Iron Maiden: banda pega títulos "emprestados" de vocalistas e autor britânico
Por Bruno Prado
Postado em 03 de julho de 2015
Quando o Iron Maiden divulgou o conteúdo do Book of Souls, seu próximo álbum de estúdio, 3 músicas me chamaram a atenção devido ao título: Speed of Light, The Man of Sorrows e Empire of the Clouds. As duas primeiras por terem o exato título de músicas da carreira solo de seus vocalistas Blaze Bayley e Bruce Dickinson, respectivamente, e a última por ser também o título de um livro de James Hamilton-Paterson um escritor britânico que já participou de uma causa "nobre" para a aviação britânica lado a lado com o atual vocalista do Iron Maiden.
A respeito de Speed of Light e The Man of Sorrows, sabemos que títulos iguais ou semelhantes aparecem com certa frequência em várias bandas. No próprio Book of Souls, por exemplo, mais da metade dos títulos já foram utilizados anteriormente por outros artistas (The Great Unknown, The Red and the Black, Death or Glory e Tears of a Clown, além das duas já citadas). Portanto, não há nenhuma novidade nisso. Mas para quem não conhece tanto assim os trabalhos solo de Blaze Bayley e Bruce Dickinson, segue abaixo uma breve explicação sobre as músicas "emprestadas" ao Maiden como forma de saciar a curiosidade:
SPEED OF LIGHT
Foi lançada em 2002 no álbum Tenth Dimension de Blaze Bayley. Sua letra é uma curta reflexão sobre a existência de nossas vidas e a velocidade com que tudo ocorre diante de nossos olhos. Esse mesmo título também já foi usado por diversos outros artistas, entre eles Joe Satriani em 1993 e Stratovarius em 1996. No novo álbum do Iron Maiden a composição é de Adrian Smith e Bruce Dickinson.
THE MAN OF SORROWS
Foi um dos singles do álbum Accident of Birth, lançado por Bruce Dickinson em 1997. O título (que na versão de Bruce não tem o artigo "The") é uma referência a um trecho da bíblia em Isaías 53:3-6 onde Jesus com as chagas da crucificação assumiria as dores pelas transgressões da humanidade. A letra da música, no entanto, é sobre o famoso escritor e ocultista britânico Aleister Crowley. Desta vez Bruce não participou da criação da música no novo álbum do Iron Maiden, que ficou a cargo da dupla Murray/Harris.
OBS: Vale lembrar que em 1990 para o álbum No Prayer for the Dying o Iron Maiden já havia pego "emprestado" não apenas o título mas também uma música inteira lançada por Bruce Dickinson: Bring Your Daughter... to the Slaughter.
Sobre o livro Empire of the Clouds (Império das Nuvens) ele foi lançado em 2010 pelo escritor James Hamilton-Paterson, um inglês radicado na Áustria e amante da aviação. O livro trata da época em que a Grã-Bretanha dominava o mundo da aviação militar e também aborda questões de engenharia e cultura aeronáutica nos tempos românticos da aviação britânica logo após a 2a guerra mundial, fazendo uma reflexão também sobres os motivos para sua decadência.
Curiosamente Hamilton-Paterson esteve lado a lado com Bruce Dickinson em um projeto para arrecadar fundos para reforma do clássico avião inglês Avro Vulcan. O projeto teve início em meados de 1996 e desde 2008 Bruce participou ativamente, tento inclusive feito testes de simulação de decolagem com o Vulcan. Não sei dizer ao certo desde quando Hamilton-Paterson participa do projeto, mas é possível conferir seu apoio, ao lado de Bruce Dickinson e do baterista Nick Mason do Pink Floyd, em um documento divulgado para imprensa em 2012 sobre o evento "Diamond Jubilee Salute to Her Majesty and the last flying Vulcan" que celebrou 60 anos do último Vulcan ativo.
http://www.vulcansalute.org/files/vtst_queens_salute_celebrity_quotes_v1.pdf
Por ter sido totalmente composta por Bruce Dickinson e por ele ter uma ligação próxima com o autor do livro, Empire of The Clouds tem tudo para ser um novo clássico do Iron Maiden, tal como Aces High e Tailgunner, dedicado ao mesmo tema abordado por Hamilton-Paterson: a aviação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger achou que ninguém gostava por 30 anos



Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


