Melechesh: black metal com melodia e influência étnica
Resenha - Enki - Melechesh
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 15 de fevereiro de 2016
A inserção de elementos étnicos ao heavy metal é responsável por alguns dos discos mais interessantes lançados nas últimas décadas. Do clássico "Roots" (1996) à bandas como o Orphaned Land, a adição de características da cultura local dos artistas (ou vindas de outras origens, não importa) imprime não apenas personalidade própria para as bandas, como também desvenda caminhos insólitos e improváveis para o metal, alcançando resultados, na maioria dos casos, excelentes.
O Melechesh é uma banda israelense na ativa desde 1993. O grupo já lançou seis discos, sendo "Enki", o objeto desta análise, o mais recente dos seus álbuns. Lançado em 27 de fevereiro de 2015, o trabalho é o sucessor de "The Epigenesis" (2010). A praia do Melechesh é um black metal que não tem receio algum de soar melodioso, porém faz isso de maneira bastante original, inserindo elementos da música mediterrânea, indiana e oriental. Como parâmetro de comparação, e apenas para isso, é um trabalho similar à associação do Behemoth à cultura egípcia em discos como "Demigod" (2004) e "The Apostasy" (2007), porém sem toda a pomposidade da banda polonesa.
"Enki" é um disco excelente. Daqueles álbuns que renovam a paixão de todo e qualquer headbanger pela música que faz parte da minha, da sua e das nossas vidas. A abertura com "Tempest Temper Enlil Enraged" já deixa clara a ambição e o objetivo da banda, que vai do peso, agressividade e velocidade do metal à riqueza e melodia da música oriental com extrema naturalidade, impressionando de imediato. Com canções excelentes e um primoroso trabalho de composição, o álbum possui uma musicalidade apaixonante e vibrante, fatores realçados pela produção primorosa. Sem exageros e sem precisar recorrer a elementos barrocos, o Melechesh alcançou um resultado final do mais alto nível.
Ainda que todas as faixas mereçam elogios, algumas acabam se destacando das demais. É o caso da já citada canção de abertura, "Multiple Truths", a sensacional "Enki - Divine Nature Awoken" e a divina "The Outsiders", uma viagem sonora de mais de 12 minutos de duração. Demonstrando toda a versatilidade e talento dos músicos, ainda somos brindados com "Doorways to Irkala", canção instrumental que explora a temática proposta por todo o disco e leva o ouvinte à uma região remota do Saara.
Excelente!
(Ah, e a capa é linda!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
O que João Gordo achou da Legião Urbana quando ouviu a banda pela primeira vez?
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
O baixista que John Paul Jones considera perfeito e sempre soube tocar na hora certa
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
A ácida opinião de Regis Tadeu sobre os vídeos recentes de David Coverdale e David Lee Roth
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
O álbum dos Titãs que rendeu dinheiro suficiente para Nando Reis comprar uma casa
A primeira impressão que Nightwish teve do futuro marido e pivô da demissão de Tarja


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



