipo, que remete aos sons de música de igreja).
O vídeo do cover da música "Pretty Woman" (cover do Roy Orbison de 1965) foi um dos primeiros a ser banido pela MTV. A rede explicou que o motivo da proibição foi pelas cenas em que dois anões parecem violentar uma mulher (que na verdade era uma drag queen).
A faixa instrumental "Intruder" foi escrita como uma espécie de enchimento. A banda criou o vídeo de "Pretty Woman", mas o clipe ficou muito grande. Para não "encurtar" o vídeo já feito e nem deixar algum trecho "mudo", a faixa foi criada.
David Lee Roth teve a idéia de fazer o cover de "Big Bad Bill" porque ele ouviu a música em uma estranha estação de rádio de Louisville, Kentucky, que ele sintonizou sem querer com uma antena na casa de seu pai. Roth gravou a música com um Walkman e mostrou para a banda que achou engraçada e decidiram regravar.
A inspiração da música "Secrets" veio de cartões de felicitações (cartões com aquelas mensagens de bem estar ou datas comemorativas felizes) que David comprou em Albuquerque, Novo México.
Roth disse que "Happy Trails" foi incluído no álbum porque eles queriam fazer "algo bonito e diferente".
A capa do álbum mostra a Bandeira "Diver Down", utilizada em muitas jurisdições dos EUA para indicar que um mergulhador está submergido na área, e é necessário cuidado aos barcos mais próximos. Perguntado sobre o significado da capa em uma entrevista de 1982 com Sylvie Simmons (Sounds, 23 de junho), David Lee Roth respondeu que a capa teve o objetivo de mostrar que "havia algo acontecendo e talvez você não esteja enxergando."
A foto da banda na contracapa do álbum foi tirada enquanto eles estavam no palco na Tangerine Bowl, em Orlando, em 24 de outubro de 1981. Durante esse período eles eram a banda de abertura dos ROLLING STONES .
O álbum esteve 65 semanas na Billboard 200 e em 1998 já havia recebido quatro vezes disco de platina por venda de mais de quatro milhões de cópias.
"The Full Bug" recebeu esse título de um ditado que fala sobre "matar uma barata pisando nela". O objetivo é pisar em tudo negativo, para conseuir um "bug completo" e de acordo com Roth, isso significa fazer o máximo esforço, dar tudo de sí o melhor possível.
Depois que a banda lançou o cover de "Pretty Woman", essa música se tornou um sucesso imediatamente, então a gravadora quis usar essa faceta da banda (de fazer covers que se tornam sucesso certeiro) para futuramente gravar um álbum com mais covers.
Comente: Qual a sua opinião sobre este clássico do Van Halen?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps