Bloodbath: o EP de estreia com uma constelação de músicos
Resenha - Breeding Death - Bloodbath
Por Alexandre Campos Capitão
Postado em 21 de novembro de 2020
O Bloodbath é um supergrupo sueco de death metal. O currículo dos seus membros e de ex-membros, enverga varal. Formado em 1998 pelos amigos Mikael Åkerfeldt (Opeth) nos vocais, Anders "Blakkheim" Nyström (Katatonia, Diabolical Masquerade) na guitarra, Jonas Renkse (Katatonia, October Tide) no baixo, e Dan Swanö (Edge of Sanity, Nightingale, etc.) na bateria.
No seu site oficial, eles descrevem de onde seu estilo provém "um tributo ao death metal que teve destaque no final dos anos 80". Seu primeiro lançamento foi o EP Breeding Death, com 3 canções, que teve uma aceitação entusiasmada quando lançado em 1999.
Breeding Death está em catálogo no Brasil, lançado de maneira grandiosa pelo selo Extreme Sound. Essa edição tem OBI, pôster, duas faixas bônus. Um item indispensável na sua coleção.
Breeding Death, que intitula o EP, inicia cadenciada, mas logo joga a garrafa na parede e o pau come. É bom ouvir Mikael Åkerfeldt guturando. A faixa é trampada, possui variações ricas, tem um refrão poderoso, e mostra que é old, but gold.
Na sequência, Omnious Bloodvomit eleva ainda mais o nível, deixando claro que o se o Bloodbath é uma brincadeira de amigos, certamente é uma brincadeira de gente grande. Faixa de tirar o fôlego.
Furnace Funeral é direta, mas também muito trabalhada. Um puta refrão com sobreposição de voz com grito. Uma quebrada no meio traz um teclado muitíssimo bem colocado. Posso jurar que foi ideia do Åkerfeldt.
As faixas bonus são versões demo nunca antes lançadas em cd.
Breeding Death e Omnious Bloodvomit mostram que a banda estava com as ideias muito desenvolvidas antes da gravação definitiva. As versões já estão em estágio muito avançado. Não se poderia esperar algo diferente, já que o Bloodbath é uma seleção de craques.
Breeding Death do Bloodbath é obrigatório. A polícia vai te parar e falar "documento do carro e o EP do Bloodbath". "Não tem? Está preso!"
Então, não vacila.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dado Villa-Lobos lança single inspirado nos netos, anuncia álbum e celebra 40 anos de "Dois"
O músico que faz Dave Grohl se sentir insignificante: "Um grão de poeira musical"
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
Solito e Casagrande, ex-jogadores do Corinthians, assistem show do Megadeth em São Paulo
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
Márcio Canuto prestigia show do Megadeth em São Paulo
O disco onde Eric Clapton deixou o heavy metal para trás; "não vão ter mais isso de mim"
A banda que deu esperança a Billy Idol, de acordo com o próprio
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Iron Maiden: Somewhere In Time é um álbum injustiçado?


