Megh Stock: explorando ambientes jazzísticos em "Da Minha Vida Cuido Eu"
Resenha - Da Minha Vida Cuido Eu - Megh Stock
Por Jorge Felipe Coelho
Postado em 15 de maio de 2020
A primeira vez que vi Megh Stock foi em fevereiro de 2006 de forma impactante. Em uma promoção de jornal havia ganhado CD e ingressos para curtir a badalada turnê MTV Ao Vivo do Barão Vermelho que passaria pela Fundição Progresso, no Rio. Todos estavam ansiosos pela entrada do Barão, mas antes teríamos uma banda de abertura ainda pouco conhecida, chamada "Luxúria".
Foram cerca de quarenta minutos de apresentação em que, desde a entrada de Megh até a sua saída, eu e meus amigos presentes não conseguimos tirar a atenção daquele som de personalidade forte e da presença de palco da cantora de voz rasgada. Foi uma noite de um aguardado show onde a abertura foi ainda mais surpreendente. Depois disso, para conhecer melhor, comprei o ótimo disco do Luxúria e fui em shows da banda.
O grupo conseguiu um sucesso nacional colocando clipes na MTV, emplacando trilha sonora na novela Malhação e abrindo shows do Evanescence no Brasil em 2007. Contudo, fui pego de surpresa em 2009 com o rompimento da banda que sempre vi com grande potencial. Felizmente Megh Stock mostrou que haveria uma continuação com seu nome e uma abordagem sonora que fundia rock com jazz e blues.

Lançado em 2009, Da Minha Vida Cuido Eu é o primeiro álbum que leva o nome da cantora e compositora. Gravado pelos músicos que já estavam na antiga banda, das 12 faixas, 8 são assinadas exclusivamente pela vocalista e 4 por ela e seus parceiros. O disco investe na dinâmica musical pretendida por Megh e, diferente do tempo de Luxúria, traz muito sopro, cordas e piano. O naipe de metal dá as caras na faixa título, um bom jazz rock. "O Filme" e "Contra o Sol" são lindas baladas cantadas de forma suave por Megh e embelezadas por arranjos de cordas.
A nuance jazzística é ainda mais forte na música "Inveja" e sua sucessora e melhor faixa do álbum "Ele Se Sente Só". Aqui, a introdução lembra um clima meio "Clube de Cassino" e os ataques dos instrumentos de sopro e a linha de baixo são a alma da canção. Um rock direto é ouvido em "Personagens", momento do trabalho em que as guitarras falam mais alto e mostram de onde Megh veio.
Megh ainda lançou um outro trabalho com seu nome em 2011 e hoje tem se dedicado à sua família e fé religiosa em São José dos Campos, sua cidade natal. Eu curto o som pesado do Luxúria, mas gosto ainda mais desse trabalho que leva o nome da sua vocalista. O álbum deixa claro a personalidade multifacetada de uma compositora de alma e atitude rock n’ roll perseguindo tons mais swingados para seu quadro sonoro.
Faixas:
1."Da Minha Vida Cuido Eu"
2."Sofá Emprestado"
3."Mãos que Consertam"
4."O Filme"
5."Inveja"
6."Ele se Sente Só"
7."Lisos Abraços"
8."A Porta"
9."Contra o Sol"
10."Caderno de Riscos"
11."Personagens"
12."Feita de Papel (Faixa Bônus)"
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo:
https://radiocatedraldorock.com/?p=553
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eddie Van Halen lista e comenta seis álbuns que ele considerava essenciais



Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



