Mensageiros do Vento: Transcendendo a questão de "rótulos"
Resenha - Anunnaki - Mensageiros do Vento
Por Carlos Garcia
Postado em 08 de fevereiro de 2017
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mensageiros do Vento: Anunnaki, a Ópera Rock em desenho animado, mostra que a arte não tem fronteiras, e não tem limites, e com certeza, em todo lugar podemos apontar algum artista que produziu, ou está produzindo algo relevante e criativo. E essas palavras se aplicam bem a esta obra, "ANUNNAKI – MENSAGEIROS DO VENTO", primeira Ópera Rock em desenho animado do Brasil. produzida na Bahia, o projeto demorou 4 anos para ser concluído, e foi patrocinado pela Secretaria de Cultura daquele estado.
A história contida na obra, é inspirada nos estudos de Zecharia Sitchin e outros grandes pesquisadores da civilização Suméria, a primeira civilização humana conhecida. As tabuletas Sumérias, traduzidas há pouco tempo atrás, representam o mais antigo registro histórico conhecido, e apresentam uma versão bem surpreendente e desafiadora para a origem da humanidade. Podemos perceber que muitas coisas traduzidas nessas antigas tabuletas inspiraram outros relatos, inclusive bíblicos (o dilúvio, e a coleta dos pares das espécies do planeta), e também remetem a teorias, artigos e livros sobre a vida na terra ter vindo de outro planeta.
A trilha sonora do filme é composta por 28 faixas, e o pacote consiste em um DVD com o filme, e também um CD duplo, com a trilha. Para uma apreciação completa da história, recomendo ver o DVD primeiro, aonde a história vai sendo contada em forma de Ópera Rock, tendo vários personagens que vão ilustrando a saga, que de acordo com as tabuletas, os ANUNNAKI (palavra que significa "aqueles que do céu para a terra vieram") vieram para nosso planeta há milhares de anos em busca de ouro, metal que seria uma solução para salvar o seu planeta natal, NIBIRU, e criam a espécie humana, ao misturar seus genes com uma raça nativa, para fins de conseguir trabalhadores para as minas. Uma nova aproximação de Nibiru na atmosfera provoca então um dilúvio, quase exterminando a humanidade, que logo enfrenta outra ameaça: a disputa de poder entre os Anunnaki, o que deflagra uma guerra nuclear.
Os criadores do projeto são FABRÍCIO BARRETTO, que também fez os desenhos e dirigiu o filme, e seu irmão FABIO SHIVA, dupla responsável também por uma outra grande obra conceitual, de sua antiga banda, IMAGO MORTIS, o álbum "Vida – The Play of Change" (que descreve os 5 estágios de um doente terminal), e contaram com vários músicos convidados. O que podemos ouvir na trilha que envolve a história, é em sua maioria Rock Clássico e Rock Progressivo, com momentos que se aproximam do Metal (como em "Era de Gigantes", "Mensageiro do Criador" e "A Solução", esta com CARLOS LOPES, do DORSAL ATLÂNTICA), tendo toques de música folclórica e popular, sendo que a melhor maneira de apreciar por completo é vendo o filme, e também ouvir o CD acompanhando a história no encarte. Mas, depois da apreciada a obra como um todo, nada impede de ouvir o CD como qualquer outro, pois as músicas possuem esse formato de diálogos, mas estão construídas de uma forma que possuem elementos tradicionais, como refrãos e melodias que se repetem, tendo muitas músicas marcantes, e belos e memoráveis arranjos, que com certeza vão fazer você sair assoviando.
São 28 faixas, e, mesmo sendo difícil a missão, enumero alguns destaques, posso afirmar que o ouvinte ficará cativado e envolvido (hipnotizado?) por temas como a abertura com "Abdução de Endubsar", envolta em arranjos acústicos e samples com teclados e flautas, resultando em uma canção envolta em um clima de surpresa e mistério, que vai desse início mais acústico, variando trechos mais Rock e levadas com groove; os riffs cativantes e Hard/Heavy em "A Solução"; e o que dizer da beleza dos arranjos acústicos de "Paraíso Perdido"? que ainda traz cativantes linhas vocais e refrão memorável, e um belo solo de guitarra.
A levada "Zeppeliniana" dos riffs de "Humana Experiência" e a grandiosa e pesada "Era de Gigantes", também saltam aos olhos e ouvidos, sendo que nessa parte final, no segundo CD, as músicas vão ganhando mais peso e tensão, perfeitamente de acordo com o desfecho da história, com os conflitos e iminente ameaça de destruição.
Um trabalho que transcende a questão de "rótulos", e penso que o MENSAGEIROS DO VENTO atinge o seu intento quando iniciou suas atividades, que era nos oferecer Rock para a mente, para o corpo e para a alma.
A obra foi disponibilizada completa no youtube, basta procurar pelo canal "Mensageiros do Vento", e pode ser adquirida no site do grupo, www.mensageirosdovento.com.br, que também possui perfil no facebook, e tanto no site como nessa rede social vocês poderão conferir muito mais detalhes.
Track List
CD1
Abdução de Endubsar
Crônicas de Nibiru
Notícias de um Mundo Distante
Eridu
Notícias de um Mundo Distante II
As Minas de Abzu
Rosto em Marte
Estação Lahmu
A Rebelião dos Anunnaki
A Solução
A Criação de Adamu
Paraíso Perdido
CD2
Viagem à Lua
Humana Experiência
Ka-in e Abael
A Era dos Gigantes
Algo Terrível está por Vir
Mensageiro do Criador
O Grande Dilúvio
A Difícil Arte de Recomeçar
Inanna e Dumuzi
O Retorno de Anu
As quatro Regiões
Babel
A Ira de Marduk
É o Fim
O Vento Maligno
Enuma Elish: O Princípio Celestial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


