Dozage: Mistura de Thrash Metal com Rock'n'roll
Resenha - Gravitational Collapse - Dozage
Por Michell de Oliveira Almeida
Postado em 02 de fevereiro de 2017
A banda brasileira Dozage foi fundada no ano de 2009, na capital do Espírito Santo, Vitória e essa banda foi um projeto que começou a ser idealizado em 2007 pelos guitarristas Bruno Matos e Danilo Lopes.
A banda tem como principal característica o velho rock n´roll e além desse estilo, tem como influência nas músicas o hard rock, heavy metal e o blues. O álbum "Gravitational Collapse" é o primeiro álbum da banda e começou a ser gravado em 2014, sendo concluído em dezembro de 2015. Foi gravado e produzido em 2015, por Igor Comério, no Estúdio Voadora (Serra-ES).
Para esse CD, a banda é formada por Bruno Matos e Danilo Lopes nas guitarras, Thiago Tonini nos vocais, Marcos Moraes no baixo e no comando das baquetas, Victor Santos.
O álbum traz 13 faixas, em 1 hora e 5 minutos. A primeira música do CD, é uma faixa de introdução que reúne diversos estilos, fazendo uma junção do de elementos bem parecidos com as músicas da banda Megadeth e com um som eletrônico, fazendo com que em apenas 28 segundos, a vontade de ouvir o CD aumenta.
A segunda faixa do álbum, "Ready to Thrill" começa arrasadora com a bateria de Victor Santos juntamente com os ótimos riffs de Danilo Lopes e Bruno Matos. Logo no início da música, o baixo de Marcos Moraes se faz presente e os vocais de Thiago Tonini juntamente com o refrão da música são grandes destaques, pois o refrão é fácil e com certeza faz todo mundo cantar "oh, oh, oh oh ready to thrill". Outro positivo vai para o solo de guitarra que é repleto de características do rock n´roll.
"I Want Rock" começa com riffs que lembram bastante os riffs executados por bandas como Deep Purple. A bateria de Victor Santos é bastante técnica, Thiago Tonini usa e abusa de sua técnica vocal na música e o refrão dessa música também é ótimo e facilmente de ser cantado várias vezes. O solo de guitarra mais uma vez rouba a cena, fazendo os apreciadores de solos técnicos irem à loucura.
A quarta faixa do álbum "Last Night", começa com os riffs de Danilo Lopes e Bruno Matos juntamente com o ótimo baixo de Marcos Moraes. A faixa apresenta grandes características do rock n´ roll e Marcos Moraes simplesmente rouba a cena com seu baixo e mais uma vez os vocais de Tonini são muito bem executados.
"True Love" começa com um ritmo mais lento, lembrando um pouco as músicas lentas de bandas como Whitesnake e essa faixa é muito bem executada pela banda, que esbanja técnica e uma sonoridade fantástica, fazendo qualquer apreciador de rock e principalmente amantes de um ritmo mais lento irem à loucura.
A sexta música do CD "Labyrinth" começa lenta assim como a faixa anterior, mas em torno de 1 minuto e 42 segundos, a atmosfera lenta da música dá a lugar a um som mais pesado e rápido, sendo que os riffs e solos executados por Bruno Matos e Danilo Lopes, juntamente com os vocais de Thiago Tonini, são destaques, fazendo os fãs de um bom rock n´roll irem ao delírio com mais uma ótima faixa desse CD incrível, que com certeza contribui muito para manter vivo o rock nacional.
A sétima faixa do álbum "Gravitational Collapse" "Madness of Soldier" começa com ótimos riffs e a bateria de Victor Santos que, nessa faixa, é mais rápida e brutal do que nas faixas anteriores. A faixa se destaca nos seus 7 minutos e 53 segundos, sendo que os agudos de Thiago Tonini em alguns momentos são muito bem executados e são grandes pontos positivos da música. E em torno de 4 minutos e 05 segundos, a faixa apresenta uma grande surpresa: riffs e ritmo que lembram muito o som do Megadeth, fazendo com que a faixa seja um dos grandes destaques do álbum.
"I Got Way" já começa com riffs destruidores, com o baixo de Marcos Moraes bem sincronizado com a bateria rápida de Victor Santos. Além das características típicas do rock n´roll, a faixa apresenta alguns efeitos ótimos e mais uma vez o refrão é incrível e faz com que o ouvinte cante sem parar.
"Reckless Mind" começa com a bateria de Victor Santos e alguns riffs de Bruno Matos e Danilo Lopes. A faixa começa com uma atmosfera mais sombria e lenta e aos poucos, o ritmo muda e em alguns momentos, o som executado pela banda Dozage é um pouco mais rápido, fazendo que a faixa seja muito atrativa para os ouvidos.
A décima faixa do álbum, "A Few More" mais uma vez começa com ótimos riffs e logo em seguida, todos os músicos estão tocando de forma extremamente precisa.
"Rearrange começa de maneira empolgante com seus riffs e logo em seguida, a bateria de Victor Santos entra em cena juntamente com os ótimos vocais de Thiago Tonini. A faixa tem alguns riffs executados por Bruno Matos e Danilo Lopes que lembram um pouco os riffs executados pelo super trio de guitarras do Iron Maiden, Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gears. O vocal de Thiago Tonini mais uma vez se mostra extremamente técnico e o refrão junto com o solo são grandes destaques.
"Just Follow the Line" é a décima segunda música do cd e é uma ótima faixa, pois ela tem diversas junções de ritmos que são executados com maestria pela banda.
A penúltima música do álbum, "Corrupted Society" começa de forma lenta, com o baixo de Marcos Moraes roubando a cena e logo em seguida, os riffs de guitarra de Bruno Matos e Danilo Lopes entram em cena para deixar os fãs insanos, pois eles misturam diversos elementos, como riffs de heavy metal, um pouco de thrash metal e rock n´ roll.
A última música do álbum é a que dá nome ao CD. "Gravitational Collapse" é a música mais longa do álbum e tem uma introdução com violão e depois dos 50 segundos, Danilo Lopes e Bruno Matos entram arrepiando com seus riffs e Victor Soares mais uma vez mostra muita técnica e velocidade com suas baquetas. A música simplesmente é um prato cheio para os fãs de um rock de qualidade, pois ela apresenta vários momentos, intercalando entre mais lentos e mais rápidos, sendo que os vocais de Thiago Tonini e o ótimo baixo de Marcos Moraes mais uma vez se destacam.
De maneira geral, o primeiro álbum de estúdio da banda Dozage impressiona pois é um álbum que, além de ter as características típicas do rock n´ roll, em alguns momentos a banda faz fusões com estilos diferentes, como heavy metal, thrash metal e blues. A banda Dozage é uma banda nova, mas com certeza com esse álbum, mostra que veio para ter seu espaço entre as grandes bandas de rock n´ roll.
Tracklist
1) Ready To Thrill
2) I Want Rock
3) Last Night
4) True Love
5) Labyrinth
6) Madness Of A Soldier
7) I Got Away
8) Reckless Mind
9) A Few More
10) Rearrange
11) Just Follow The Line
12) Corrupted Society
13) Gravitational Collapse
Outras resenhas de Gravitational Collapse - Dozage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps