GLAY: banda troca o experimentalismo pelo som antigo
Resenha - Summerdelics - GLAY
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 18 de agosto de 2017
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde 2014, quando lançou o bom Music Life, o quarteto de pop rock japonês GLAY vinha emplacando músicas inéditas em trilhas de animes, eventos esportivos e comerciais. Eis que, em 2017, resolvem juntá-las com outras mais novas em um disco, Summerdelics, seu décimo quarto.
Nitidamente um trabalho de "volta às raízes", o álbum vê a banda retornar ao som mais simples e despretensioso dos anos 2000. Isso não quer dizer que o lançamento é ruim. Não, não, longe disso. O GLAY nunca foi menos do que razoável. O problema de Summerdelics é que seus três predecessores (Justice, Guilty e o já mencionado Music Life) exibiam um direcionamento musical mais elaborado e que, no geral, estava funcionando muito bem.
Mas o que prevalece neste lançamento são aquelas faixas bem glayanas mesmo. Difíceis de descrever em palavras, só quem conhece sabe do que estou falando. Tem aquele tom de música de anime infantojuvenil, mas com uma roupagem ainda adulta. Isso fica ainda mais curioso quando percebemos que o guitarrista Takuro não ficou responsável pela maioria isolada das composições e letras, como normalmente se fazia. O outro guitarrista, Hisashi, ganhou considerável espaço, fora as contribuições esporádicas do baixista Jiro e o vocalista Teru.
Ainda sobrou espaço, graças a Dio, para faixas mais elaboradas, como a ótima "Seija no Inai Machi". E mesmo entre as mais do mesmo, qualquer um se anima com "XYZ", "Heroes" ou "Lifetime".
Summerdelics é a banda sinalizando o fim de sua frutífera aventura musical e o retorno ao som de sempre, que não é ruim, mas não traz nada de novo. Talvez o melhor caminho teria sido sentar no estúdio e escrever tudo do zero, em vez de aproveitar trabalhos compostos isolada e esporadicamente nos últimos anos.
Abaixo, a faixa "Supernova Express 2017":
Track-list:
1. "Sin Zombie"
2. "Binetsu Agirl Summer"
3. "XYZ"
4. "Chou Onsoku Desutini"
5. "Ronguran"
6. "The Other End of the Globe"
7. "Desutopia"
8. "Heroes"
09. "Summerdelics"
10. "Sora ga Aozora de Aru Tame Ni"
11. "Scoop"
12. "Seija no Inai Machi"
13. "Supernova Express 2017"
14. "Lifetime"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Baterista afirma ter orgulho do álbum "Native Tongue", do Poison
Dinho Ouro Preto diz que primeiros discos da Legião são mal gravados e explica motivo
A banda que o lendário Jimi Hendrix chamou de "maior de todos os tempos"
O arrependimento de Max sobre algo que poderia ter salvo formação clássica do Sepultura



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



