Janis Joplin: a cantora e suas aventuras no Brasil
Por Eli Braz da Silva Junior
Fonte: Blog Anos 70
Postado em 23 de abril de 2015
Falar de "música anos 70" é muito bom. Até porque não é difícil encontrar nomes de cantores e cantoras que marcaram a época. Janis Joplin é com certeza uma das vozes desta geração.
Nascida em 1943, Janis ficou conhecida como "Rainha do Rock nos anos 60". Ela fez de sua voz sua marca registrada. Fez sucesso nos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company sob grande influência de astros do Jazz e Blues.
Tornou-se, já em carreira solo, ícone da rebeldia e dos ideais de uma geração que abominava a violência, os hippies. Apesar de ter em sua carreira apenas três LP's sendo um deles póstumo e ter morrido bem no início dos anos 70, tenho bons motivos para falar de Janis Joplin.
"Meu negócio é aproveitar e me divertir. E por que não, se no fim tudo vai acabar mesmo?"
Primeiro, ela foi um talento. Claro! Isso é fácil de se dizer e comprovar. Além disso ela tinha um comportamento tão autêntico quanto sua voz. Vou falar um pouco de suas extravagâncias.
Janis Joplin no Brasil
Bem, o que muitas pessoas que gostam de músicas anos 70, não sabem é que Janis Joplin esteve no Brasil. Foi em 1970 durante as festividades do Carnaval. Ai começa a ficar interessante a história. Claro que ela se encantou com a festa e com a cidade do Rio de Janeiro. Mas como já disse seu comportamento era ímpar. Janis conseguiu ser expulsa do Copacabana Palace, por nadar nua na piscina do hotel. Além de fazer topless na praia.
Visita de Janis segundo a Revista Veja
Ficou registrada na revista Veja de 25 de fevereiro de 1970, edição n.º 77, a passagem dela pela cidade maravilhosa. Na página 76, sob o título "A estranha Janis" foi narrada a repercussão de sua estada por aqui. A "Mais famosa cantora moderna dos EUA, no Rio ela foi apenas uma turista desconhecida e agitada" (segundo a Veja).
Todo o sucesso nos EUA não refletiu aqui. Lembrando que ela foi um sucesso danado no festival Monterey em 1967. Mesmo assim ela passava desapercebida pelas ruas, só era reconhecida por raros fãs.
Um fato curioso ocorreu quando ela tentou assistir de camarote o desfile das escolas de samba e foi barrada por desconfiarem dela por conta das roupas que usava (roupas hippies). Dizem que ele ficou uma fera.
Infelizmente Janis vinha há um bom tempo fazendo uso de drogas como maconha, heroína e LSD, além de muito álcool. Uma combinação fatal que a levaria a morte, no mesmo ano em que nos visitou, no dia 4 de outubro. A história se repetia de forma trágica, mais uma estrela morria em decorrência do uso de drogas.
Espero que tenham gostado. Abraços!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Dick Parry, saxofonista que fez história com o Pink Floyd, morre aos 83 anos
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O dia em que Lady Gaga foi a show do Iron Maiden "quase sem roupa"
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
Como era o baixista Cliff Burton, de acordo com as palavras de Scott Ian
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
O clássico do hard rock que usou nome de canção de Frank Sinatra por ter tudo a ver
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


