Xentrix: banda inglesa de thrash retorna com grande disco
Resenha - Bury the Pain - Xentrix
Por Ricardo Seelig
Postado em 18 de agosto de 2019
O Xentrix surgiu na cidade inglesa de Preston em 1985 e lançou o seu primeiro disco, "Shattered Existence", em 1989. O grupo soltou ainda "For Whose Advantage?" (1990), "Kin" (1992) e "Scourge" (1996), e encerrou as atividades pouco tempo depois. Após uma breve reunião da formação original em 2006, que rendeu um giro pela Inglaterra com shows ao lado do Onslaught e do Evile, o retorno só foi efetivado em 2013 e com alterações no line-up.
O novo Xentrix é formado por Jay Walsh (vocal e guitarra), Kristian Havard (guitarra), Chris Shires (baixo) e Dennis Gasser (bateria). É um time dividido entre integrantes veteranos – Havard e Gasser ingressaram na banda em 1984 – e sangue novo – Havard entrou para o time em 2017 e Shires em 2013.
Musicalmente, o Xentrix foi um dos nomes pioneiros da união entre o thrash e o groove no cenário britânico. Esse modo de fazer metal foi mantido em "Bury the Pain", disco que marca o retorno do quarteto e saiu em junho. O álbum acaba de ser lançado no Brasil pela Hellion Records.
Produzido por Andy Sneap, "Bury the Pain" vem com dez faixas em pouco mais de 50 minutos e é um senhor disco. Riffs são cuspidos em profusão, a alquimia entra baixo e bateria é marcante e conduz um ritmo sempre forte, enquanto os vocais de Walsh (com um registro similar ao de Chuck Billy, do Testament) entregam a dose certa de agressividade. Melodias pontuais pontuam o thrash metal dos ingleses, que induz ao banging de maneira instantânea.
Com músicas muito bem construídas, o Xentrix marca o seu retorno com um CD que vai muito além de apenas agradar fãs saudosistas. A qualidade apresentada no novo álbum aponta para uma nova e promissora fase da banda, que parece enfim pronta para receber o merecido reconhecimento pelos serviços prestados. Pedradas como "Bleeding Out", "The Truth Lied Buried" e "The Red Mists Descends" comprovam isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


