Macumbazilla: grata revelação do Rock/Metal brasileiro
Resenha - At A Crossroads - Macumbazilla
Por Alexandre Veronesi
Postado em 30 de janeiro de 2022
Há cerca de 10 anos atrás, na cidade de Curitiba/PR, a banda MACUMBAZILLA dava início às suas atividades. O power trio, atualmente composto por André Nisgoski (vocal e guitarra), Carlos "Piu" Schner (baixo) e Júlio Goss (bateria), executa um Rock N' Roll sujo, cru e despojado, com cavalares doses de Heavy Metal, Hard Rock e outras vertentes, criando a sua própria identidade por meio deste vigoroso amálgama sonoro, sem a necessidade de virtuosismos ou experimentações.

Em 15 de Novembro de 2021, foi lançado o primeiro full-length do MACUMBAZILLA, intitulado "...At A Crossroads". Se engana quem pensa que a data foi selecionada de forma aleatória, pois não só feriado de Proclamação da República, 15 de Novembro é também o Dia Nacional da Umbanda, e como o nome do grupo já sugere, existe por parte do trio uma grande admiração e respeito pelas religiões de origem afro-brasileira, além das óbvias influências em algumas de suas letras. Vale citar que, nessa mesma data, em anos anteriores, foram lançados o EP de estreia, autointitulado (2014), e o primeiro single do novo trabalho, "Hellhounds" (2019).
"...At A Crossroads" apresenta um total de 14 peças autorais, e não obstante a minha particular reticência em relação a álbuns de longa duração - este beira os 60 minutos - devo, com alegria, admitir que a audição da bolacha é absolutamente fluida, em especial pela alta qualidade do repertório e a grande energia que se faz notável em todas as composições, além da evidente química que há entre os 3 integrantes. Impossível manter-se indiferente a petardos do calibre de "Colossus", a faixa de abertura; a supracitada porrada "Hellhounds"; "Leave My Beer Alone", festiva e boêmia; "Ladies From Mars"; "Seize The Day"; a veloz e 'alternativa' - por falta de um termo melhor - "Blondie Phantom"; "Dark Hordes", com sua cadência descomunalmente pesada"; "Slow", contida e de refrão marcante; e, por fim, a balada "Morningstar", um híbrido de melancolia e esperança realizado na medida certa, que encerra o registro com um considerável toque de primazia.
Em suma, "...At A Crossroads" é um disco poderoso, eletrizante, e acima de tudo, altamente divertido. Carregando uma sonoridade simples e muito orgânica, é sem sombra de dúvidas um dos grandes destaques nacionais de 2021, e altamente recomendado para quem curte o Rock N' Roll verdadeiro, independentemente de rótulos ou subdivisões.
Outra novidade muito legal, que não posso deixar de mencionar, é que a banda lançou recentemente sua própria cerveja, a "Black Napalm", criada em parceria com a Bastards Brewery (cervejaria artesanal de Curitiba), que trata-se de uma mistura de Oatmeal Stout com Irish Whiskey, e o resultado disso é uma bebida forte, encorpada - assim como o som dos caras - e de elevado teor alcóolico (12,1%).
Macumbazilla - ...At A Crossroads
Data de lançamento: 15/11/2021
Gravadora: independente
Tracklist:
01 - Colossus
02 - Leave My Beer Alone
03 - Hellhounds
04 - Ladies From Mars
05 - Zombie
06 - Feeling
07 - Seize The Day
08 - Blondie Phantom
09 - The Enemy
10 - Poor Devil
11 - Dark Hordes
12 - Slow
13 - Lies
14 - Morningstar
Formação:
André Nisgoski - voz e guitarra
Carlos "Piu" Schner - baixo
Júlio Goss - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
5 clássicos do rock cuja letra envelheceu mal
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês


