The Beatles: A história da canção "Lovely Rita"
Por André Franco
Fonte: Beatlepedia
Postado em 08 de maio de 2014
Em 1967, guardas de trânsito do sexo feminino era um conceito relativamente novo no cotidiano britânico. Na Inglaterra, o termo usado para guardas de trânsito era "traffic wardens". Ao ler um artigo de jornal, Paul McCartney ficou encantado com a expressão "meter maids", como eram chamadas as guardas de trânsito nos EUA. Imediatamente, ele começou a fazer experiências no piano com a sonoridade da palavra, que originalmente seria uma canção anti-autoridade. Segundo Paul: "Achei ótimo. Tem de ser "Rita meter maid" e depois "lovely Rita meter maid". Eu estava pensando que devia ser uma canção de ódio… Mas depois pensei que seria melhor amá-la".
Algum tempo depois, uma guarda de trânsito chamada Meta Davies declarou ter autuado um certo McCartney em St. John’s Wood, Londres. Como Meta relembrou, o encontro fora muito incomum. "O carro dele estava estacionado em um parquímetro com o tempo expirado. Tive de emitir numa multa de dez xelins na época. Eu tinha acabado de colocá-la no para-brisa quando Paul apareceu. Ele olhou para a multa e leu minha assinatura, que era por extenso porque havia outra M. Davies na mesma unidade. Quando eu estava indo embora, ele virou para mim e perguntou ‘seu nome é Meta mesmo?’. Eu disse que sim. Ele disse ‘seria um bom nome de música’. Você se importa se eu usá-lo? Foi isso. Ele foi embora", lembra Meta Davies. Apesar da guarda de trânsito que autuou Paul não ser fã dos Beatles, ela admitiu que era impossível, na época, não conhecê-los, e que sua filha adolescente costumava esperá-los em frente ao Abbey Road Studios.
Paul McCartney escreveu a letra de "Lovely Rita" em Wirral, que fica perto de Liverpool, enquanto caminhava perto da casa de seu irmão. Sobre aquela noite, Paul McCartney recordou: "Eu me lembro de uma noite em que estava dando apenas um passeio e trabalhando nas palavras enquanto eu caminhava… Não era baseado em uma pessoa de verdade mas, como acontecia frequentemente, foi reivindicado por uma garota chamada Rita [sic] que aparentemente me deu mesmo uma multa, então isso saiu nos jornais. Eu acredito que isso foi mais uma questão de coincidência: alguém chamada Rita que me multou naturalmente pensaria, ‘Sou eu!’. Eu não pensei, wow, aquela mulher me multou, vou escrever uma música sobre ela – nunca foi desse jeito".
A gravação começou no dia 23 de fevereiro de 1967, no estúdio dois de Abbey Road. Oito takes foram gravados, sendo o oitavo o melhor deles. No dia seguinte, foram gravados os vocais. Em 7 de março, foram gravados backing vocals e efeitos sonoros. Liderados por John Lennon, os Beatles fizeram gemidos, ruídos, gritos, acrescentaram algum cha-cha-cha e tocaram papel e pentes. Para o truque do pente feito por John (que pode ser ouvido em "Lovely Rita" logo antes da frase "when it gets dark I tow your heart away"), fora pedido a Mal Evans que fosse até o banheiro do estúdio e pegasse papel, que vinha estampado com as palavras "Propriedade da EMI", enquanto John distribuía os pentes. Depois, o papel fora enfiado nos pentes e soprados, soando como uma espécie de kazoo. O solo de piano em estilo de cabaré fora gravado por George Martin posteriormente, no dia 21 de março.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal

4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


