Helloween: O EP que alguns dizem ter dado origem ao Power Metal
Resenha - Helloween EP - Helloween
Por André Domingues
Postado em 17 de janeiro de 2018
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após a participação bem sucedida na coletânea "Death Metal", em 1984, com as faixas "Metal Invaders" e "Oernst of Life", o grupo alemão Helloween lança o mini-LP auto-intitulado no ano seguinte. Muitos afirmam que a partir desse EP é que surgiu o Power Metal.
A abertura do "debut" fica por conta de Chris Botendahl que foi convidado para gravar a introdução. Chris cochila, acorda, liga o rádio e vai passando por estações de notícias, de rock e de repente pára em uma que toca o jingle "Happy Happy Helloween". Depois de arrotar, Kai Hansen entra em cena dando um grito seguido por uma introdução de show.
O clássico "Starlight" com seu refrão épico e melódico toma conta dos falantes. Sua letra fala sobre drogas, entretanto tem uma melodia alegre e cativante.
Em seguida, um a um os instrumentos entram na faixa: guitarra do Kai, do Weikath, baixo e bateria. "Murderer" tem uma bela palhetada matadora acompanhando as linhas vocais e um lindo solo "both"(Kai e Weikath solando juntos) melódico. A letra narra a história de uma assassino.
Já em "Warrior" as metralhadoras seguidas por tiroteios, sons de aviões e bombardeios introduzem a faixa que tem palhetadas sensacionais, baterista metralhando a caixa(simulando tiroteio) e uma cavalgada vibrante fazendo referência ao movimento frenético de guerra. Há também um belo duelo de solos.
Segundo Michael Weikath após o raio cair, Kai começa seu "rip of" de "Breaking the Law" só que em versão supersônica, já demonstrando a influência do Judas Priest nas composições de Hansen."Victim of Fate" tem ótimo refrão e "two hands"(solo feito com as duas mãos) executados por Kai e Weikath ao mesmo tempo. Na parte cadenciada da música há uma narração silenciosa e climática de Hansen seguida por sua gargalhada aterrorizante.
O ritmo nesse trecho lembra o riff inicial de "Heaven and Hell" do Black Sabbath, sem contar o ótimo trabalho de bateria de Ingo com muita pegada, velocidade e variações rítmicas.
Fechando o EP vem "Cry for Freedom" com sua introdução de solos(os quais lembram muito a música "Doctor Doctor" do UFO) e em tom de balada épica. Em seguida, o clima muda para frenético, corais épicos de fundo e refrões rápidos fazem parte da música.
Estréia em grande estilo para a banda que mais tarde criaria o Metal Melódico.
Ano: 1985
Gravadora:Noise Records
Formação:
Kai Hansen(vocals, guitars)
Michael Weikath(guitars)
Markus Grosskopf(bass)
Ingo Schwichtenberg(drums)
Helloween EP
1. Starlight(Weikath/Hansen)5:18
2. Murderer(Hansen)4:26
3. Warrior(Hansen)4:00
4. Victim of Fate(Hansen)6:38
5. Cry for Freedom(Weikath/Hansen)6:03
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum


Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Helloween: Eliran Kantor e Marcos Moura transformam "Giants and Monsters" em obra visual
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


