Expurgo: segundo disco consegue ser melhor ainda
Resenha - Deformed By Law - Expurgo
Por Mário Pescada
Postado em 03 de fevereiro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde o debut "Burial Ground" (2010) até "Deformed By Law" (2018) já se foram 8 anos. Para uma banda underground, praticante de um mais de um dos estilos mais extremos do mundo do rock, o grindcore, não é pouco tempo - algumas bandas acabam bem antes disso, mas o EXPURGO continuou seguindo em frente, apesar das adversidades.
Nesse período, foram diversos shows em tudo quanto era local possível de tocar, troca de baixista, splits, ep´s, coletâneas, participação em tributo, etc., sempre mantendo vivo o nome da banda e ralando, ralando muito.
Eis que, finalmente em 2018, depois da grande estreia que deixou o mundo da música extrema de olho no quarteto belo-horizontino, a banda enfim pariu seu segundo e tão aguardado disco, o excelente "Deformed By Law" (2018).
Se por um lado esses oito anos demoraram a passar, o disco, assim como seu antecessor, é bem conciso: 27 faixas brutas condensadas em 38 minutos sônicos, que parecem durar menos tempo ainda devido a tanto peso e velocidade.
O disco não é um "Burial Ground II", não mesmo. Foram dados importantes passos além: a arte da capa é mais caprichada, refletindo perfeitamente as sombrias letras do disco e a gravação ficou mais grave que a anterior, deixando o som mais encorpado. Mas o que mais gostei foram os vocais: Egon está urrando mais forte do que nunca, sem entretanto vociferar as palavras em blocos (dá até para seguir as letras do encarte enquanto ele canta) e Philipe, com mais participação nas faixas com seus gritos rasgados, deixa tudo mais doentio.
"Ah, mas eu não gosto de grindcore". Meu amigo, esse disco não é indicado apenas a quem gosta de grindcore, ele pode ser ouvido tranquilamente (se é que é possível ouvir uma bomba sonora dessas assim) por qualquer um que goste de música extrema. Fãs de NASUM, CUT UP, VOMITORY, FACADA, WORMROT, DEATH TOLL 80K, NAPALM DEATH, SUFFOCATION e TERRORIZER, por exemplo, tem aqui um prato cheio. Duvida? Então ouça "Victimized", "Dead As Fuck", "Nasty Gut Feast", "Classic Utopia Of A Junkie Ambience", "Morgue Despair", "Sadistic Executioner", "Agateophobia" e "Grey Waste III", isso só para ficar em algumas.
O disco saiu pouco antes da ida da banda ao exterior para participar da vigésima edição do festival Obscene Extreme, um dos maiores eventos de música extrema do mundo, na cidade de Trutnov, República Checa. A definição do som da banda pelo festival foi: "um grindcore cheio de energia com elementos de death metal old-school e com a raiva incontestável dos esquadrões latino-americanos". Imagino a reação dos gringos depois que presenciaram os caras ao vivo...
Sem dúvidas, ainda que tardia da minha parte, justiça seja feita: "Deformed By Law" (2018) foi um dos melhores discos de 2018.
Ouça o álbum "Deformed By Law" na íntegra:
Formação:
Egon: vocais
Philipe: vocais/guitarra
Anderson: bateria
Sérgio W. Vilhena: baixo
Faixas:
01 Silence
02 Victimized
03 Inhale Radiation Fumes
04 Carnivorous Eyes
05 Dead As Fuck
06 Xenon Pieces Swallowed
07 Interlude
08 The Taste Of Human Toxicity
09 Discurso do Cadafalso
10 Nasty Gut Feast
11 Classic Utopia Of A Junkie Ambience
12 All Substances Are Toxic Under The Right Conditions
13 Habemus Cannis
14 Deviled Mind
15 Morgue Despair
16 Lungs Decay
17 Devil Variation
18 Sadistic Executioner
19 Harmless Scares
20 Agateophobia
21 Atmosphere Of Horror
22 Deploring Connections
23 Global Suppuration
24 Grey Waste III - Malebolge
25 Walk Among The Dead
26 On The Edge
27 Obsolescence
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Alissa White-Gluz se manifesta sobre sua saída do Arch Enemy; "seguimos caminhos diferentes"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Dinheiro, banda e casamento: as perdas que fizeram Dee Snider acordar pra vida
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos
Quando Lobão sugeriu nome "Blitz", mas Evandro Mesquita recusou por motivo curioso
Herbert Vianna explica porque relação com a Paula Toller chegou ao fim
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



