"Imperium": Dorsal Atlântica na aula de História do Brasil
Resenha - Imperium - Dorsal Atlântica
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 19 de maio de 2015
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado em 2015, o álbum "Imperium", da banda carioca Dorsal Atlântica aborda, de maneira conceitual, o período de transição do Brasil Império para o Brasil República.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
Muito embora tenha garantido seu honroso lugar na história da música pesada feita no brasil, depois de ter encerrado as atividades, a banda Dorsal Atlântica, capitaneada pelo eterno Carlos Lopes e bancada pelos fãs lançou, em 2012 o álbum "2012". Percebendo que seu ¨thrash metal¨ direto, reto e certeiro ainda pode ser muito relevante, eis que, três anos depois, voltam com um novo álbum: ¨Imperium¨.
A exemplo do anterior, onde vários "capítulos da História do Brasil" foram temas das letras, o novo álbum aborda, de maneira conceitual, a transição do Brasil Império para o Brasil República, tendo, como fio condutor, uma história fictícia de um triângulo amoroso, envolvendo o imperador ( Victor II), um republicano ( Thomas Echt) e sua esposa ( Rose). Tal história é descoberta por um descendente do filho bastardo do imperador, criado longe do Brasil, ao assumir a mansão que herdara e que, no passado, pertencera ao marido traído de sua tataravó.
As letras, com ênfase narrativa, por vezes até pedagógicas, podem causar estranhamento no ouvinte acostumado a abordagens líricas mais usuais. Mas pecam, no entanto, ao enfatizar o romance fictício em detrimento das tramas históricas da época (mais sórdidas que qualquer ficção), mencionadas com certa rasura.
A performance instrumental da banda está, por outro lado, muito mais "azeitada" e há um maior cuidado com as nuances sonoras e detalhes enriquecedores nos arranjos. Outro ponto positivo é a ausência daqueles agudos a la Tom Araya dos primórdios, que são de doer, nos vocais, estando estes, em alguns momentos, bem "punkada".
A gravadora Heavy Records, por sua parte, caprichou na arte gráfica e a concepção da capa do CD remete ao formato das capas dos antigos Compactos Simples de vinil (chamados, por especialistas, de single de 7 polegadas). O encarte com as letras imita o design de um jornal do Brasil Imperial. Para os apreciadores, um luxo!
Tracklist do CD:
1."Ave Imperium"
2."Imperium"
3."Amaldiçoados"
4."Mestres Ficam Cegos, Surdos São Os Servos"
5."Crise Anunciada Antes Da verdade Revelada"
6."Grotesca Essa Terra É"
7."Centro, Direita, Esquerda"
8."Deus Que Dança"
9."Perfídia"
10."Exilium"
12."Vos perdoo, Me Perdoem".
Gravadora: Heavy Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura


