1 ano sem Andre Matos: Angels Cry, a maior obra do saudoso maestro
Resenha - Angels Cry - Angra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de maio de 2020
Lançado no dia 3 de novembro de 1993, "Angels Cry" é o primeiro disco de estúdio lançado pelo Angra. O álbum figura entre os maiores e mais importantes lançamentos da história do heavy metal nacional e abriu as portas para muitas bandas brasileiras no exterior.
O debut do Angra não tem um time, mas sim, uma seleção: o inesquecível Andre Matos nos vocais, a dupla Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt nas guitarras e Luís Mariutti no baixo. A bateria ficou a cargo do músico Alex Holzwarth, uma vez que o produtor Charlie Bauerfeind achou que o baterista e co-fundador Marcos Antunes não daria conta do recado. Alex gravou o álbum e Ricardo Confessori se tornou o baterista da banda após a gravação do disco.
A sonoridade do álbum traz um misto de power e prog metal, tudo obviamente feito com muita qualidade e cuidado. As influências de música clássica e brasileira também aparecem, dando um charme especial ao disco.
"Angels Cry" traz o maior sucesso do Angra, a espetacular "Carry On", que mesmo quase trinta anos após o seu lançamento, continua sendo uma música espetacular que nunca enjoa. A espantosa fusão de peso, melodia e técnica que iria caracterizar o trabalho do Angra tem em "Carry On" o seu principal expoente. Um clássico do metal mundial que mostra todo o potencial e feeling dos músicos envolvidos.
Outras obras que merecem destaque especial são a faixa-título, "Time", a maravilhosa "Never Understand" (a inclusão de "Asa Branca" no início é coisa de outro mundo), a pesada "Streets of Tomorrow" e é claro, o cover sensacional e improvável para "Wuthering Heights", de Kate Bush, que mostra toda a versatilidade dos músicos e o alcance vocal sobrenatural de Andre Matos.
O álbum marcou toda uma geração de fãs e músicos e é constantemente lembrado como o maior trabalho da carreira de Andre Matos, que infelizmente nos deixou em 8 de junho de 2019. O vocalista, que já havia gravado o memorável "Theatre Of Fate" com o Viper, cravou mais uma vez seu nome na história da música pesada com o excelente "Angels Cry".
A genialidade apresentada em "Angels Cry" é algo raro, tanto que o próprio Angra, apesar dos bons trabalhos lançados posteriormente, nunca fez um trabalho tão grandioso e influente. Um álbum magistral, repleto de qualidades que merece ser ouvido e elogiado sempre.
Obrigado, Angra, por essa obra magnífica.
Obrigado, Andre Matos, por nos brindar com seu talento.
Álbum: "Angels Cry"
Artista: Angra
Data de lançamento: 3 de novembro de 1993
TRACKLIST
"Unfinished Allegro"
"Carry On"
"Time"
"Stand Away"
"Never Understand"
"Wuthering Heights"
"Streets of Tomorrow"
"Evil Warning"
"Lasting Child"
LINEUP
Andre Matos - vocais
Kiko Loureiro - guitarra
Rafael Bittencourt - guitarra
Luís Mariutti - baixo
Alex Holzwarth - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps