Super Bowl: quando as guitarras fizeram touchdown

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Gustavo Dezan, Fonte: The Playoffs
Enviar correções  |  Comentários  | 

Katy Perry e LENNY KRAVITZ serão as atrações do Super Bowl XLIX, que acontece no próximo domingo, 1º de fevereiro. Com uma audiência superior a 100 milhões de espectadores, o evento tem como tradição convidar grandes nomes da música para tocar no Halftime Show, o verdadeiro "show do intervalo", sem gastar um tostão com cachês. Aqui, vamos relembrar quando o bom e velho Rock 'n' Roll agitou os fãs da bola oval.

980 acessosPaul McCartney: "Sgt. Peppers foi um risco e sabíamos disso."5000 acessosOzzy Osbourne: "o morcego era quente e crocante"

Durante as décadas de 70 e 80, as atrações do intervalo eram as bandas marciais locais, às vezes com alguns artistas sem renome internacional. A partir dos anos 90, a NFL começou a chamar artistas de apoio popular, como a boyband New Kids on the Block para a edição XXV, em 1991, e Michael Jackson, dois anos depois, naquela que é tida por muitos como a melhor apresentação até hoje.

O primeiro show com a presença de uma banda de rock aconteceu em na edição XXXI, em Louisiana, no ano de 1997, quando o ZZ Top tocou com o The Blues Brothers, banda formada pelos atores Dan Aykroyd, John Goodman e James Belushi (irmão de John Belushi, falecido líder do grupo). O show ainda teve participação de James Brown, o rei do funk americano. Os irmãos barbudos do ZZ TOP fizeram um playbackão nervoso de duas músicas, "Tush" e "Legs", frente a um calhambeque, algumas motos e muitas dançarinas com belas pernas de fora, em homenagem à canção.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

As guitarras começaram a ser plugadas de verdade nos anos 2000, mas quase sempre com uma mistureba (às vezes bizarras) de artistas. A primeira foi em 2001, no Super Bowl XXXV, em Tampa, que teve o tema "Reis do Rock e do Pop" e contou com o AEROSMITH. A banda participou de uma esquete de comédia com Ben Stiller e Adam Sandler exibida nos telões e subiu a um palco parecido com o cenário da Xuxa, revezando as músicas "I Don´t Want to Miss a Thing" e "Jaded" (essa em playback) com canções da boy band N´Sync, de Justin Timberlake. Ao final, mandaram a clássica "Walk this Way" com a gangue de Timberlake, além de Britney Spears, Mary J. Blige e o rapper Nelly.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Em 2002, a ideia da NFL era fazer uma homenagem à tragédia de 11 de setembro de 2001 e convocou o U2 e suas letras politizadas para o Super Bowl XXXVI. Bono Vox entrou em campo pelo túnel dos jogadores cantando "Beautiful Day", até chegar a um palco em formato de coração. Durante a segunda música, "MLK", surgem em um imenso painel os nomes de todas as 2.977 vítimas do World Trade Center e dos aviões envolvidos nos atentados. A homenagem é completa com a belíssima "Where the Streets Have No Name".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

No ano seguinte, para a edição XXXVII, em San Diego, NO DOUBT, de Gwen Stefani, e STING, ex-The Police, fizeram o show menos rock da lista, ainda sob um pouco da luz do dia e sem a companhia de Shania Twain. A musa country canadense subiu primeiro, fingiu cantar duas músicas e não retornou mais. O No Doubt tocou "Just a Girl" e depois se juntou ao veterano astro para a repetitiva "SOS".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O gênero ganhou mais força após um incidente no show do Super Bowl XXXVIII, que acabou exibindo um seio da cantora Janet Jackson ao vivo para milhões de pessoas em todo o mundo. A NFL decidiu começar a levar alguns dinossauros do rock para evitar polêmicas e tomou a precaução de transmitir com um atraso/delay de cinco segundos para cortar surpresas desagradáveis. Então, para garantir o programa em família, levaram a Jacksonville o ex-Beatle Sir. PAUL MCCARTNEY, que tocou quatro clássicos: "Drive My Car", "Get Back", "Live and Let Die" e "Hey Jude", para delírio da multidão presente e também não presente no atual EverBank Field.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A produção tentou repetir a fórmula em 2006 e levou a maior banda de rock em atividade, THE ROLLING STONES, para Detroit, onde moradores criticaram e escolha por não representar a cultura local. Além disso, há quem diga que o canal ABC aproveitou o delay para abusar da censura nas letras explícitas, chegando a cortar o microfone do vocalista Mick Jagger nas palavras mais apimentadas. O palco foi o maior já montado, em formato de uma boca gigante com a língua de fora, e o set list foi bem manjado, com "Start Me Up", "Rough Justice" e "(I Can´t Get No) Satisfaction".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

