Lockfist669: Novo EP mantendo o alto nível
Resenha - Macabre Amusement Park - Lockfist669
Por Marco Néo
Postado em 01 de março de 2021
Nota: 9
O LOCKFIST669 é uma banda de São José dos Campos/SP que está na ativa desde 2005. O grupo foi criado por Renato Machado, guitarrista com experiência no underground paulista e brasileiro, já tendo sido integrante de bandas como Zumbis do Espaço e Aleister C., dentre outras. Com três discos "full length" na bagagem ("Inside", de 2005, "Dead In A Second...", de 2009, e "Pesadelo", de 2018) e apresentações ao lado de ícones do Metal Extremo, como Krisiun e Napalm Death, a banda retorna após um pequeno hiato, que gerou mudanças na formação, para o lançamento de seu novo EP, "Macabre Amusement Park".
Da formação do disco anterior, "Pesadelo", permanece, além de Renato Machado, o baixista Rafael Leal e passam a integrar a line-up o baterista Ascânio Andrade, que retorna após ter tocado nos shows da época de "Dead In A Second...", e o vocalista Luiz Artur, amigo de longa data da banda e também integrante do paulistano Hatematter. Contudo, em razão das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, participaram das gravações apenas Renato, na guitarra e baixo, e Luiz Artur no vocal. A bateria ficou por conta do produtor do disquinho, Friggi Madbeats (Chaos Synopsis).
E ao colocarmos o CD para tocar nos deparamos com uma intro que leva o ouvinte para dentro de um pesadelo (sem trocadilhos com o trabalho anterior!). Não parece que o LOCKFIST669 tenha de maneira consciente criado um disco conceitual, mas as músicas presentes nestes pouco menos de vinte minutos de EP, três inéditas, uma regravação do segundo disco e um cover do Attomica, bem como a belíssima capa, encaixam-se perfeitamente no clima de horror proposto que, convenhamos, casa bem com a atual situação de pandemia ao redor do planeta!
E por falar nas músicas, a sonoridade de "Macabre Amusement Park" impressiona. O LOCKFIST669 tem apresentado uma evolução muito evidente e positiva de um disco para outro, mas o metal moderno com influências fortíssimas de Thrash e, cada vez mais, Death Metal que é apresentado neste EP é facilmente o melhor trabalho dos joseenses. A produção certeira de Friggi Madbeats deixa a sonoridade opressiva, como tem que ser num disco de Metal Pesado que se preze.
Após a já citada intro, o disco começa brutal com "Pray to Get Out", Metal bastante agressivo, cheio de blastbeats, contrastando com alguns toques mais cadenciados que trazem à mente aquele Carcass do meio dos anos 1990. Imagino o que vai ser esse esporro quando eles puderem tocar ao vivo! "Thorns of My Crown", na sequência, é o outro grande destaque do disco, com um muito bem-vindo toque de melodia nos vocais em meio ao ritmo um pouco menos acelerado da faixa. "Shallow Graves" é uma regravação do segundo disco, apresentada como uma dedicatória às vítimas do Sars-CoV-2, e a produção ainda mais pesada faz muito bem à música, frenética do início ao fim. O penúltimo som é o cover para "Forbidden Hate", do disco "Disturbing the Noise", do Attomica, e traz como convidados especialíssimos dois membros originais dessa clássica banda oitentista de Thrash Metal, André Rod no baixo e João Marcio na guitarra solo. A última música, "Macabre Amusement Park", é uma outro que traz de volta o tema da intro, fechando o ciclo ao mesmo tempo em que deixa aberta a pergunta: "será que o pesadelo acabou de verdade?"
Feita a avaliação do trabalho, o que posso deixar como veredito é: dá até gosto de indicar um trabalho feito com tanto cuidado, seja na produção sonora, visual e, claro, principalmente nas músicas. O LOCKFIST669 continua a executar um Metal denso e moderno no melhor sentido do termo, olhando para o futuro sem esquecer suas origens. Coisa de quem não é principiante e sabe o que deseja alcançar com seu trabalho. Altamente recomendado!
Contato:
facebook.com/lockfist669
Tracklist:
1. Pray to Get Out
2. Thorns of My Crown
3. Shallow Graves 2020 (For the Covid-19 victims)
4. Forbidden Hate (Attomica cover)
5. Macabre Amusement Park
Gravadora: independente.
Formação:
Renato Machado – Guitarra
Luiz Artur – Vocais
Rafael Leal – Baixo
Ascânio Andrade – Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps