Stone Merrick: boa estreia de projeto desconhecido de prog
Resenha - Ruler of the Seas - Stone Merrick
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 24 de fevereiro de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que surpreendentemente não sei quase nada sobre este projeto. Tomei conhecimento dele por acaso, ao vê-lo mencionado em um site obscuro em meio a outros trocentos lançamentos recentes de heavy metal e derivados.
Foi necessário revirar o Google para descobrir que se trata de um projeto paralelo de Scott Sereboff, guitarrista da banda estadunidense Legacy (ambos os quais eu também nunca (ou)vi mais gordos).
Mas fato é que o Stone Merrick (nome criado a partir dos nomes do meio de cada um dos filhos de Scott) me conquistou com seu metal progressivo fartamente dosado com power metal e metal sinfônico. Eu poderia até dizer que eles sofrem grande influência do guitarrista iraniano Farzad Golpayegani, se ele não fosse outro músico com fama diametralmente oposta a de um Steve Vai.
Ruler of the Seas, lançamento de estreia deles, tem apenas oito faixas, mas quase metade delas superam os cinco minutos, rendendo uma boa quantidade de material sonoro, com direito inclusive a uma épica (aquela que não pode faltar num trabalho de metal progressivo).
"Lifeson's Chord", "Night Flight" e "X Marks the Spot" equilibram momentos progressivos com momentos acelerados de power metal. Já "Nightwish" (coincidentemente?) traz uma pegada muito mais sinfônica e tem na bagagem também os únicos vocais do disco, ora guturais, ora limpos e femininos (presumivelmente por Mary Zimmer).
Por outro lado, a outra metade do álbum concentra seus esforços mais na faceta progressiva, o que inclui "Aladdin", o encerramento "Mind of Darkness", o patinho feito "Agressive Narcissism" e a épica faixa título, que não aproveita seus 11 minutos para demonstrar toda a capacidade criativa do projeto.
Sendo um disco de um guitarrista, há um foco adequado neste instrumento, relegando a bateria e o baixo a papeis um tanto secundários. Você percebe em poucas escutadas que os executantes são talentosos, mas poderiam ter recebido o direito a mais criatividade nos arranjos (os únicos outros membros além de Scott e Mary que sabidamente participaram da obra são o guitarrista Timo Somers (Delain, Arrow Haze) e o tecladista Vikram Shankar (Redemption)).
Mas o brilho geral desta grata surpresa chamada Ruler of the Seas está garantido, e você vai querer ficar de olho no grupo - como, eu não sei, pois nem perfis nas redes sociais eles têm...
Track-list:
1. "Lifeson's Chord"
2. "Nightwish"
3. "Aladdin"
4. "Night Flight"
5. "X Marks the Spot"
6. "Ruler of the Seas"
7. "Aggressive Narcissism"
8. "Mind of Darkness"
Abaixo, a faixa "Lifeson's Chord":
Sou o autor. - Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/stonemerrick
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Max Cavalera elege as cinco músicas que definem a sua carreira
Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro
De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rock
A banda que fazia rock nacional dos anos 80 já nos anos 70
O Surto: "Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
A música que surgiu como anotação em caderno e virou um dos maiores hits dos anos 80
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil



