Marilyn Manson: O inconsistente We Are chaos
Resenha - We Are chaos - Marilyn Manson
Por Fabiano Rocha
Postado em 11 de setembro de 2020
O 11° álbum de estúdio de Marilyn Manson chega ao Mundo em meio a uma Pandemia global. Mas mesmo que a estética do Mundo contemporâneo nesse período pandêmico tenha sido explorada ao longo de toda a carreira do cantor, que sempre versou sobre apocalipse e caos, o trabalho não trás o que promete em seu título. O disco poderia ser perfeito para o atual momento, mas não é.
Marilyn Manson - Mais Novidades
WAC soa, em diversos momentos, como o esboço de uma idéia. O esboço de um conceito, um rascunho mal acabado. Mesmo com momentos bons, como a chiclete e envolvente "Perfume" e a balada gótica "Dont chase the dead", o álbum não envolve o ouvinte.
O início da parceria de Manson e Shooter Jennings, produtor e músico com trabalho voltado para uma espécie de southern-country-pop-synth-rock foi bem sucedida e aconteceu em 2018, quando Manson cantou na faixa "Cat People (Putting out fire)", a clássica oitentista de David Bowie. A dupla se saiu bem no cover, que ganhou o peso que o personagem Marilyn Manson trás a qualquer lugar que entra.
Depois da saída de Tyler Bates, em 2018, durante a turnê do disco Heaven Upside Down, naturalmente, ficou claro que Shooter ocuparia o lugar de produtor e parceiro de Marilyn na próxima empreitada, o que fez os fãs acreditarem que viria, desse arranjo, um trabalho "death-country", como os admiradores do cantor chamam o estilo musical que apareceu, diversas vezes, em sua discografia. Faixas clássicas como "Four Rusted Horses" e "Odds of Even". O ótimo cover de "Gods Gonna Cut You Down", lançado como single em 2019, com um clipe também de ótima qualidade, aumentou a expectativa de que Manson exploraria a sonoridade death country, usando mais seus graves, suas letras poderosas e uma produção mais voltada para algo como "American IV" (mesmo que GGCYD tenha sido produzida por Tyler, seu último trabalho na banda).
Essa expectativa é completamente frustrada em WAC, que é mais um disco industrial do que qualquer outra coisa. O country, como Manson disse depois do lançamento, está nos elementos e na abordagem, e talvez esse tenha sido o grande erro desse trabalho
Ninguém esperava um disco que superasse, em qualidade, o incrível Pale Emperor, de 2015, ou que fosse tão interessante e energético quanto o Heaven Upside Down. Mas todos esperavam que Manson fosse pra um caminho menos genérico e confuso.
WAC se arrasta por seus 50 minutos como uma demo que ainda precisa ser lapidada. Em diversos momentos, a produção de Shooter deixa a desejar, principalmente no tratamento que deu à voz, tornando quase impossível saber o que está sendo cantando em alguns momentos. Mesmo assim, o trabalho de bateria do novo membro Brandon Pretzborn, tem de ser citado como um ponto positivo do disco. O novato imprimiu sua personalidade, e deu um destaque inédito à bateria na discografia da banda. O baixo de Juan Alderete, que substituiu Twiggy em 2017 também é um ponto interessante do disco. Porém, mesmo com todo o potencial, WAC é inconsistente e esquecível. Mais uma peça pro boulevard de oportunidades perdidas por Marilyn Manson.
A parte mais relevante desse disco está na ausência gritante de Tyler Bates. Resta saber: Manson conseguirá, algum dia, fazer trabalhos consistentes e empolgantes como os antecessores de We Are Chaos novamente?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não suporta; "Só delírio sem direcionamento"
O guitarrista que para Herbert Vianna redesenhou a música, mas é desprezado por nossos leitores
Andre Matos: "Não estava preparado para cantar no Maiden!"

Resenha - We Are Chaos - Marilyn Manson
O clássico dançante e sombrio que ganhou uma versão rock and roll perturbadora
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



