Metallica: "Creeping Death", 36 anos do EP com um dos maiores riffs do thrash metal
Resenha - Creeping Death - Metallica
Por Mauro Cestarolli
Postado em 26 de novembro de 2020
Lançado em 23 de novembro de 1984, "Creeping Death" o lendário EP do METALLICA, marcaria em definitivo a história evolutiva do movimento thrash metal. O que é que mais te atinge em "Creeping Death"? Pare um pouco para pensar sobre isso. É aquela introdução estrondosa e estrondosa que dispara adrenalina em suas veias, indo direto ao ponto e estabelecendo o tom tumultuado desde a primeira nota da música? Talvez seja aquela seção intermediária que se afasta como golpes corporais de um boxeador peso-pesado e inclui o que poderia muito bem ser o vocal de gangue mais definitivo já gravado? A escala épica e o tom dos solos de guitarra? Os momentos de guitarra dupla que adicionam sofisticação e classe à retórica thrash?
Fosse o que fosse, ficou claro após o lançamento que "Creeping Death" era um território desconhecido para o METALLICA e o metal como um todo.
"Creeping Death foi uma das primeiras canções responsáveis pelo crescimento musical da banda, eu acho", reflete o guitarrista KIRK HAMMETT em transcrição feita pela "Loudersound" em setembro de 2017. "Foi uma das primeiras músicas escritas para o álbum ‘Ride The Lightning’ e foi um passo claro na direção certa. Foi tão pesado quanto qualquer coisa em ‘Kill 'Em All’ (o primeiro álbum da banda), mas em um nível técnico, colocamos muito mais na composição e no arranjo e tornamos isso mais exigente para nós mesmos, o que preparou o cenário para o resto do próximo álbum."
Embora a música obviamente tenha se tornado um clássico do METALLICA, a antiga banda de Hammett, EXODUS, teve um pequeno papel na criação desta obra-prima do metal...
"James (Hetfield, guitarra, vocal) e Lars (Ulrich, bateria) martelaram aquela música em um dia e então me chamaram para o espaço de ensaio," Kirk revela sobre a origem da música. "Eles chegaram ao riff de 'Die by My Hand' e começaram a sorrir para mim e eu ri porque eu estava com aquele riff rodando por tanto tempo e nós o usamos em uma demo do EXODUS, mas funcionou no ‘Creeping Death’ tão bem. Eu o escrevi quando tinha 16 anos, definitivamente ainda estava no colégio, e me lembro de pensar, 'Uau, isso é mais pesado do que muitas das bandas que eu escuto,' e pensei ter tocado em algo. Foi o primeiro riff que escrevi nessa esfera e sempre terei uma enorme afinidade com ele por esse motivo."
METALLICA "Creeping Death" VS EXODUS "Die by His Hand"
Talvez seja no cenário ao vivo que o "Creeping Death" solidificou sua reputação como dono de um dos maiores riffs da história do metal. De clubes suados em meados dos anos 80 aos estádios e espaços de destaque em festivais que ocupam hoje, "Creeping Death" perde apenas para "Master Of Puppets" no cânone do METALLICA na maioria das transmissões ao vivo de todos os tempos, e é regularmente escolhida para abrir o show ao vivo da banda.
"Missão cumprida, então!" ri Kirk. "É uma música que te atrai desde o início e nós começamos com ela por esse motivo. Você não tem que se construir; desde o primeiro segundo ela te puxa para dentro e o conjunto vai a partir daí. ", concluiu o guitarrista.
Ouça as faixas do EP "Creeping Death" em versões remasterizadas, lançadas na edição "Box Set Deluxe" do álbum "Ride The Lightning" (2016).
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/why-metallicas-creeping-death-is-one-of-the-best-riffs-of-all-time
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps