Dream Theater: a criação de obra-prima com a ajuda de Shakespeare
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro do Metal
Postado em 10 de junho de 2014
Há muito tempo, a mistura de Rock com literatura vem nos brindando com grandes álbuns e nos surpreendendo com toda a magia passada do papel para os riffs de uma guitarra. Mas o que dizer então, quando pegamos uma tragédia e transformamos em uma obra-prima? Foi isso que aconteceu com a música "Pull Me Under", lançada em 1992 pela banda estadunidense de metal progressivo "Dream Theater", no álbum "Images And Words".
O ponto de partida para a inspiração de toda a canção foi a peça teatral "Hamlet", de William Shakespeare, que explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade. Escrita pelo tecladista Kevin Moore, a letra ecoa o desejo do príncipe Hamlet a vingar-se pela morte de seu pai à custa de sua própria sanidade. Nos momentos finais da música (a partir dos 7 minutos e 49 segundos), o vocalista James LaBrie canta um trecho diretamente retirado da peça: "Oh that this too, too solid flesh would melt".
Dream Theater - Mais Novidades
O título original de "Pull Me Under" era "Oliver's Twist", mas essa não foi a única canção do álbum que teve o título alterado no trabalho final. "Take the Time" era "Grab That Feel", "Metropolis pt.1" era "Crumbling Metropolis", "Under a Glass Moon" era "The Battle of Jimmy Cocoa and Fishface" e "Learning to Live" era "Creep With Tonality".
A versão original de "Pull Me Under" teve um final nada convencional, simplesmente acabando de forma abrupta aos 8 minutos e 11 segundos. Questionado sobre isso em uma clínica de bateria no ano de 1999 em Atlanta, Mike Portnoy explicou: "A música foi crescendo em tensão, e cada vez ia aumentando mais, e a gente não sabia para onde levar toda essa tensão, então resolvemos puxar o plug e acabar com tudo dessa maneira, exatamente como os The Beatles fizeram em "She's So Heavy.""
Vale lembrar que em 1988, no álbum "Seventh Son of a Seventh Son", a banda "Iron Maiden" já havia utilizado a inspiração de Shakespeare em uma de suas canções. O título de "The Evil That Men Do" é derivado do discurso que Marco Antônio fez aos Romanos depois do assassinato de César na peça Júlio César, retirado do terceiro ato da segunda cena, "O Fórum":
"The evil that men do lives after them; The good is oft interred with their bones."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"

As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Dream Theater não se importa só com técnica, garante Jordan Rudess
Dream Theater vai desacelerar antes de trabalhar em novo álbum, afirma Mike Portnoy
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O álbum "agradável" considerado o pior do Dream Theater, segundo o Loudwire
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
A tocante mensagem passada pelo Dream Theater em "Another Day"
West Ham: o time do coração de Steve Harris
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


