Oasis: no auge foram banda suporte do U2
Por Guilherme Silva
Fonte: Sombras e Arvores Altas.
Postado em 30 de março de 2015
Durante o primeiro de dois shows em Oakland, em junho de 1997; Bono cantou algumas frases de "Wonderwall" do Oasis, durante "Last Night On Earth"; como uma forma de tributo à banda dos irmãos Gallagher, que abriram para o U2 em ambos os shows em Oakland, California.
Depois do show, as duas bandas passaram as primeiras horas da manhã no Tosca Cafe, o qual estava reservado privadamente para a banda. Depois de muito beber, Bono faz uma serenata para seus companheiros com uma versão solo de "O sole mio" de Caruso.
The Edge comentou sobre isso no livro U2 By U2: 'Depois do show, nós saímos para a noite com o Oasis. Estávamos falando sobre músicas e Noel, não pela primeira vez, disse o quanto ele amava ‘One’. E veja só, a música começou a tocar no rádio naquele exato momento. Sem qualquer sombra de constrangimento, todos começaram a cantar, Noel, Liam, Bono e eu, "We are one, but we are not the same". Esta foi uma daquelas noites lendárias. Acabamos ficando até de madrugada no Tosca’s, um pequeno bar bastante bagunçado que permaneceu aberto para a gente. Bono ficou de pé e cantou atos de ópera. O Oasis se cansou antes de nós. Então Bono, nem um pouco lento para sugerir uma vitória, considerou isto como o U2 vencendo o desafio do Oasis nas Olimpíadas da bebedeira'.
O Oasis parece ter uma relação de amor e ódio com o U2. Veja algumas declarações abaixo:
"Eu amo o U2 e sempre amei – amo o tamanho dessa banda. Cresci ouvindo o som deles e tenho todos seus álbuns. Goste ou não deles, não se pode negar que já escreveram ótimas músicas. As pessoas não aceitam que o Bono é sincero – nesta era cínica, elas acham que ele é um idiota. Mas ele não é" - Noel Gallagher
"Não curto nada do que o U2 vem fazendo. Eles são muito rockstars, para mim, não dizem muita coisa. Não se parecem com pessoas normais.'' Liam Gallagher
O guitarrista Noel Gallagher afirmou que disputou o estúdio Abbey Road com o U2 em dezembro de 2007, para gravar o novo disco do Oasis, Dig Out Your Soul: "O U2 tinha marcado horários lá com o Rick Rubin. Eu disse, ‘U2? O U2 precisa ter uma reunião de seis horas para ver se vão tomar chá ou café na sala de ensaio! Eles não virão aqui nos próximos cinco anos", disse.
O músico explicou que teve que levar uma sacola cheia de dinheiro para conseguir convencer o atendente a marcá-los antes dos irlandeses."O cara do Abbey Road me disse, ‘Eu tenho todo esse período que você quer marcado para eles’. Daí na verdade nós fomos até lá com uma sacola de dinheiro e dissemos, ‘Podemos pagar pelo estúdio agora’", explicou.
Liam Gallagher classificou de ridícula a atitude do U2 de assistir ao vídeo de seus shows logo após o término deles. "Isto é absurdo. Eles não têm nada de melhor para fazer depois de um show?" "Eu jamais iria analisar um concerto que tivesse acabado de dar. Nem pensar. Imagine Bono dizendo: ‘Ei, Edge, o quarto solo de guitarra não foi bom esta noite’.
Curiosidade: certa vez, Liam perguntou se Bono poderia tirar uma paleta da boca dele sem usar as mãos. Então...
"Na verdade, o que aconteceu", disse Bono, "era que ele estava com uma palheta da guitarra na boca, e ele me desafiou a tirar de lá enquanto os paparazzi estavam por perto. Eu não pude resistir. Não posso dizer que seu hálito tem um cheiro gostoso - deixa eu colocar dessa forma. Eu, apesar de tudo, parecia que tinha acabado de chegar do clube de boxe local."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps