RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemFatboy Slim confessa ter se arrependido de conhecer David Bowie pessoalmente

imagemA influente banda que acabou causando a "separação" do Guns N' Roses

imagemQuando Roberto Carlos foi alfinetado por Raul Seixas, mas o Rei gostou do que ouviu

imagemO megahit dos Beatles inspirado em desenho de amiguinha do filho de John Lennon

imagemO grande amor de Renato Russo que durou pouco mas marcou sua vida para sempre

imagemOzzy Osbourne é contemplado com dois Grammy na edição de 2023 do evento

imagemAs polêmicas escolhas do Nirvana para o "MTV Unplugged in New York"

imagemAs 5 bandas confirmadas no Summer Breeze Brasil que não tocarão em outras cidades

imagemO hit da Legião Urbana que Renato Russo considerava "pretensioso e babaca"

imagemQuando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones

imagemNovo álbum do Angra será o melhor da era Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli

imagemA única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas

imagemLendário empresário do Kiss se manifesta sobre acusações de playback de Paul Stanley

imagemBeatles: O processo de gravação do "Let It Be", segundo o produtor George Martin

imagemKiss: Segundo Gene Simmons, Ace Frehley votou pela demissão de Peter Criss, em 1980


Def Leppard Motley Crue 2

Bob Dylan: valorizando seu "outro lado"

Resenha - Another Side Of Bob Dylan - Bob Dylan

Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 01 de outubro de 2017

Nota: 9

Em 1964, Bob Dylan encerrava sua fase folk com o álbum "Another Side Of Bob Dylan", o qual prenuncia, principalmente nas letras, aspectos que seriam, futuramente, valorizados pelo artista.

Talvez por estar situado entre o raivoso e engajado "The Times They Are A-Changin'" e o meio acústico/meio elétrico "Bringing It All Back Home", o álbum "Another Side Of Bob Dylan" sempre foi subestimado, principalmente pela crítica, dentro da extensa discografia do artista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lembrado, quase que exclusivamente, em coletâneas, pela canção "It Ain't Me Babe", apenas mais uma (e não das melhores) canção de adeus composta e gravada por Dylan, "Another Side..." traz os primeiros exemplos de originalidade lírica do artista.

Nos álbuns anteriores, Dylan já havia conquistado respeito como letrista e, de fato, sua lírica fazia por merecer. No entanto, o estilo de composição ainda estava atrelado à tradição folk norte-americana. Se hoje o compositor é visto, quase que unanimemente, como um verdadeiro exemplo de relevância literária no século XX, sendo, inclusive, agraciado com um Nobel, tal condição começa a despontar neste álbum.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As letras começam a adquirir um viés rebuscado, passando longe da abordagem direta de temas que acorria até então em canções como "Masters Of War", "Blowin' In The Wind", "Hard Rain's A-Gonna Fall" e "The Times They Are A-Changin'", para ficarmos só nos exemplos mais marcantes.

A obra de Dylan, principalmente, nesses anos iniciais, oscilava entre a seriedade e o humor, ecoando o antagonismo teatral tragédia/comédia. "Another Side..." dá prosseguimento a isto, porém, novos matizes são acrescidos. Canções como "Chimes Of Freedom" e "My Back Pages" podem ser, facilmente, associadas à escola literária do Simbolismo e ao movimento Beatnik. Lembram muito a abordagem poética de Rimbaud e de Allen Ginsberg. Imagem vêm e vão, num ritmo vertiginoso, entre os versos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No sentido humorístico, algumas canções do álbum trazem uma lírica que, também, foge de qualquer obviedade, remetendo, por sua vez, às escolas literárias do Dadaísmo e do Surrealismo, sendo que elementos da última também podem ser identificados no "lado sério". "Spanish Harlem Incident", "I Shall Be Free No. 10" e "Motorpsycho Nitemare" são exemplos neste caso. Futuramente, tal viés adquiriria nuances herméticas, atraindo, como urubus sobrevoando carniça, teóricos da conspiração sobre o artista, numa desesperada tentativa de exegese, talvez procurando chifres na cabeça de égua. Talvez não.

Aqui, todavia, podemos seguir pistas rumo a uma auto-ironia, um certo cinismo relacionado à cena folk, na qual Dylan havia sido alçado ao pedestal e, até mesmo, toques sobre a jovialidade e o "desencanamento" do rock inglês, os quais, ele "traria de volta pra casa" no álbum seguinte ("Bringing It All Back Home" que, em tradução literal quer dizer "trazendo tudo isso de volta pra casa").

Mesmo em um momento convencional, como podemos perceber em "Black Crow Blues", um blues levado no piano, não há como não imaginarmos cenas que assombravam Van Gogh pairando sobre harmonia e melodia.

Uma característica que sempre foi marcante no trabalho de Dylan é o ressentimento do eu lírico direcionado a certas relações pessoais, sejam elas efetivas ou não. "Like A Rolling Stone" é o exemplo mais claro, mas também poderíamos citar "Positively 4th Street" e "Just Like A Woman". "Another Side..." neste sentido, nos traz "Ballad In Plain D", uma epopeia de mais de 8 minutos abordando seu rompimento com Suze Rotolo, sua namorada até então. Nunca tanta roupa suja foi lavada numa canção popular. Dylan destila, sem dó nem piedade, todo ressentimento, raiva e mágoa possíveis ao rompimento e, principalmente, à mãe e à irmã de Suze, apontadas por ele como as responsáveis pela separação. Golpe baixo dirão alguns. Muita coragem em expor questões pessoais dirão outros. Nunca mais elementos pessoais foram por ele, diretamente, demonstrados através de sua arte.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando começou a fazer uso de instrumentos elétricos e acompanhamento de banda em suas gravações, Dylan foi execrado pela mesma comunidade folk que, antes, o endeusara. Tornou-se, assim, o primeiro "traidor do movimento" na história do rock, por não se acomodar à fama e à bajulação. Não foi perdoado por seus bajuladores, por ter esnobado a condição que eles endossavam. Instrumentos elétricos à parte, a temática folk, aqui, já havia ficado para trás. Liricamente falando, a "fase elétrica" de Dylan é um desdobramento desse fascinante "outro lado" que Dylan começou a nos mostrar, mas só se faria evidente revestido nos altos decibéis de uma guitarra elétrica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tracklist do CD:
1."All I Really Want To Do"
2."Black Crow Blues"
3."Spanish Harlem Incident"
4."Chimes Of Freedom"
5."I Shall Be Free No. 10"
6."To Ramona"
7."Motorpsycho Nitemare"
8."My Back Pages"
9."I Don't Believe You"
10."Ballad In Plain D"
11."It Ain't Me Babe"

Gravadora: Columbia Records

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

Rolling Stone: lista das melhores músicas sobre sangue


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock'n'roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.
Mais matérias de Claudinei José de Oliveira.