Trivium: A banda por algum motivo não sabe mais como quer soar

Resenha - Sin and the Sentence - Trivium

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Júlio Brazão
Enviar correções  |  Ver Acessos

Enfim lançado em 20 de outubro, em todas as plataformas digitais. A banda traz seu mais novo trabalho recheado de técnica e referências musicais pra todos os lados.

Em 10/10/2006: Trivium lançava o álbum "The Crusade"Fotos de Infância: Janis Joplin

Antes do lançamento propriamente dito, a banda disponibilizou teasers no YouTube com depoimentos dos membros que mais pareciam uma desculpa ou justificativa para o que estava para vir.

Segundo o baixista, Paolo Gregoletto em um desses vídeos, o novo trabalho era algo sobre deixar um legado para a industria musical, que aliás é bem curioso pois geralmente artistas compõem e fazem trabalhos pra se expressar, falar do que sentem, das experiências que vivem, seja na estrada, seja em casa ou em qualquer outra circunstância da vida.

O que deixava aparente que a banda queria de alguma forma já de antemão justificar todo o trabalho que estava por vir. Disponibilizavam pedaços quase irreconhecíveis de músicas ou até de "layers" de gravação e toda aquela artimanha usada pra elevar a expectativa das pessoas em relação a algo.

Enfim divulgado o álbum, o que fica claro é que a banda por algum motivo não sabe mais como quer soar. Todas as músicas seguem uma linha de progressividade excessiva que chega ao ponto de não deixar o ouvinte com uma mísera memória depois de ouvir o álbum de tantas mudanças que as faixas trazem.

Ora flertam com algo mais extremo, ora com sonoridades mais smooth, vocais variam do gutural ao sussurro suave, quase como alguém querendo falar algo no seu ouvido, e não! Essa não é a descrição do álbum em geral, todas as faixas passam essa sensação!

O TRIVIUM é uma banda com uma qualidade técnica inquestionável, todos os seus músicos tem capacidade de executar os mais variados tipos de vertentes existentes na música e no metal em geral, mas pra fazer uma música de verdade é preciso ter coerência, e esse álbum deixa a desejar nesse sentido.

Outra consequência dessa variação extrema de atmosfera nas músicas é a sensação de que em cada música existe um quebra-clímax na hora de ouvir. Começam com um riff matador de heavy clássico e logo trocam a música pra algo mais leve, parecido com grunge, e quando você tá se acostumando com aquela variação, já vem outra variação, com outro ritmo e de repente você não faz mais a mínima idéia do que tá acontecendo.

Talvez toda essa tentativa de parecer uma banda versátil, seja pela falta de foco, seja na hora de compor, ou seja na hora até mesmo de escolher um membro fixo pra ficar no comando das baquetas, visto que o TRIVIUM troca de baterista como quem troca de cueca.

Da banda que lançou trabalhos épicos como Shogun, Ascendancy e In Waves, hoje resta esse último trabalho, que mais parece uma coletânia de lições de instrumentos musicais voltados para o heavy metal. "Aprenda vários ritmos e seja uma lenda do rock, basta comprar este DVD com video-aulas e lições práticas".

A banda não lança trabalhos repetidos, desde o seu primeiro trabalho, Ember To Inferno de 2003 a banda vem evoluindo e variando a sua sonoridade, apenas pecou em querer talvez querer pegar tudo aquilo que os seus fãs queriam e resolver atender a todos os pedidos, como aquele músico de churrascaria que vai de Raul Seixas à Timbalada sem perder o "rebolado".

Pressão da gravadora? Desgaste depois de anos regados à "turnê-estúdio" num loop infinito? Não sabemos. Mas com esse último trabalho, a única impressão que o TRIVIUM deixa é que resolveu fazer um x-tudo misturando feijão com maionese e calda de chocolate.


Outras resenhas de Sin and the Sentence - Trivium

Trivium: The Sin And The Sentence é um ótimo trabalhoTrivium: unindo os elementos de sua música em um ótimo disco




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Trivium"


Em 10/10/2006: Trivium lançava o álbum "The Crusade"Trivium: vocalista posta versão de "Every Breath You Take"; assista

Metal: dez álbuns de metal que poderiam ter sido bons mas algo deu erradoMetal
Dez álbuns de metal que poderiam ter sido bons mas algo deu errado

Matt Heafy: Se não fosse pelo James Hetfield...Matt Heafy
"Se não fosse pelo James Hetfield..."

Indústria: quanto $$$ ganham as bandas do Time B do Metal?Indústria
Quanto $$$ ganham as bandas do "Time B" do Metal?


Fotos de Infância: Janis JoplinFotos de Infância
Janis Joplin

Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron MaidenFotos de Infância
Bruce Dickinson, do Iron Maiden

Fotos: confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1Fotos
Confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1

Musos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!Musos do Heavy Metal
Agora é a vez das garotas!

Guns N' Roses: álcool, drogas e intrigas nos primórdios da bandaGuns N' Roses
álcool, drogas e intrigas nos primórdios da banda

Eric Clapton: saiba mais sobre a doença que o acometeuEric Clapton
Saiba mais sobre a doença que o acometeu

Slayer: não é tão grande para ser headliner, diz batera do CannibalSlayer
Não é tão grande para ser headliner, diz batera do Cannibal


Sobre Júlio Brazão

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336