Bloodbath: o EP de estreia com uma constelação de músicos
Resenha - Breeding Death - Bloodbath
Por Alexandre Campos Capitão
Postado em 21 de novembro de 2020
O Bloodbath é um supergrupo sueco de death metal. O currículo dos seus membros e de ex-membros, enverga varal. Formado em 1998 pelos amigos Mikael Åkerfeldt (Opeth) nos vocais, Anders "Blakkheim" Nyström (Katatonia, Diabolical Masquerade) na guitarra, Jonas Renkse (Katatonia, October Tide) no baixo, e Dan Swanö (Edge of Sanity, Nightingale, etc.) na bateria.
No seu site oficial, eles descrevem de onde seu estilo provém "um tributo ao death metal que teve destaque no final dos anos 80". Seu primeiro lançamento foi o EP Breeding Death, com 3 canções, que teve uma aceitação entusiasmada quando lançado em 1999.
Breeding Death está em catálogo no Brasil, lançado de maneira grandiosa pelo selo Extreme Sound. Essa edição tem OBI, pôster, duas faixas bônus. Um item indispensável na sua coleção.
Breeding Death, que intitula o EP, inicia cadenciada, mas logo joga a garrafa na parede e o pau come. É bom ouvir Mikael Åkerfeldt guturando. A faixa é trampada, possui variações ricas, tem um refrão poderoso, e mostra que é old, but gold.
Na sequência, Omnious Bloodvomit eleva ainda mais o nível, deixando claro que o se o Bloodbath é uma brincadeira de amigos, certamente é uma brincadeira de gente grande. Faixa de tirar o fôlego.
Furnace Funeral é direta, mas também muito trabalhada. Um puta refrão com sobreposição de voz com grito. Uma quebrada no meio traz um teclado muitíssimo bem colocado. Posso jurar que foi ideia do Åkerfeldt.
As faixas bonus são versões demo nunca antes lançadas em cd.
Breeding Death e Omnious Bloodvomit mostram que a banda estava com as ideias muito desenvolvidas antes da gravação definitiva. As versões já estão em estágio muito avançado. Não se poderia esperar algo diferente, já que o Bloodbath é uma seleção de craques.
Breeding Death do Bloodbath é obrigatório. A polícia vai te parar e falar "documento do carro e o EP do Bloodbath". "Não tem? Está preso!"
Então, não vacila.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth


Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


