Tamuya Thrash Tribe: versão crua e brutal da história brasileira
Resenha - Last of the Guaranis - Tamuya Thrash Tribe
Por Junior Frascá
Postado em 05 de novembro de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pois bem, Luciano Vassan - Vocais, guitarras; Leonardo Emmanoel - Guitarras; J. P. Mugrabi - Baixo; e Bruno Rabello - Bateria conseguiram lançar uma das maiores obras do metal nacional contemporâneo. Desde a apresentação gráfica, passando pelas parte musical e lírica, tudo beira a perfeição em "TheLast of the Guaranis", primeiro álbum completodo TAMUYA THRASH TRIBE, do Rio de Janeiro.
O trabalho é tão intenso, agressivo e emocional, que leva o ouvinte a uma viagem sem precedentes, de uma forma intensa e introspectiva. Isso porque o thrash metal do quarteto, que também traz alguns elementos de death, aqui é aliado a um elemento cultural do povo nativo do Brasil, os índios, como já haviam feito bandas como SEPULTURA, em "Roots", e VOODOOPRIEST, em "Mandu", ambos trabalhos também seminais.
A ótima produção de Sidney Sohn Jr. também fez toda a diferença aqui, com tudo soando muito bem timbrado e forte. Além disso, Sidney também foi responsável pelas orquestrações, que dão um clima épico diversificado ao trabalho.
Mas há ainda aqui uma diversidade absurda de influências e instrumentos utilizados, com arranjos riquíssimos, e um bom gosto fora do comum.
Quanto aos elementos metálicos tradicionais, tudo é preciso: as guitarras exalam riffs e mais riffs classudos e pesadíssimos, acompanhados de uma cozinha técnica na medida certa, e o vocalista Luciano é um verdadeiro animal, urrando e deixando transparecer claramente todo o conteúdo sujo e emocional que o álbum carrega.
Além disso, o coral de crianças Guarani Mbya presente em "Oreru Nhamandú Tupã Oreru" é um dos pontos que chama a atenção, e embora pouco usual no estilo, casou perfeitamente com a canção; assim como as participações de Mário Mamede e Dudu Bierrenbach (do OGÃS DE CULTOS AFRO-BRASILEIROS) que fizeram as percussões em "Senzala/Favela" e "The Conjuration (Martyr)"; e o vocalista João Cavalcanti ,da banda carioca de samba CASURINA, em "Vinte e Cinco", só para citar algumas das participações especiais do disco.
A parte lírica do trabalho também é impressionante e bem construída, retratando uma realidade obscura, casando perfeitamente com o caos e a brutalidade sonora proposta pelos caras.
Dentre as 12 faixas aqui presentes, é impossível citar destaques, pois, como já ressaltado, todas são excelentes, merecem audições apuradas e com a devida atenção, sendo que a cada uma delas é possível se descobrir novos e novos elementos que as tornam ainda mais instigantes.
E sem contar que essa versão ainda traz um CD bônus, contendo o EP "United", remasterizado e com baixo e bateria regravados, e vem em um belíssimo digipack diferenciado, em tamanho comum para DVDs, e com uma belíssima e forte arte gráfica, de Isabelle Araújo.
Ou seja, trata-se de uma obra para orgulhar cada headbanger brasileiro, que traz em sua essência um pouco da história esquecida (muitas vezes forçada, graças à "síndrome de vira-lata" que assola grande parte de nossos conterrâneos) de nosso povo, e que certamente será lembrada como um marco na história do metal nacional. IMPERDÍVEL!
The Last of the Guaranis - Tamuya Thrash Tribe
(Nacional - 2016)
Músicas:
CD 1: "The Last Of The Guaranis":
1. Oreru Nhamandú Tupã Oreru
2. The Voice of Nhanderu (Von)
3. Brado de Xangô
4. Senzala Favela
5. The Last Ball of the Empire
6. The Lastof the Guaranis
7. Vinte e Cinco
8. Violence and Blood
9. A Call from Xapuri
10. The Conjuration (Martyr)
11. Uratau's Cry
12. Háhé'm
CD 2: "United Remastered":
1. Immortal King
2. Agonising and Insufferable
3. 1814
4. Missions
5. Uti Possidetis
6. Tamuya
7. Immortal King (versão acústica)
8. Tamuya (versão acústica)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


