Megadeth: o injustamente subestimado The World Needs a Hero
Resenha - World Needs a Hero - Megadeth
Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de julho de 2019
"The World Needs a Hero" é um dos discos mais marcantes da carreira do Megadeth, mas muito disso vem do simbolismo que ele possui e dos fatos que o cercaram. Nono álbum da banda norte-americana, é o único trabalho da formação Dave Mustaine, Al Pitrelli (que vinha de passagens por Alice Cooper, Savatage e pela Trans Siberian Orchestra), David Ellefson e Jimmy DeGrasso (o baterista estreou no anterior, "Risk"). Além disso, foi o último registro com Ellefson, que só retornaria ao grupo quase uma década depois, em 2010. E o mais importante: o álbum marca o final da primeira fase da carreira do Megadeth, que anunciou o encerramento de suas atividades em abril de 2002 devido a problemas no braço de Dave Mustaine. Outra curiosidade é que foi o primeiro álbum a contar com o mascote Vic Rattlehead na capa desde "Rust in Peace".
O álbum foi produzido por Bill Kennedy e pelo próprio Mustaine, e é um dos dois discos que o Megadeth lançou pela Sanctuary Records – o outro é "The System Has Failed" (2004). Sucessor do controverso "Risk" (1999), que dividiu público e crítica por trazer uma sonoridade mais mansa e que almejava alcançar um público além do nicho do heavy metal, "The World Needs a Hero" faz o caminho contrário e retorna à estética sonora do metal na maioria de suas doze faixas, com o Megadeth pegando características de discos passados – principalmente a trindade "Rust in Peace" (1990), "Countdown to Extinction" (1992) e "Youthanasia" (1994) – e as revisitando de maneira consciente. Isso fica evidente em canções como "Dread and the Fugitive Mind" (praticamente uma sequência de "Sweating Bullets") e na auto explicativa "Return to Hangar", que leva a banda de volta à clássica "Hangar 18".
Além disso, há elementos mais hard e uma performance instrumental primorosa e extremamente técnica, o que me agrada bastante. A abertura com a excelente "Disconnect" é um dos pontos altos, e o solo de Al Pitrelli nesta faixa é arrepiante. "Burning Bridges", "1000 Times Goodbye" a música título são outros destaques.
O Megadeth que se ouve em "The World Needs a Hero" é bem diferente do período inicial da banda e também do thrash metal para arena dos discos primeira metade dos anos 1990. É uma banda mais madura, que passava por problemas que não eram conhecidos fora do seu círculo interno e que estava estreando uma nova formação. Mesmo assim, o resultado alcançado em "The World Needs a Hero", ainda que distante do ápice dos momentos mais icônicos do quarteto, faz do disco um daqueles álbuns injustiçados pela época e pelo contexto em que foram lançados, mas que merecem uma nova audição onde o distanciamento proporcionado pelo tempo faz com que as suas inequívocas qualidades finalmente venham à tona.
O Megadeth precisava de um herói naquele início dos anos 2000. E Dave Mustaine agiu como um ao reformular a sua banda mais uma vez e gravar um álbum que a manteve viva em um dos períodos mais difíceis de sua carreira.
Outras resenhas de World Needs a Hero - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Membros do Megadeth celebram chegada de último disco da banda ao topo da Billboard
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Ronnie Von ativa modo super sincero e explica por que decidiu sair da RedeTV!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"
"The World Needs a Hero", a volta às origens que não salvou o Megadeth
O disco do AC/DC que transformou a vida do "perdido" Dave Mustaine
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine acredita que novo disco do Megadeth trará vida nova ao thrash metal
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Dave Mustaine diz que ex-membros do Megadeth falam mal dele na imprensa
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


