Stooges: Finalmente, registro oficial de performance insana nos anos 70
Resenha - Live At Goose Lake - Stooges
Por Mauro Cestarolli
Postado em 11 de agosto de 2020
É inegável a importância da banda THE STOOGES, sobretudo para a turbulência causada pelo movimento do punk-rock no final dos anos 1970.
Já no registro de estreia, o "The Stooges (1969)", os Americanos de Detroit, extrapolam os limites da rebeldia, que até então, era uma das marcas registradas dos "THE ROLLING STONES" no rock.
O vocalista IGGY POP, com DAVE ALEXANDER no baixo, RON ASHETON na guitarra e seu irmão SCOTT ASHETON na bateria, criam um caos sonoro, que seria copiado nas próximas décadas por muitas outras bandas.
Pouco tempo depois, no verão de 1970, lançam seu segundo álbum, o polêmico, "Fun House", onde a ousadia inclui influências de free-jazz mesclado a um som pesado e irregular. Um registro feroz que foi pouco percebido na época.
Influência citada por artistas como, RAMONES, DAVID BOWIE, NIRVANA e JACK WHITE (The White Stripes), finalmente tem um registro oficial de sua performance ao vivo em 1970, lançado em CD, vinil e nas plataformas digitais em 07 de Agosto de 2020.
A gravação inédita, foi feita durante o "Goose Lake International Music Festival", uma resposta de um empresário de Michigan ao caos de Woodstock, com melhores instalações, melhor organização e melhor gerenciamento de palco. Na ocasião, os THE STOOGES tocaram para um platéia de aproximadamente 200.000 pessoas, em 08 de Agosto de 1970.
A preciosidade, foi encontrada quase por milagre em uma fita de 1/4 de polegada, na casa do engenheiro de som Jim Cassily após sua morte em 2005. O áudio foi cuidadosamente restaurado por Vance Powell (conhecido por seu trabalho com THE WHITE STRIPES), e masterizado por Bill Skibbe no Third Man Mastering.
A gravadora descreve no press release de lançamento, que o baixista DAVE ALEXANDER, devido ao nervosismo ou excesso de drogas ilícitas ingeridas antes do show, fica sem tocar uma única nota no palco à frente dos 200.000 participantes. E que por esse motivo, é sumariamente demitido por IGGY POP, imediatamente após o show.
Entretanto, a gravação mostra que isso não é totalmente verdade. Alexander é audível em várias músicas, especialmente "Loose" e "Dirt", apesar de tocar desleixado e fora do tom algumas vezes. Isso contrasta com o desempenho dos irmãos Asheton, que tocam de uma forma devastadora, e também com a performance de Iggy, que parece um homem possuído.
De qualquer forma, essa é a última apresentação da formação original dos THE STOOGES, e também a única gravada diretamente de uma mesa de som, onde eles tocam a totalidade de sua obra-prima "Fun House (1970)".
A nota de divulgação da "Third Man Records", descreve "Live At Goose Lake" como sendo "a Pedra de Roseta" para os fãs dessa banda seminal".
Nas palavras de Phil Alexander da revista "Kerrang!", o registro, "é mais do que um documento histórico e revelador. Enquanto sinaliza o início do fim da banda original, também confirma que, quando o rock'n'roll está no seu melhor, ele avança para um novo território e tem o poder de mudar a forma como pensamos e como nos sentimos. Live At Goose Lake é efetivamente um testemunho da libertação sônica".
Tracklist
1. "Intro"
2. "Loose"
3. "Down On The Street"
4. "T.V. Eye"
5. "Dirt"
6. "1970 (I Feel Alright)"
7. "Fun House"
8. "L.A. Blues"
FONTE: Thirn Man Records
https://www.thirdmanrecords.com/news/third-man-records-announces-the-stooges-live-at-goose-lake-august-8th-1970-out-on-vinyl-cd-and-digital-on-august-7-2020
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps