Claustrofobia: Brutalidade à flor da pele em excelente novo álbum
Resenha - Download Hatred - Claustrofobia
Por Junior Frascá
Postado em 21 de setembro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde 2009, com "I See Red", o CLAUSTROFOBIA, que já era ma grande banda de nosso underground, vem galgando, degrau a degrau, uma evolução surpreendente em sua carreira, como já ficou claro no excelente "Peste", de 2011. E agora, após uma longa espera de 05 anos, temos um disco novo dos caras sendo lançado, desta vez pela Die Hard Records, e que comprova que a cada novo disco o quarteto se supera.
Claustrofobia - Mais Novidades
E a primeira constatação é: "Download Hatred" é o disco mais pesado da carreira do CLAUSTROFOBIA. Sim, a banda sempre primou pela agressividade em suas composições, mas dessa vez os caras exageraram. E muito!
Desde os primeiros segundos da faixa título é perceptível essa brutalidade sobressalente, com os elementos de death metal bem mais evidentes, aliados ao thrash que sempre caracterizou o som "malóka" dos caras. E é assim do começo ao fim do álbum, sem dar descanso em momento algum ao ouvinte, não havendo espaços para experimentalismos, como já fizeram anteriormente, por exemplo, na faixa "Nota 6,66", de "Peste". Aqui é porrada do começo ao fim, sem concessões.
O nível técnico que Marcus D´Angelo (vocal/guitarra), Douglas Prado (guitarra), Daniel Bonfogo (baixo) e Caio D´Angelo (bateria) chegaram também impressiona. Alias, Douglas, que substituiu Alexandre De Orio (que ficou na banda por 18 anos), tem uma grande performance, formando uma dupla matadora de guitarras junto com Marcus.
Além disso, a banda voltou a escrever suas letras em inglês, ao contrário do que ocorreu em "Peste", em que as letras eram todas em português. A exceção fica para a excelente "Curva", que conta com a participação (inclusive na composição) de Andreas Kisser, e "Paulada", bônus da versão brasileira, e talvez a faixa mais insana já composta pela banda, com várias influências de grindcore.
O álbum ainda traz as participações especiais de Moyses Kolesne, do KRISIUN, no solo de "Generalized World Infection", uma das mais porradas do disco, com uma levada que remete ao hardcore; e os vocais de Russ Russell e Shane Embury (NAPALM DEATH/LOCK UP) na fantástica "The Great Temptation", uma das melhores do disco, mais cadenciada, e feita para destruir o pescoço do pobre ouvinte, tamanho o peso e groove (o baixo de Daniel aqui faz toda a diferença) que dela exalam.
Alias, Russ (que já trabalho com nomes como NAPALM DEATH, DIMMU BORGIR, THE EXPLOITED, THE BERZERKER, AMORPHIS, NEW MODEL ARMY, LOCK UP e outros), também é o produtor do disco, que teve a masterização a cargo de Brendan Duffey. E ambos fizeram um trabalho espetacular, pois o disco soa matador, com timbres excelentes, e o peso muito bem equilibrado, com crueza e modernidade na medida certa.
Vale citar ainda a belíssima capa do disco, a melhor da banda até hoje, obra do artista Toshihiro Egawa, e que retrata muito bem toda a brutalidade e crítica à sociedade moderna aqui contida em forma de fúria musical.
Certamente um dos grandes discos de metal extremo de 2016, e que eleva ainda mais o nome do CLAUSTROFOBIA como uma das melhores bandas do metal contemporâneo deste país. IMPERDÍVEL!
Download Hatred - Claustrofobia
(Die Hard Records - Nacional - 2016)
1. Download Hatred
2. Blasphemous Corruption
3. Sinking
4. Generalized World Infection (Feat. Moyses Kolesne)
5. My Own Victory
6. The Greatest Temptation
7. Inverted Faith
8. Metal or Die
9. Curva (Feat. Andreas Kisser)
10. Paulada
Outras resenhas de Download Hatred - Claustrofobia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
A banda dos anos 1970 com a música mais épica da história, segundo Mikael Åkerfeldt
"Minha voz está fenomenal", diz Jon Bon Jovi em entrevista
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Todos os discos do Van Halen gravador por Sammy Hagar, do pior ao melhor, segundo o CRH
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
A diferença dos fãs de metal nos EUA e Europa e no Brasil, segundo produtor do ProgPower
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Com Robert Trujillo e Mike Muir, Infectious Grooves anuncia show comemorativo
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
Helter Skelter: a música que Charles Manson "roubou" dos Beatles
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
Por que Freddie Mercury não gostava de se comparar com John Lennon


10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



