Pearl Jam: nome de álbum veio de camisa de jogador de basquete?
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro do Metal
Postado em 03 de julho de 2014
Em 22 de outubro de 1990, em Seattle, a banda realizou o seu primeiro show oficial em um lugar chamado "Off Ramp Cafe", ainda sob o nome de Mookie Blaylock. Logo depois, assinou com a Epic Records e trocou o nome para Pearl Jam.
O nome original da banda foi retirado do jogador profissional de basquete da liga americana (NBA), Daron Oshay "Mookie" Blaylock, na época, atuando pelo New Jersey Nets. Os executivos da Epic Records, preocupados com a propriedade intelectual e direitos sobre o nome, já que o jogador tinha um contrato de patrocínio com a Nike, sugeriram que a banda mudasse de nome, e então, acabaram escolhendo Pearl Jam, do qual existem duas versões para a origem de tal nome. A primeira tem a ver com uma geléia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Vedder (chamada Pearl) cuja composição incluía um alucinógeno indígena. Na outra versão, o nome foi sugerido pelo baixista Jeff Ament, depois de assistir a uma performance de improvisos de quase 15 minutos da banda Sonic Youth com o Crazy Horse (lembrando que esses improvisos são conhecidos como jamming).
No dia 27 de agosto de 1991, o primeiro álbum da banda saiu do forno, e o nome escolhido, foi o número da camisa do jogador Mookie Blaylock: 10.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps