Bruce Springsteen: The Boss brilha em álbum solo orgânico e bucólico
Resenha - Western Stars - Bruce Springsteen
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 23 de julho de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quase 15 anos depois de Devils & Dust, o cantor e guitarrista estadunidense Bruce Springsteen, o eterno The Boss, retomou a simplicidade para lançar Western Stars, mais um disco totalmente solo - termo que aqui significa "sem o envolvimento de sua E Street Band".
Bruce Springsteen - Mais Novidades
E sendo um trabalho solo, ele é mais despretensioso, orgânico e acústico que os lançamentos que cria com sua tradicional banda de apoio. Boa parte da obra gira em torno da voz e do violão de Bruce e de cordas. Muitas cordas.
A boa notícia é que o músico não faz um uso enfadonho ou cafona desses instrumentos. Eles dão o pano de fundo certo para um disco com clima esperançoso, positivo e iluminado. Exemplo bom é o single "Hello Sunshine", a primeira a ser divulgada e que veio juntamente a um bucólico lyric video. Aliás, bucólico é outro adjetivo bastante apropriado para Western Stars.
Sua essência captura o espírito dos EUA em faixas que combinam com viagens por aquelas longas estradas desérticas, ou com as pacatas zonas interioranas da terra do Tio Sam. É como se nos transportássemos para os cenários daqueles filmes que marcaram nossa vida. Contribuem para isso os fortes elementos country encontrados aqui (incluindo o sotaque de Bruce, a suavidade dos violões e a utilização providencial do lap steel).
A maioria das faixas segue um ritmo sereno e lento, mas há espaço para peças mais animadas, como "Sleepy Joe's Café" e "Sundown". Outros destaques ficam por conta da característica faixa título; de "Somewhere North of Nashville", que mesmo sendo a mais curta, consegue concentrar de forma primorosa os elementos tradicionalistas que marcam o country do álbum; da altamente emotiva "There Goes My Miracle"; e de "The Wayfarer", que começa parecida com suas companheiras, mas eventualmente é enriquecida pela participação proeminente de metais.
Esta obra renderá ainda um documentário sobre sua criação; por outro lado, não resultará em turnê. Em vez disso, Bruce dedicará a segunda metade de 2019 à concepção de um novo disco, desta vez com a E Street Band - se seguir a linha dos lançamentos recentes do The Boss, tem tudo para dar certo.
Abaixo, o vídeo da faixa-título:
Track-list:
1. "Hitch Hikin'"
2. "The Wayfarer"
3. "Tucson Train"
4. "Western Stars"
5. "Sleepy Joe's Café"
6. "Drive Fast (The Stuntman)"
7. "Chasin' Wild Horses"
8. "Sundown"
9. "Somewhere North of Nashville"
10. "Stones"
11. "There Goes My Miracle"
12. "Hello Sunshine"
13. "Moonlight Motel"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/westernstarsbs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Os álbuns que Andreas Kisser mandou Derrick Green tirar pra ser guitarrista do Sepultura
O ponto fraco de Yngwie Malmsteen segundo Ronnie James Dio, em 1985


As duas músicas "safadas" de Bruce Springsteen e seus duplos sentidos
O vocalista que para Bruce Springsteen tem o mesmo "complexo de messias" que ele
Bruce Springsteen reconhece não gostar tanto de "Born in the USA"



