Motorhead: Filme de humor negro com Lemmy no papel de espião
Por Ronaldo Celoto
Postado em 28 de dezembro de 2013
O filme "Eat The Rich" (1987) contou com a participação de LEMMY com um dos astros principais, no papel do espião anticapitalista "SPIDER". A trama é do mais puro humor negro.
Em uma Londres de uma época incerta, num restaurante chamado 'Bastards' - frequentado pelos ricos e celebridades na capital, havia o costume de se comer comidas exóticas e bizarras (numa cena propositalmente mal feita para dar requintes trash ao filme - no minuto 58:11 - um cozinheiro carrega um panda gigante de pelúcia para ser assado, e, o garçom pede-lhe "dois coalas fatiados no espeto"). Neste mesmo restaurante, havia o costume de excluir pessoas de cor e costumes diferentes, tirar-lhes o emprego, humilhando-as. Numa das cenas iniciais, um recepcionista gay, depois de despedido do 'Bastards', vai à agência de emprego e é entrevistado por uma branca esnobe que lhe pergunta com gestos e a soletrar devagar: "Do you speak english"? E ele insistentemente, também de forma esnobe, responde "Yes", como que a soletrar letra por letra, antes de destruir o vidro dos atendentes.
Nitidamente, o preconceito é transformado no filme, em diversão. Mas as piadas não emplacam. Não é um filme que agrada a muitos (especialmente os humanistas), diga-se de passagem. Não tentem construir mensagem alguma sobre ele, que não seja de puro sarcasmo e denúncia contra a sociedade inglesa. Para isto, ele poderia ser até mesmo chamado de "clássico".
Enfim, continuando a história, de repente, mais e mais excluídos e humilhados se unem, e, liderados por este recepcionista (que também é imigrante ilegal), se vingam dos ricos tomando conta do restaurante 'Bastards', e, passam a servir, ao invés de animais exóticos, os próprios ricos e poderosos como prato principal. Alteram também, o nome do restaurante para "Eat The Rich".
Em uma das memoráveis cenas, o baixista BILL WYMAN é morto pelo cozinheiro às escondidas e transformado em um aperitivo para os pratos principais (lá pelo minuto '72' do filme), numa cena absolutamente "non sense", que corta a imagem de WYMAN para uma cena de um parto na cozinha e depois mostra LEMMY a espionar um político a comer uma batata frita, e, a polícia a chegar em seguida para avisar aos presentes no restaurante que eles "acabaram de digerir o Primeiro Ministro"). Em outra cena, por volta dos sessenta minutos de filme, os excluídos resolvem matar todos os ricos à flecha, e, um deles pergunta: "vamos curtis uns escalpos?".
A partir daí, as piadas esnobes e alusões à estupidez de alguns políticos de Londres dão a tona ao filme. Os cartazes das paredes (lá por volta do minuto '64:30') tem fotos de artistas ricos acompanhados de fritas, saladas. Há cenas do empregado da cozinha moendo uma perna, enquanto o Chef lhe pede "dois empresários moídos para serem acompanhados com fritas, e, com menos molho desta vez" (por volta do minuto '66:30').
Mas, onde está LEMMY, ou melhor SPIDER? Pois bem. A partir desta primeira hora (por volta do minuto '65') LEMMY volta novamente a aparecer mais como astro do filme. Antes, LEMMY aparecia algumas vezes (minuto '08:50' ao beijar a espiã e distribuir as armas; minuto '17:50' a espionar um político corrupto, e, após, a partir do minuto '24', no restaurante, antes e durante a execução da poderosa e "Doctor Rock", com a trupe do MOTORHEAD).
Outras canções da banda são exibidas, entre as quais "Orgasmatron" (minuto '40' do filme), "Buit For Speed" (minuto 15 do filme), "On The Road" (minuto '52' do filme), "Nothing Up My Sleep" e "Eat The Rich" (final do filme).
Muitos devem estar a achar estranha a menção aos minutos nas cenas, mas há quem goste de cinema e tenha curiosidade de ver o filme, e, há quem apenas queira ver cenas onde aparecem piadas sem graça, LEMMY ou as canções do MOTORHEAD. A ideia é agradar a todos, por isto coloquei os minutos. Mas, não esperem muito do filme em si. A intenção da matéria é trazer curiosidade informativa, e, não apresentar ou discutir um clássico da "nouvelle vague" ou algo assim.
Dirigido por PETER RYCHARDSON, "Eat The Rich" foi um fiasco e não conseguiu emplacar suas piadas, e, traz como atrativo justamente LEMMY como ator. Em termos cinematográficos, é como se PETER GREENAWAY refilmasse "O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e O Amante" cruzando-o com "Amarcord" (FELLINI), porém, sem nenhum resultado impactante para os críticos. E, até mesmo para os não críticos.
Mas o filme tem ainda assim, alguns seguidores e fãs, que o chamam de "cult". E, evidentemente, é uma oportunidade única de ver LEMMY numa sátira à própria Grã-Bretanha, em um filme cuja intenção é chamar os seres humanos de porcos canibais, que comem a si mesmos em um banquete, se for preciso, em nome da "classe".
A seguir, o filme, na integra, em inglês, além do clipe da banda para "Eat the Rich" com cenas do próprio filme.
Filme:
Clipe:
No Brasil, ele foi lançado em VHS na mesma época, e, tornou-se, hoje, um clássico nonsense, e, também raro de encontrar. É o típico humor britânico, cheio de mensagens preconceituosas, diálogos esnobes com uma boa dose de humor, referências à guerra, e, menções ao rock como música transformadora da sociedade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Slash, do Guns N' Roses, conta o que pensou quando ouviu Axl Rose pela primeira vez
Bruce Dickinson: Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!
Por que Legião Urbana se recusou a tocar no Hollywood Rock? Empresário esclarece


Max Cavalera conta como foi batizado por Lemmy com copo de uísque
Para Mikkey Dee, morte de Lemmy Kilmister não deve ser tratada como tragédia
Lemmy queria morrer no último show do Motörhead, revela empresário da banda
Empresário afirma que Lemmy Kilmister queria morrer no último show do Motörhead
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?



