The Allman Brothers Band: O clássico álbum de 1973
Resenha - Brothers and Sisters - Allman Brothers Band
Por Richely Campos
Postado em 10 de fevereiro de 2016
Quando as pessoas que você ama se despedem deste plano astral. O chão se move desenhando um abismo infinito onde seus medos corrompem as lembranças dos dias felizes.
Neste momento cabe a família, os amigos, as pessoas em geral e a si próprio. Ter a esperança que o presente e o futuro sejam prósperos. As cicatrizes do passado estarão tatuadas na mente, mas a dor que elas propõem estará curada, porque as imagens destes entes estarão para eternidade gravada junto ao peito.
Allman Brothers - Mais Novidades
Diante deste enunciado recomendo que todos ouçam o álbum "BROTHERS AND SISTERS" lançado em 1973 da clássica banda de southern rock "THE ALLMAN BROTHERS BAND". A capa do disco é a prova de que a família é à base de tudo na vida; como todos já sabem que o fundador da banda DUANE ALLMAN em 1971 falece tragicamente em um acidente de moto e em 1972 o baixista BERRY OAKLEY falece tragicamente em um acidente de moto. Portanto a capa do álbum contém a foto do filho do baterista BUTCH TRUCKS, na parte de trás a da filha de BERRY OAKLEY e no interior a foto da família de todos os músicos.
O álbum foi gravado no período de outubro a dezembro de 1972 e somente foi lançado em agosto de 1973. Em novembro de 1972 BERRY OAKLEY faleceu como havia dito, portanto ele tocou em duas músicas "WASTED WORDS" e na clássica "RAMBLIN’ MAN". Entrou na banda o baixista LAMAR WILLIAMS e CHUCK LEAVELL no piano.
Abrindo o álbum com a excelente "WASTED WORDS" um blues rock dançante, com elementos de boogie. Destaco o slide de guitarra de DICKIE BETTS e o piano de CHUCK LEAVELL lembrando o estilo rockabilly.
Em seguida um dos maiores clássicos da banda "RAMBLIN’ MAN" uma balada country rock sofisticada, base rítmica elementar, vocais enxutos e os solos nos minutos finais absurdamente respeitáveis.
"COME AND GO BLUES" a sonoridade desta música é perfeita. Introdução excelente, variações instrumentais elaboradas e os pianos valorizam o grau de excelência. Nesta canção observa-se a mudança no estilo da banda.
"JELLY JELLY" é um blues peculiar. Em certos momentos a guitarra de DICKIE BETTS assemelha com o estilo de B.B.KING e nos solos BETTS demonstra seus princípios técnicos com mais energia. O primeiro solo de piano na música reflete o jeito de tocar de JIMMY SMITH pianista de jazz primoroso.
"SOUTHBOUND" blues rock influenciado pela pegada dançante do funk, com solos vigorosos de BETTS ecoando perfeitamente dentro da canção.
"JESSICA" o clássico da banda. Conforme dito no início desta resenha que a família é à base de tudo. A prova audível desta afirmação se resume neste álbum através desta canção. Jessica é o nome da filha de BETTS, uma homenagem unicamente perfeita.
"PONY BOY" caracteriza-se por completo todo esse movimento sonoro atingível pelo estilo propriamente que a banda exerce. Instrumental vital e vocal saboroso. A preferida do álbum.
Outras resenhas de Brothers and Sisters - Allman Brothers Band
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí



A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


