Led no auge, ao vivo: o melhor show da banda
Resenha - BBC Sessions - Led Zeppelin
Por Diogo Araujo da Silva
Fonte: As Pipas (blog)
Postado em 13 de janeiro de 2016
A maior performance ao vivo de uma das maiores bandas da história do rock, o Led Zeppelin, é esta, vagamente conhecida por estar no disco 2 do álbum BBC Sessions.
Em geral os shows mais conhecidos do Led são os dos dvds oficias da banda, ou inúmeras performances isoladas, piratas e quase sempre de qualidade de gravação duvidosa ou ainda o álbum triplo How the west was won. Nenhum desses shows chega aos pés do show no Paris Theatre em 1971.
As razões são claras. A banda estava no auge: era a época (prévia) do lançamento do álbum IV, aquele que tem Stairway to heaven – e também When the levee breaks. A voz de Plant estava no auge e dali por diante nunca mais seria a mesma em intensidade, força, entrega e potência – ele praticamente adoeceria em termos de possibilidades com a voz e mesmo atitude.
Os excessos da banda, que começaram na turnê do Houses of the Holy em trajes folclóricos para cada um dos integrantes, um drumkit imenso para John Bonham, efeitos de luz e palco, jams intermináveis e muitíssimas vezes de bom gosto duvidável, a banda consagrada como deuses olímpicos da ciência autodestrutiva do rock, ainda não tinham contaminado o grupo.
A energia, a concisão e a técnica que pra mim estão no posto número 1 da história do rock estão ali, expressas cruamente, ao vivo, neste show. As três primeiras músicas são quase que algo de um fenômeno sobrenatural passando pelo mundo. Immigrant song, Heartbreaker e Since I’ve been loving you tem um tal poder de expressão que não só se equiparam ou até superaram as suas versões de estúdio, como mostram o porquê de cada um dos integrantes serem considerados os maiores gênios na história do estilo, cada um individualmente em seus instrumentos e juntos em explosão sonora.
Não sei quem brilha mais. Talvez Page com seus improvisos mágicos e singularmente cerebrais: os solos em Thank You, Heartbreaker e Since I’ve been Loving You são uma mostra da cartilha na qual todo punheteiro devia rezar antes de achar que sabe solar. Mas seguido de perto por todos os outros. Plant está cantando como nunca, eu ousaria dizer que é sua melhor performance vocal de sempre incluindo a dos discos.
A própria Dazed and Confused que muitas vezes é tida como um teste de paciência pra se apreciar do começo ao fim (durando em média 20 minutos ao vivo) aqui aparece mais enérgica e melhor captada. Se você acha completamente impossível ouvir com ouvidos puros Stairway to Heaven pode tentar com a versão presente neste show. A voz de Plant soa nova, crua e confiante como nunca para essa música. Trata-se de uma performance da música feita ao vivo na rádio meses antes do lançamento do álbum em que está incluída.
Há ainda uma versão com bastante guitarra limpa e marcial de Black Dog, uma excelente execução de Whole Lotta Love com os tradicionais pot-porri de clássicos do blues e rock and roll e um set acústico mágico com Going To California e That’s the way.
Faço esse texto pra chamar a atenção a esse show, um dos marcos do meu começo no rock e um convite tanto a converter quem ainda não entendeu Led Zeppelin quanto quem, quando fala da banda, fala sempre de um de seus óbvios ou quase óbvios caminhos.
Link para o show no Spotify:
https://open.spotify.com/user/12146206866/playlist/3s8FD3bCnnB6ILc6YIn5Sj
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado


O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


