Gojira: a mais perfeita definição do metal dos anos 2010
Resenha - Magma - Gojira
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 21 de junho de 2019
O Gojira é uma força da natureza. A banda francesa galga com vigor os degraus para se transformar em um dos maiores nomes do metal contemporâneo, e dá esses passos impulsionada por discos absolutamente incríveis. "Magma", trabalho mais recente do quarteto, saiu em 2016 e é mais um álbum incrível de uma banda sem igual.

Sucessor do igualmente impressionante "L’Enfant Sauvage" (2012), "Magma" foi gravado no Silver Cord Studios em Nova York e chegou às lojas em 17 de junho de 2016. Produzido pelo vocalista e guitarrista Joe Duplantier, mostra a banda caminhando naturalmente dentro da evolução de seu universo sonoro. O grupo, que é completado pelo guitarrista Christian Andreu, pelo baixista Jean-Michel Labadie e pelo baterista Mario Duplantier (ele e Joe são irmãos) talvez seja a mais perfeita definição do metal moderno, do modo de se fazer música pesada na década de 2010.
As dez faixas de "Magma" são densas, alternam andamentos rápidos com outros mais mid-tempo, apresentam riffs pesadíssimos, vocais ora guturais ora limpos e um trabalho rítmico cirúrgico. Um dos pontos principais da sonoridade do Gojira está na abordagem das guitarras, que despejam riffs que alteram de maneira quase simultânea acordes mais graves com rompantes onde os dedos descem pelo braço do instrumento e encaixam notas mais agudas. Isso é feito de maneira tão brilhante e criativa que imprime uma personalidade fortíssima para os franceses, e mostra que tanto Joe Duplantier quanto Christian Andreu compartilham influências que vão de horizontes tão díspares quanto Tom Morello e Euronymous. O groove é outro ponto forte, fazendo com que as composições pulsem em rompantes explosivos e quase orgásticos e contem com uma onipresença percussiva proporcionada tanto pelo baixo quanto pela bateria.

Há um certo clima sombrio e desolador nas canções de Magma, como se elas traduzissem de maneira musical o mundo atual. Uma desesperança, uma ansiedade que teima em ser contida enquanto escapa pelos poros, um sentimento de desespero que insiste em não passar. Black Sabbath, Metallica, Mastodon: no caldeirão de inspirações do Gojira, há espaço para referências das mais diversas épocas.
Aclamado como melhor álbum de 2016 pela Metal Hammer, principal revista do gênero em todo o mundo, e presente em inúmeras listas de melhores álbuns daquele ano, "Magma" é o disco mais maduro do Gojira. O nível de composição é assustador, enquanto a execução alia técnica e uma química profunda entre os músicos. O resultado só poderia ser um álbum acachapante, que destaca-se com facilidade da imensa maioria de discos gravada nos últimos anos e comprova o quanto o Gojira é uma banda à frente de seus pares.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Entre as músicas, preciso dizer que a canção de abertura, a fantástica "The Shooting Star", é uma das melhores que ouvi nos últimos anos. Aliando peso e melodia, apresenta a carta de intenções da banda com primazia e desloca o queixo do ouvinte até o chão logo de saída. "Silvera" aumenta o volume da agressividade e traz uma melodia que remete ao oriente e um bem encaixado clima épico. "Stranded" é o que o KoRn quis ser durante toda a vida e jamais conseguiu. A instrumental "Yellow Stone" soa como se Tony Iommi tivesse nascido nos anos 1990 e não no final da década de 1940. A canção que batiza o disco vem com uma parede densa de guitarras, um wall of sound que rebate ondas de melodias e grooves e tem elementos até mesmo de post-punk. O andamento meio Meshuggah de "Pray" é construído através de um arranjo crescente, enquanto "Only Pain" é groove metal na melhor definição do termo.

"Magma" é um disco completo gravado por uma banda de imenso talento e que não tem medo de explorar suas ideias. E que, justamente por isso, coloca-se como um nome sem igual no heavy metal atual. Do jeito que o Gojira vem crescendo e evoluindo, não há dúvidas de que estamos presenciando o nascimento de um gigante da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
Max Cavalera relembra a traumática morte de seu pai
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
A arriscada escolha do Titãs que Renato Russo não entendeu, mas eles estavam certos
O hit dos Engenheiros do Hawaii que disputou primeiro lugar com "Faroeste Caboclo"
Kiko Loureiro revela quais são seus álbuns preferidos (e nenhum é do Megadeth)

Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

