ZZ Top: nova compilação celebra os cinquenta anos do trio
Resenha - Goin' 50 - ZZ Top
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 06 de julho de 2019
Celebrando cinquenta anos de carreira, o ZZ Top anunciou no início de maio o lançamento de "Goin’ 50", coletânea que repassa toda a sua trajetória. O CD ganhou uma edição nacional pelas mãos da Warner Music e é uma boa pedida para quem quer conhecer mais sobre o trio texano formado pelo vocalista e guitarrista Billy Gibbons, pelo baixista Dusty Hill e pelo baterista Frank Beard.
ZZ Top - Mais Novidades
Existem duas maneiras de avaliar "Goin’ 50". A primeira é positiva, pois, por incrível que pareça, a maioria dos álbuns do grupo não estão em catálogo ou simplesmente não ganhou edições nacionais. Isso, por si só, já faz desta compilação um item meio que obrigatório para quem quer ter um item legal do ZZ Top na coleção. O tracklist passeia pelos principais hits dos barbudos do Texas como "La Grange", "Tush" (com a mixagem original e não com aquela remasterização exagerada que apareceu anos atrás), "Cheap Sunglasses", "Sharp Dressed Man", "Legs" (igualmente na versão mais crua presente em "Eliminator", de 1983, e não na que possui uma sonoridade mais eletrônica e que geralmente aparece nas coletâneas), "Got Me Under Pressure" e por aí vai. A principal ausência nesse sentido é "Gimme All You Lovin’", provavelmente o maior hit da banda, e que não consta entre as faixas.
Merece destaque também a inclusão de músicas de discos não tão celebrados como "Antenna" (1994, com "Pincushion"), "Rhythmeen" (1996, com "What’s Up With That"), "XXX" (1999, com "Fearless Boogie") e "Mescalero" (2003, com "Piece"). O último trabalho do grupo, o ótimo "La Futura" (2012), marca presença apenas com o single "I Gotsta Get Paid".
A segunda forma de tecer uma opinião sobre "Goin’ 50" não é assim tão positiva, e por um motivo bem claro. Nos Estados Unidos e na Europa, esta coletânea foi lançada em CD triplo com cinquenta faixas, traduzindo de maneira quase literal o seu título. Além do tracklist maior montar um painel bem mais amplo do que é o ZZ Top e as diferentes fases que o trio passou ao longo de cinco décadas, ele traz também duas raridades: "Salt Lick" e "Miller’s Farm", ambas gravadas nos primeiros anos da banda, quando Billy Gibbons tocava com outros músicos e Dusty Hill e Frank Beard ainda não haviam ingressado no grupo. Essa não foi uma escolha da filial brasileira da Warner, uma vez que a versão em CD simples para todo o planeta possui o mesmo tracklist, mas bem que o público brasileiro poderia também ter a edição tripla com tudo que tem direito disponibilizada por aqui, certo? Me parece que a banda possui fãs em suficiente número em nosso país para justificar um lançamento com essa magnitude e cuidado.
Independente disso, o fato é que "Goin’ 50" é um excelente documento sobre a carreira do ZZ Top, e que, devido à escassez de edições nacionais dos álbuns da banda, ganha uma dimensão ainda maior aqui no Brasil.
Quem é fã, compra. Quem gosta de rock, aumenta o volume, ajoelha e joga as mãos para o céu, torcendo para que outros impossíveis cinquenta anos venham pela frente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Dave Grohl pagou internação de baterista do Corrosion of Conformity em rehab
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estilo
O dia que Ney Matogrosso e Caetano constrangeram Renato Russo na casa de Regina Casé
A icônica banda de rock anos 1990 que foi rebatizada por Tim Maia após levar processo



13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
O cover do ZZ Top que o Van Halen tocou pela última vez no Brasil
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



