Celaris: estreia segura faz da banda um nome promissor

Resenha - In Hiding - Celaris

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes
Enviar Correções  

8

Diretamente da Carolina do Norte, na costa leste estadunidense, chega mais uma banda para engrossar o caldo de nomes do metal progressivo que vêm surgindo aos montes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apostando no estilo "djent" e tendo como diferencial uma mulher (Rachel Pappalardo) em uma das guitarras, o quinteto Celaris estreia em outubro seu primeiro álbum-quase-EP, In Hiding. Completam a formação Chris Hesla (vocais), Jon Pearson (guitarra), Dan Mungal (baixo) e Josh Rush (bateria).

Se a abertura "A Manfold in Paradise" mostra que eles pretendem apostar em vocais guturais bem metalcore e passagens melódicas típicas de grupos como Between the Burried and Me, Periphery e TesseracT, "Reprieve, Release" chega com mais ênfase no peso e "Regenerate" abusa da serenidade para construir um ápice que nunca chega - mas a situação é resolvida pela intensa "The Torus Separation".

"Hemostasis" é outro instrumental, desta vez mais curto e configurando uma ponte de verdade, agora para a pesada e também ótima "Hastur". E a breve jornada se encerra na notável "Escharotic".

O elemento mais marcante da música do Celaris é a alternância constante entre vocais melódicos acompanhados de dedilhados quase eletrônicos e guturais ritmados por riffs djent martelantes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum tem potencial para constar nas famosas listas de melhores lançamentos prog do ano, mas não vejo o quinteto como uma banda "pronta". Você nota nos arranjos uma certa inocência e uma busca por uma identidade que ainda não chegou. Mas o segundo trabalho deles - seja para quando for - tem alta possibilidade de dar o próximo passo natural, que é a evolução, o amadurecimento.

publicidade

Abaixo, a faixa "A Manifold in Parallel".

Track-list:
1. "A Manifold in Parallel"
2. "Reprieve, Release"
3. "Regenerate"
4. "The Torus Separation"
5. "Hemostasis"
6. "Hastur"
7. "Escharotic"

FONTE: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/celaris




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Slash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vícioSlash
Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício

Metallica: garoto de 10 anos destrói com Enter Sandman em programa de TVMetallica
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman" em programa de TV


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Cli336 CliHo Cli336 WhiFin CliIL