Janis Joplin: a cantora e suas aventuras no Brasil
Por Eli Braz da Silva Junior
Fonte: Blog Anos 70
Postado em 23 de abril de 2015
Falar de "música anos 70" é muito bom. Até porque não é difícil encontrar nomes de cantores e cantoras que marcaram a época. Janis Joplin é com certeza uma das vozes desta geração.
Nascida em 1943, Janis ficou conhecida como "Rainha do Rock nos anos 60". Ela fez de sua voz sua marca registrada. Fez sucesso nos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company sob grande influência de astros do Jazz e Blues.
Tornou-se, já em carreira solo, ícone da rebeldia e dos ideais de uma geração que abominava a violência, os hippies. Apesar de ter em sua carreira apenas três LP's sendo um deles póstumo e ter morrido bem no início dos anos 70, tenho bons motivos para falar de Janis Joplin.
"Meu negócio é aproveitar e me divertir. E por que não, se no fim tudo vai acabar mesmo?"
Primeiro, ela foi um talento. Claro! Isso é fácil de se dizer e comprovar. Além disso ela tinha um comportamento tão autêntico quanto sua voz. Vou falar um pouco de suas extravagâncias.
Janis Joplin no Brasil
Bem, o que muitas pessoas que gostam de músicas anos 70, não sabem é que Janis Joplin esteve no Brasil. Foi em 1970 durante as festividades do Carnaval. Ai começa a ficar interessante a história. Claro que ela se encantou com a festa e com a cidade do Rio de Janeiro. Mas como já disse seu comportamento era ímpar. Janis conseguiu ser expulsa do Copacabana Palace, por nadar nua na piscina do hotel. Além de fazer topless na praia.
Visita de Janis segundo a Revista Veja
Ficou registrada na revista Veja de 25 de fevereiro de 1970, edição n.º 77, a passagem dela pela cidade maravilhosa. Na página 76, sob o título "A estranha Janis" foi narrada a repercussão de sua estada por aqui. A "Mais famosa cantora moderna dos EUA, no Rio ela foi apenas uma turista desconhecida e agitada" (segundo a Veja).
Todo o sucesso nos EUA não refletiu aqui. Lembrando que ela foi um sucesso danado no festival Monterey em 1967. Mesmo assim ela passava desapercebida pelas ruas, só era reconhecida por raros fãs.
Um fato curioso ocorreu quando ela tentou assistir de camarote o desfile das escolas de samba e foi barrada por desconfiarem dela por conta das roupas que usava (roupas hippies). Dizem que ele ficou uma fera.
Infelizmente Janis vinha há um bom tempo fazendo uso de drogas como maconha, heroína e LSD, além de muito álcool. Uma combinação fatal que a levaria a morte, no mesmo ano em que nos visitou, no dia 4 de outubro. A história se repetia de forma trágica, mais uma estrela morria em decorrência do uso de drogas.
Espero que tenham gostado. Abraços!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
Gary Holt diz sentir-se mais inseguro nos EUA do que tocando na América Latina
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
A canção que mudou o Metallica, mas Lars não entendeu; "O que você fez com a nossa música?"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera


Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