As edições XLII e XLIII levaram dois dos maiores orgulhos do rock norte-americano: TOM PETTY & THE HEARTBREAKERS, em 2008, e BRUCE SPRINGSTEEN, em 2009. O primeiro fez um show surpreendente para o brasileiro que não o conhece, com "American Girl", "I Won´t Back Down", a melosa "Free Fallin" e "Runnin' Down a Dream". O segundo emendou a sequência "Tenth Avenue Freeze-Out", "Born to Run", "Working on a Dream" e "Glory Days", em um palco com belo telão e pirotecnia. Pena que ele não tocou Raul, como viria a fazer no Rock in Rio em 2013.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O Sun Life Stadium, em Miami, recebeu o Super Bowl XLIV em 2010 e, junto, os monstros britânicos do THE WHO. Roger Daltrey e Pete Townshend emplacaram cinco músicas em um palco redondo, simples, mas repleto de lasers que deram um visual ultramoderno. "Pinball Wizard", "Baba O´Riley", "Who Are You", "See Me, Feel Me" e "Won´t Get Fooled Again" foram as escolhidas para empolgar a multidão.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Em 2011, Super Bowl XLV, no Cowboys Stadium, o guitarrista SLASH fez uma aparição surpresa no show do Black Eyed Peas. Na ocasião, ele saiu literalmente do chão, com sua cartola e a guitarra Les Paul, tocando o inconfundível riff de "Sweet Child O´Mine", do GUNS N´ROSES. Fergie – que havia acabado de gravar "Beautiful Dangerous" para o disco de Slash – cantou uma versão picotada e semieletrônica da música imitando os trejeitos de Axl Rose.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A última aparição de uma banda de rock foi no Super Bowl do ano passado, quando o RED HOT CHILI PEPPERS invadiu a apresentação de Bruno Mars enquanto os jogadores do Denver Broncos tentavam respirar após serem atropelados pelo Seattle Seahawks no primeiro período. Os símbolos das equipes estavam estampados na bateria do grupo, que tocou "Give It Away" junto com Mars.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

E aí, qual foi o melhor show desses listados e quem você que é fã da bola oval e de guitarras distorcidas gostaria de ver nas próximas edições do Super Bowl?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Paul McCartneyPaul McCartney
De volta ao Brasil no final do ano, diz jornal

980 acessosPaul McCartney: "Sgt. Peppers foi um risco e sabíamos disso."582 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos2018 acessosRingo Starr: quem é maior, Beatles ou Justin Bieber?3580 acessosBeatles: documentário será lançado no cinema em Maio1042 acessosThe Beatles: tracklist detalhado da nova edição do "Sgt. Peppers"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Paul McCartneyPaul McCartney
Os Rolling Stones copiaram os Beatles?

Helter SkelterHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Ringo StarrRingo Starr
Baterista ignora fãs em São Paulo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 31 de janeiro de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Aerosmith"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Paul McCartney"0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"0 acessosTodas as matérias sobre "Who"0 acessosTodas as matérias sobre "ZZ Top"0 acessosTodas as matérias sobre "Red Hot Chili Peppers"0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Springsteen"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"O morcego era quente e tinha uma textura crocante!"

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Filho de Chorão conta sobre treta com Marcelo Camelo

Viva a diferençaViva a diferença
Como cada músico arranja sexo

5000 acessosKiko Loureiro: Afastamento do Angra começou antes do Megadeth5000 acessosOzzy para Lemmy: nos veremos do outro lado5000 acessosSlipknot: Corey Taylor redefine o termo "vergonha alheia"5000 acessosHelloween: Vinte perguntas respondidas por Andi Deris4926 acessosDavid Gilmour: "Não há espaço para o Pink Floyd em meu futuro"5000 acessosPaul Di'Anno: vídeo de vocalista irritadíssimo com "fã"

Sobre Gustavo Dezan

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online