Tuatha de Danann: em seu momento mais prolífico, bardos mineiros lançam seu oitavo disco
Resenha - Nameless Cry - Tuatha de Danann
Por Vitor Franceschini
Postado em 08 de dezembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em um de seus momentos mais prolíficos, com quase 30 anos de carreira, a banda mineira de Folk Metal Tuatha de Danann chega ao seu oitavo full-lentgh. Trata-se de "The Nameless Cry", disco que totaliza cerca de nove lançamentos nos últimos cinco anos, mostrando o atual momento produtivo do grupo de Varginha/MG.
"Este é um álbum que nos rejuvenesceu e nos abriu muitos novos horizontes, pois traz uma banda que, mesmo ostentando orgulho de suas raízes e identidade, consegue incorporar novos elementos, influências e abordagens em sua arte. É, com certeza, o disco mais denso, sóbrio e amargo de nossa carreira. Amargo, mas não desesperador, a ideia por trás da obra é de força, luta e resistência", conta Bruno Maia, vocalista, músico e um dos fundadores da banda.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
O novo álbum será lançado pelo selo Heavy Metal Rock, que desde 1999 trabalha com os bardos mineiros, reforçando uma parceria de 24 anos! A loja e gravadora de Americana, interior paulista, que comemora 40 anos de atividades ininterruptas em 2023, foi responsável pela maioria dos lançamentos do Tuatha de Danann.
Sobre a temática, o Tuatha é mais direto desta vez, pois o álbum, segundo Maia, "é um trabalho que explora temas sociais e políticos, aborda questões como colonialismo, manipulação histórica e midiática, além de tortura".
"The Nameless Cry" traz várias participações especiais, dentre as principais, estão Hugo Mariutti (ex-Shaman e André Matos) e Daísa Munhoz (Soulspell). A produção do disco ficou a cargo do próprio Bruno, em seu Braia Studios. Já mixagem e masterização foi assinada por Thiago Okamura. A arte da capa foi criada pelo artista Paulo Coruja.
Assista ao clipe de "The Nameless".
Ouça o single "United".
Desde 1994 na ativa, o Tuatha de Danann é um dos principais nomes do Metal nacional em atividade. Sem dúvidas é a maior banda de Folk Metal do Brasil em todos os tempos. Com uma vasta discografia, que conta com mais de duas dezenas de trabalhos em diversos formatos (demo, singles e EP´s), o grupo atualmente é formado por Bruno Maia (vocais, guitarra, violão, flautas, bandolim, banjo e bouzouki), Giovani Gomes (baixo e backing vocals), Edgard Britto (teclados), Raphael Wagner (guitarra) e Rafael Delfino (bateria).
O show de lançamento de "The Nameless Cry" acontece na próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, no Manifesto Bar, na capital paulista.
Outras resenhas de Nameless Cry - Tuatha de Danann
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
The Nameless Cry, o apogeu musical do Tuatha de Danann
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


