Hellway Train: surgido no auge da pandemia, "Lockdown Reborn" é um discaço
Resenha - Lockdown Reborn - Hellway Train
Por Mário Pescada
Postado em 05 de abril de 2022
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O início da pandemia do Covid-19 deixou todo o mundo desnorteado, economias em crise e um sentimento de medo generalizado nas pessoas (pelo menos nas de bom senso). Hoje, a gente já consegue olhar para tudo que passou com mais serenidade, mas não foram meses fáceis para a grande maioria.
Como forma de dar vazão a toda essa pressão, os mineiros do HELLWAY TRAIN resolveram escrever, gravar e produzir "com raiva, dor e rebelião", entre agosto e novembro de 2020, um discaço, "Lockdown Reborn" (2021).
Para quem como eu não conhecia a banda até poucos dias atrás, vai uma rápida apresentação: ela surgiu com o propósito de resgatar os conceitos e sonoridade do hard e heavy metal dos anos 80. Aquela aura da NWOBHM, com riffs dobrados de guitarras e vocal marcante estão ali - ou seja, se você gosta dessa sonoridade e de bandas como JUDAS PRIEST e ACCEPT, é muito provável que você vá gostar do HELLWAY TRAIN.

Depois da curta introdução de "Off The Rails", o EP engrena com a energética "Bomberman", faixa no melhor estilo JUDAS PRIEST fim anos 80/começo 90, um belo cartão de apresentação.
A banda soube escolher bem seus convidados. Começando com Cassito Luz (baixo/vocais, WITCHHAMMER), em "Metal Widow", single lançado originalmente em 2020, uma senhora cutucada nas nostálgicas "viúvas" presas ao passado que só sabem reclamar da cena atual. Impossível não bater pescoço no refrão!
"Pride Is A Riot" contou com Drake Chrisdensen (vocais, RUINS OF ELYSIUM). Uma excelente faixa, faria muito sucesso em qualquer disco da época, quando você percebe, já está cantarolando seu grudento refrão.
A faixa em que a banda foge um pouco da NWOBHM raiz é em "Claustrophobiac". Com Daniel Tulher (baixo/vocais, PAYBACK), essa é a faixa mais pesada do EP, incorporando alguns toques de speed e até uma pitada de thrash.
Fechando o petardo, ainda arriscaran o português nas letras e o resultado ficou igualmente bom. "Desordem/Regresso", também lançada como single, é uma crítica aberta contra nosso (des)governo, inclusive ganhou um video clip quando estávamos na já alarmante marca de 450 mil mortos.
A boa produção do disco ficou a cargo do experiente André Cabelo (PESTA, CALVARY DEATH, THE EVIL, HAMMURABI e muitas outras). Senti falta foram das letras no encarte, mas nada que uma consulta ao sempre salvador metal-archives.com não resolva.
Assim como conheci a banda por indicação, no caso do experiente João Eduardo, da Cogumelo Records ("Escuta esse cd, banda muito boa"), deixo a vocês a mesma sugestão para conhecerem o som do HELLWAY TRAIN. Ah, prometeram entrar em estúdio em breve para lançamento ainda no primeiro semestre desse ano de novo material - na expectativa já!
"Lockdown Reborn" (2021) é distribuído pelos selos Ihells (Bahia), Yaguareté (Curitiba) e pode ser adquirido diretamente com a banda por contato direto inbox nas suas redes sociais.
Confira a faixa "Pride Is A Riot".
Faixas
01 Off The Rails (instrumental)
02 Bomberman
03 Metal Widow
04 Pride Is A Riot
05 Claustrophobiac
06 Desordem/Regresso
Formação
Marc Hellway: vocais
Vinícius Thram: guitarras
Cris Maia: baixo
João Brumano: guitarras
Jon Alberth: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


