RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO grande amor de Renato Russo que durou pouco mas marcou sua vida para sempre

imagemA inesperada banda brasileira que não sai dos ouvidos de Jeff Scott Soto

imagemMax Cavalera escolhe seus álbuns "não metal" preferidos

imagemManowar no Brasil? Banda posta bandeira brasileira e fãs ficam empolgados

imagemOzzy Osbourne aparece em público pela primeira vez após anunciar aposentadoria das turnês

imagemA música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó

imagemJoe Satriani revela o guitarrista que ele ouve e diz: "Eu jamais alcançarei isso!"

imagemA inesperada opinião de Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) sobre o rock progressivo

imagemThiago Bianchi explica sucessão de problemas durante show de Paul Di'Anno

imagemO dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele

imagemO clássico da banda Evanescence que a vocalista Amy Lee odiava

imagemRamones: C.J. conta que Johnny se recusou a visitar Joey em seu leito de morte

imagemA icônica reportagem de Glória Maria em que Raul Seixas disse que foi atropelado por onda

imagemA nostálgica canção de Raul Seixas que propõe abolir a divisão entre o bem e o mal

imagemZakk Wylde tira o corpo fora ao ser questionado sobre cancelamento de shows do Pantera


Exilio Angel

Judas Priest: prestes a estourar com "Hell Bent for Leather"

Resenha - Hell Bent for Leather - Judas Priest

Por Tchelo Emerson
Postado em 02 de dezembro de 2022

O canal Metal Musikast no Youtube está revisitando toda a discografia do Judas Priest. A série JUDAS PRIEST - DISCOGRAFIA COMENTADA terá um total de 18 vídeos com resenhas detalhadas. São muitas informações e curiosidades sobre cada um dos álbuns de estúdio da banda britânica

Neste ano, a banda Judas Priest tem alguns motivos para comemorar. Além de completar 50 anos de atividade, os ingleses foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame, oportunidade em que convidaram os ex-membros K.K. Downing (guitarrista e um dos fundadores da banda) e Les Binks (bateria) para uma festejada participação no evento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As celebrações continuam na estrada, já que o Judas Priest está em turnê mundial que passa pelo Brasil, com participação na primeira edição do KNOTFEST em 18 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e no dia 15 do mesmo mês na casa de espetáculos VIBRA, também na capital paulista.

No quinto vídeo da série há uma resenha completa do álbum "Hell Bent for Leather/Killing Machine".

Você pode ver o vídeo completo no player a seguir

O primeiro ponto a se esclarecer sobre este álbum diz respeito ao título. Originalmente, a banda havia escolhido "Killing Machine" (Máquina de Matar, numa tradução livre), pois Glenn Tipton afirmava que se tratava de uma metáfora para a própria banda, que se encontrava determinada a alcançar o sucesso, gravando álbuns em curto intervalo de tempo e fazendo muitas turnês para promovê-los. O disco foi lançado com este título em outubro de 1978 na Europa e no Japão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando a gravadora preparava o lançamento na América do Norte, a filial dos EUA se recusou a lançar o disco com esse título, pois tinha ocorrido um massacre com arma de fogo que vitimou jovens e crianças e havia o temor de rejeição do disco por parte das grandes redes de lojas varejistas.

alguns membros da banda ficaram contrariados, como Glenn Tipton, mas ninguém queria atrapalhar a trajetória comercial do Judas Priest nos EUA, então Rob Halford lembrou de uma expressão que tinha visto num dicionário de expressões idiomáticas: "Hell Bent for Leather", que significava algo como "correndo com o couro para o inferno". Expressão surgida no séc. XIX, se relacionava com a sela ou o chicote, ambos de couro, e um cavalo correndo, representando ideias como determinação e velocidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Hell Bent for Leather" foi lançado nos EUA e Canadá em fevereiro de 1979.

O álbum foi produzido por James Guthrie, o mesmo que havia produzido "Better by You, Better than Me", do disco anterior.

De uma maneira geral, o disco traz uma sequência bem dinâmica de músicas.

Abrindo com "Delivering the Goods", demonstrando o amadurecimento da banda, que conseguiu aliar variações rítmicas e muita técnica a uma sonoridade um tanto mais simples e direta que o álbum "Stained Class". Aliás, essa seria a tônica de todo o álbum.

Les Binks volta a deixar sua marca com os bumbos duplos de "Rock Forever" e com os efeitos nos tons na música "Evening Star", faixa que fala dos Três Reis Magos em sua letra. Com abordagem melódica, a música chega a lembrar algo da banda Boston, tão famosa nos anos 70.

"Hell Bent for Leather" se tornou um hino. Riffs pesados, cozinha precisa e marcante e uma performance vocal brilhante de Rob Halford. Destaque também para a técnica de "tapping" no solo de guitarra. Outra curiosidade é que foi durante esta música que o vocalista começou a entrar no palco montado numa moto.

lembrando que a banda vinha desenvolvendo a estética visual baseada em couro e rebites. K. K. Downing foi o criador do conceito, logo abraçado por Rob Halford. A capa e o encarte do disco seguem essa estética. A capa é uma arte de autoria de Roslav Szaybo, do departamento de arte da CBS/Columbia, e traz um personagem que nos remete aos cartazes de filmes policiais típicos dos anos 70.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Take on the World" foi o single que alcançou maior destaque nas paradas e levou a banda a tocá-la no programa televisivo britânico "Top of the Pops". Rob Halford admite que sofreu influência do Queen e tentou forjar um hino, com bateria simples e marcante gravada em camadas, nenhuma linha de baixo e texturas de guitarra.

"Burnin' Up" traz a inusitada linha de bateria baseada num padrão de "funk", que retorna na "Killing Machine".

"Green Manalish (with Two-Pronged Crown) é um cover de Fleetwood Mack, mantendo a prática que começou com "Diamonds and Rust" e se repetiu com "Better by You, Better than Me". Ela não saiu na primeira versão do disco lançado nos EUA, sendo acrescentada em versões posteriores.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Before the Dawn" é uma balada folk obscura.

O álbum termina com "Evil Fantasies", em que Rob Halford solta suas influências de soul music, numa espécie de "Glenn Hughes heavy metal".

O disco se tornou um dos clássicos do heavy metal, mas não atingiu as vendagens esperadas pela gravadora e pelos empresários. O sucesso só viria com as músicas mais simples e diretas do álbum seguinte, "British Steel".

A resenha completa pode ser assistida no player de vídeo a seguir

O vídeo é o quinto da série chamada "JUDAS PRIEST. - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda britânica, que é considerada por muitos a precursora do próprio heavy metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal