Marilyn Manson: a influência cinematográfica na sua obra
Por Narcissus Narcosis
Fonte: Mansonwiki
Postado em 02 de junho de 2013
MARILYN MANSON é apaixonado por todo tipo de arte, e uma delas, o cinema, sempre esteve atrelada ao seu trabalho musical. MANSON não só já foi criador de trilhas sonoras ("Resident Evil", 2002) mas também fez parte do elenco de alguns filmes, tais como "A Estrada Perdida" (1997, David Lynch), "Um Crime Entre Amigas" (1999, Darren Stein), "Party Monster" (2003, F.Bayley e R.Barbato), "Maldito Coração" (2004, Asia Argento) e "Wrong Cops" (2013, Quentin Dupieux), entre outros.
MANSON é amigo dos cineastas Gaspar Noé e David Lynch e dos atores Johnny Depp, Shia LaBeouf e Keanu Reeves. Ele também é muito fã do diretor Alejandro Jorodowsky.
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Entretanto, tomo esse espaço para falar das obras do cinema que são recorrentes em suas letras, discos, imagens, indumentárias e vídeos, começando, obviamente, pelo primeiro álbum do cantor:
"Portrait of an American Family", de 1994.
Nesse álbum, foram usados alguns samples de diálogos de filmes americanos (ou não).
1. A faixa de abertura, "Prelude: The Family Trip", cantada por MANSON, é uma adaptação do livro "Charlie and the Chocolate Factory", de Roald Dahl, e que foi falada por Gene Wilder no filme de 1971:
"Prelude: The Family Trip":
2. A frase "Go on and smile, you cunt", no começo da música "Cake and Sodomy" foram faladas por Marlon Brando em "Último Tango em Paris" (1972, Bernardo Bertolucci).
3. "Burn, you fucker", na faixa "Dogma", foi dito por Mink Stole no filme "Pink Flamingos" (1972, John Waters).
5. "Lollipops for the kiddie winkies", em "Organ Grinder", é uma fala do personagem Child Catcher, do filme "O Calhambeque Mágico", de 1968.
6. No início de "Cyclops", há um sample mais lento e distorcido da voz do padre em "Poltergeist II" cantando "God is in His holy temple".
7. Em "Dope Hat" ouvimos as frases "The Great Hoodoo!" e "Prepare to meet your doom", que foram extraídos de "Lidsville", de 1969.
8. O vídeo da música é uma referência clara ao filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates":
9. O título da música "Wrapped in Plastic" é inspirado na série "Twin Peaks" e na personagem Laura Palmer.
"Smells Like Children" (1995)
1. As primeiras cópias do EP continham samples não autorizados de filmes nas vinhetas "Abuse Pt. I (There is Pain Involved)" e "Abuse Pt. II (Confessions)".
2. O nome da banda na capa do álbum é uma outra referência ao filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates", uma vez que usa a mesma fonte que aparece no filme.
3. A caracterização do MANSON na capa do álbum, ao contrário do que alguns pensam, não é do personagem Willy Wonka, e sim do Child Catcher, do filme "O Calhambeque Mágico" (Chitty Chitty Bang Bang, em inglês):
4. A faixa 3 do álbum, "Shitty Chicken Gang Bang" é uma alusão ao título do filme.
5. A "one-legged" referida na canção "Dancing With the One-Legged" é a boneca do cafetão Huggy Bear, da série "Starsky & Hutch - Justiça em Dobro". A boneca só tinha uma perna.
"The High End of Low" (2009)
1. A fonte usada no título do álbum é uma referência ao filme "Tengoku to Jigoku", de Akira Kurosawa, cuja tradução para o inglês é "Heaven and Hell" – que é o tema da canção "Four Husted Horses".
2. O símbolo "$", que apareceu como iconografia na turnê do álbum e no título da canção "Pretty as a $" (que é lido como suástica) é uma alusão velada ao Salvador Dalí que, segundo a crença de André Breton (1896-1966), entre outras coisas, foi acusado de ser simpatizante ao Nazismo e de ter perdido a integridade artística e raízes surrealistas em busca de fama e riqueza. Já o nome da música foi inspirada na diretora Leni Riefenstahl (1902-2003), notável pelo filme "Triunfo da Vontade", de 1935.
3. A faixa "Unkillable Monster" traz em seu início a frase "Sometimes I dream I’m an exterminating angel/A travelling executioner from heaven". Ela refere-se ao filme "O Anjo Exterminador", de Luis Buñuel, lançado em 1962.
4. O título da oitava canção do álbum é "I Want to Kill You Like They Do in The Movies".
5. "Running to the Edge of the World" pode ser uma referência ao filme inglês "The Edge of the World".
6. O jogo de palavras "Apocalypse How", em "Blank and White",remete ao filme "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola.
7. "I’ll teach you about loss", na canção "15", nos leva à fala "You’re gonna learn about loss" de Max Cady (Robert DeNiro), no filme "Cabo do Medo", de 1991.
8. Imagem contida no estojo do álbum:
Há ainda outras referências muito fortes no trabalho do MANSON, mas seria preciso que a matéria fosse dividida em várias partes. Poderíamos, todavia, destacar a direção de E. Elias Merhige, de " Begotten", nos vídeos de "Cryptorchid" e "Antichrist Superstar".
"Cryptorchid":
"Begotten":
Um resumo dos trabalhos cinematográficos que influenciaram o MARILYN MANSON artisticamente, com os títulos originais, os nomes no Brasil (quando houver) e os anos de lançamento:
"L'âge d'or" (A Idade do Ouro)(1930)
"Freaks" (1932)
"Mad Love" (1935)
"Triumph des Willens" (Triunfo da Vontade) (1935)
"A Pecadora" (Seven Sinners) (1940)
"Moulin Rouge" (1952)
"Grip of the Strangler" (1958)
"8 e ½" (1963)
"The Naked Kiss" (1964)
"El Topo" (1970)
"Cabaret" (1972)
"A Montanha Sagrada" (1973)
"The Night Porter" (O Porteiro da Noite) (1974)
"Phantom Of Paradise" (O Fantasma do Paraíso) (1974)
"Salò o le 120 giornate di Sodoma"(Salò ou os 120 dias de Sodoma)(1975)
"Santa Sangre" (1989)
"Dracula" (1992)
"Swing Kids" (1993)
"Psicopata Americano" (American Psycho)(2000)
"Quills" (Contos proibidos do Marquês de Sade)(2000)
"Le Pacte Des Loups" (O Pacto dos Lobos)(2002)
"Rohtenburg" (O Canibal) (2006)
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