Finita: Dark, mas sem rédeas ou regras pré-estabelecidas

Resenha - Lie - Finita

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Val Oliveira
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Como é bom, sempre que possível, receber material de bandas nacionais que, incontestavelmente, se equiparam em qualidade de composição e produção com as estrangeiras. Sim, este EP "Lie", da sulista FINITA, é um autêntico deleite para os amantes do Dark Metal.

Chris Cornell: ele não dava sinais de que se mataria, diz esposaMetallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Ainda que eu tenha localizado a FINITA no gênero Dark, ela não se impõe rédeas ou regras pré-estabelecidas. Sim, além da roupagem soturna, o grupo se vale de passagens clássicas, linhas de vozes que vão do lírico ao Black Metal norueguês, agregando ainda passagens Doom, com nítidas referências do Solitude Aeturnus, Swallow The Sun e Ahab.

A vocalista Luana é um dos destaques, e que não pode passar incólume neste texto. A garota, além de um gosto musical apurada para a composição de suas linhas, demonstra muita versatilidade ao apresentar diversas nuances na sua atuação como cantora. Vocais líricos em profusão, se contrapondo aos guturais e screams, são a tônica de um trabalho irrepreensível. Anotem o nome dela, e não se esqueçam!

Tanto a produção do disco quanto a sua arte gráfica são muito eficazes, ao se conectar com o que é proposto no direcionamento musical. Desta forma, o material é aberto com "Holocaust", bem arrastada e com ênfase nos arranjos clássicos de piano. Nesta aqui já dá pra sentir o nível absurdo de Luana, e do trabalho de cordas.

"Doomsday" e "Valley Of Shadows" são as próximas, e permitem que o ouvinte perceba o vocabulário musical da banda. Enquanto a primeira é mais pesada, com referências ao Death Metal europeu, a segunda soa mais experimental, com arranjos complexos e que podem entortar os neurônios de alguns. Particularmente, dentre todas, "Valley Of Shadows" é a minha preferida, por se desfazer de qualquer tipo de amarra estilística. Ponto para os compositores!

"The Fall" é a próxima e, inclusive, ganhou um bem produzido videoclipe, com cenas extraídas de apresentações da FINITA na sua atual turnê. Pode-se dizer que "The Fall" é a mais comercial, contudo, meio que retoma a aura Dark/Doom na linha do Candlemass, da faixa de abertura. Então, pode-se categoricamente afirmar que "The Fall" e "Holocaust" possuem linguagens bastante similares.

"Ascension" fecha o EP com mais peso e menos espaço para a erudição. A impressão que me passou é que ela é o último capítulo de uma obra literária, algo trágico e poético como o legado deixado por Shakespeare. Exagero?! Ouça e depois conversamos a respeito...

Mais um lançamento de peso do pessoal da MS, que já nos prometeu para 2020 o segundo álbum da FINITA. Seguindo este caminho, e com a estrutura e equipe que hoje possuem, podemos estar diante do novo nome do Dark/Metal nacional a ser exportado para além mar.

FINITA - "Lie" (Eternal Hatred Records - 2018)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Finita"


Chris Cornell: ele não dava sinais de que se mataria, diz esposaChris Cornell
Ele não dava sinais de que se mataria, diz esposa

Metallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversasMetallica
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outrosAntes da fama
Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros

Roger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é TardeHit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revistaIron Maiden, História e Caos: o álbum KillersBurzum: Vikernes diz que não se arrepende de nada

Sobre Val Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336