RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Lollapalooza fechou as portas para Ozzy Osbourne e inspirou a criação do Ozzfest

A marcante música do Sentenced que nos lembra como a vida é curta e deve ser aproveitada

O erro que os Beatles cometeram e que os Stones contornaram, e por isso estão tocando até hoje

Cinco músicas "diferentonas" gravadas pelo Metallica, em lista da Metal Hammer

A situação bizarra que incentivou Faith No More a gravar cover dos Bee Gees

O cantor de rock que encantou Giovanna Antonelli: "Ele fala abertamente sobre depressão"

7 imagens criadas com inteligência artificial a partir de letras da Legião Urbana

O dia em que quatro americanos enganaram a América do Sul fingindo ser os Beatles

Slash elege a dupla de guitarristas que são a essência do rock

A banda dos anos 60 que Mick Jagger se ofendia quando comparavam aos Rolling Stones

A banda de rock que Julia Roberts é tão fã que primeira dança com marido foi ao som deles

A música do Soulfly que tem violinos e foi inspirada pelo Led Zeppelin

O segundo maior artista de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath

Empresário detona fãs do Iron Maiden que não atenderam pedido da banda

A música do Queen que veio antes de "Bohemian Rhapsody" e Brian May considera sua maior obra


Stamp

Sepultura: Combinando referências musicais dos fãs de todo o mundo

Resenha - Chaos A.D. - Sepultura

Por Ricardo Cunha
Postado em 11 de julho de 2019

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Banda que dispensa apresentações. De toda forma, para iniciar uma conversa, é preciso de mote e, neste caso, começo admitindo que este foi um dos discos que mais ouvi na minha vida inteira. Assim, para falar sobre "Chaos", preciso de um exercício, o de tentar deixar de lado os preconceitos adquiridos ao longo do tempo, depois de tantos desgastes envolvendo o grupo antes e depois da saída do seu líder e a principal figura por trás da "mudança" de som da banda.

Sepultura - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Arise foi minha primeira experiência com a música extrema e, confesso, não sabia me situar em relação às guitarras ultra pesadas, à bateria agressiva e aos vocais guturais de Max. Mas em Chaos A.D., apenas um pouco mais experiente, já havia estabelecido identificação com o metal mais brutal e, musicalmente, me via representado no mundo pelo Sepultura.

Se até Arise, o grupo apenas copiava o som das bandas americanas, em Chaos A.D. bradava ao mundo que o metal poderia incorporar elementos musicais "nativos" de qualquer lugar do planeta. Parece que instintivamente se apropriaram de uma identidade, a partir da qual construíram a sua. E, ironicamente, esse olhar voltado para os sons da sua terra natal coincidiu com a mudança do Brasil para a cidade de Phoenix / Arizona (EUA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Chaos A.D., apresenta um grupo homogênio, mas criativamente aguçado. Nele, há músicas para todos os gostos e estilos. Pode-se dizer que, em canções como Refuse / Resist e Territory, o sangue latino parece haver catalizado a agressividade sonora do grupo, que estava enfurecido com o sistema. Mas, no exemplo mais flagrante da nova atitude, a banda compõe uma peça instrumental que seria o ápice das performances ao vivo, a acústica Kaiowas, que se mostra através de violões quase medievais aliados a tambores pesados (um tributo ao povo Guarani-Kaiowá, que cometeu suicídio em massa como resposta à incursão do governo brasileiro em suas terras). "Chaos" é caracterizado por ritmos significativamente mais lentos, estruturas mais diretas e percussões que assinalam uma mudança drástica na parte instrumental. Da mesma forma, só que, pelo inverso, o disco também dedica espaço para momentos hardcore (Manifest), punk (Biotech Is Godzilla) e industrial (Propaganda) que marcam outra mudança, a de perspectiva lírica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A escolha de Andy Wallace como produtor do disco provou-se certa. Ele optou por capturar a energia da banda tocando ao vivo no estúdio, ao invés do método tradicional em que as músicas são gravadas em camadas e depois submetidas a sucessivos overdubs. O resultado é o álbum mais cru e com maior senso de urgência feito pelo grupo até aquele momento.

Provavelmente, os caras pensaram em fazer algo que chamasse a atenção dos gringos, mas o fato é que acabaram por impressionar a muito mais gente fora da América do Norte e, não apenas por utilizar elementos da música brasileira, mas principalmente, pela forma como combinaram as referências musicais dos fãs de todos os lugares do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Cunha

Editor no site Esteriltipo - Marketing de Conteúdo.
Mais matérias de Ricardo Cunha.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS