Celaris: estreia segura faz da banda um nome promissor
Resenha - In Hiding - Celaris
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 21 de outubro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Diretamente da Carolina do Norte, na costa leste estadunidense, chega mais uma banda para engrossar o caldo de nomes do metal progressivo que vêm surgindo aos montes.
Apostando no estilo "djent" e tendo como diferencial uma mulher (Rachel Pappalardo) em uma das guitarras, o quinteto Celaris estreia em outubro seu primeiro álbum-quase-EP, In Hiding. Completam a formação Chris Hesla (vocais), Jon Pearson (guitarra), Dan Mungal (baixo) e Josh Rush (bateria).
Se a abertura "A Manfold in Paradise" mostra que eles pretendem apostar em vocais guturais bem metalcore e passagens melódicas típicas de grupos como Between the Burried and Me, Periphery e TesseracT, "Reprieve, Release" chega com mais ênfase no peso e "Regenerate" abusa da serenidade para construir um ápice que nunca chega - mas a situação é resolvida pela intensa "The Torus Separation".
"Hemostasis" é outro instrumental, desta vez mais curto e configurando uma ponte de verdade, agora para a pesada e também ótima "Hastur". E a breve jornada se encerra na notável "Escharotic".
O elemento mais marcante da música do Celaris é a alternância constante entre vocais melódicos acompanhados de dedilhados quase eletrônicos e guturais ritmados por riffs djent martelantes.
O álbum tem potencial para constar nas famosas listas de melhores lançamentos prog do ano, mas não vejo o quinteto como uma banda "pronta". Você nota nos arranjos uma certa inocência e uma busca por uma identidade que ainda não chegou. Mas o segundo trabalho deles - seja para quando for - tem alta possibilidade de dar o próximo passo natural, que é a evolução, o amadurecimento.
Abaixo, a faixa "A Manifold in Parallel".
Track-list:
1. "A Manifold in Parallel"
2. "Reprieve, Release"
3. "Regenerate"
4. "The Torus Separation"
5. "Hemostasis"
6. "Hastur"
7. "Escharotic"
FONTE: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/celaris
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Linkin Park responde a uso de música pela administração Trump
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


