Vocifer: "Jurupary" apresenta power metal inovador, mas tipicamente brasileiro.
Resenha - Jurupary - Vocifer
Por Daniel Agapito
Postado em 29 de julho de 2023
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Naturais do estado do Tocantins, "com a proposta de levar a cultura de seu povo pelo Brasil, e do Brasil para o mundo", o Vocifer, banda de heavy/power metal, formada em 2014, entrega um som único, mas tipicamente brasileiro com seu segundo álbum "Jurupary". "Jurupary" conta com contribuições de Fábio Laguna, um grande tecladista do power metal nacional, conhecido por seu trabalho com bandas como Angra, Almah e Freakeys, e também com João Noleto (vocais), Pedro Scheid (Guitarra), Lucas Lago (baixo) e a estreia em estúdio de tanto o Alex Christopher (bateria) quanto Gustavo Oliveira. A influência (e até certo ponto semelhança) do Angra é inegável, então indicar este LP aos fãs do Angra é algo um tanto óbvio.

"Jurupary" o sucessor do aclamado projeto conceitual "Boiuna" começa com as faixas "And Then..." e "The Voice of the Light", a primeira sendo uma faixa instrumental, e "The Voice of the Light" sendo uma incrível faixa do mais puro power metal brasileiro, contando com um alcance impressionante do vocalista, riffs e solos vertiginosos, e uma percussão poderosa. A "Bridge to the Stars" não se diferencia muito, tendo solos harmonizados, batidas usuais do "metal espadinha", e demonstrando a incrível química que o Vocifer possui. O álbum conta não só com a participação do Fábio Laguna, mas também com outras participações notáveis, como Daniel Mazza, da banda Inutilissimo, Daísa Munhoz (Soulspell), Tambores do Tocantins, Luis Mariutti (Sinistra, ex-Angra, ex-Shaman) e Thiago Bianchi (Noturnall, ex-Shaman) que também foi o produtor do LP.
O álbum não apresenta só faixas de power metal, evidenciado pela acústica "Rain of Doubts" e a "Pleasure Paradise", que lembra um pouco o heavy metal oitentista. Fora as já citadas, algumas faixas que se destacam são "Wings of Hope", com a Daísa Munhoz, "I Am", "We Are" com Tambores do Tocantins, e "To Be Alive" com Thiago Bianchi. No geral, "Jurupary" é um excelente álbum para não só fãs de Angra e power metal, mas para todos que estariam dispostos a ouvir metal tipicamente brasileiro. Este LP com certeza irá se consagrar e irá aos livros de história. Ouça!
Confira "Jurupary" do Vocifer pelo Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Direto da Sunset Strip e ainda na ativa, 3 bandas para quem gosta duma boa farofa
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Os 6 melhores solos de guitarra de Eddie Van Halen
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"


Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão


